|

TAM e TRIP assinam carta de intenções para fortalecer aliança estratégica



São Paulo, 30 março de 2011 – A TAM S.A. (TAM) (BM&FBOVESPA: TAMM4/NYSE: TAM) e a TRIP – Linhas Aéreas (“TRIP”) mantêm tratativas, tendo assinado nesta terça-feira (29 de março de 2011) uma carta de intenções, sem nenhum efeito vinculante, com o objetivo de identificar eventuais oportunidades para o fortalecimento e a expansão dos seus negócios, por meio do desenvolvimento de uma aliança estratégica complementar ao Acordo de Codeshare existente entre as duas companhias. Nos termos da carta de intenções assinada, uma vez celebrados os contratos definitivos e verificadas as condições precedentes a serem acordadas (inclusive com relação à aprovação pelas autoridades competentes), a TAM poderá adquirir, ao final, uma participação minoritária no capital social da TRIP, representativa de 31% do seu capital social total, sendo 25% do seu capital social votante e o restante em ações preferenciais.

A TAM procura capturar o crescimento do mercado e ter uma exposição mais significativa no mercado de rotas de média densidade. As rotas atuais da TAM e da TRIP, em sua grande maioria, são complementares. A melhoria da conectividade poderá gerar um fluxo de passageiros ainda maior para as duas companhias.

Não é possível, neste momento, fornecer nenhuma previsão acerca do desfecho das tratativas, uma vez que as mesmas são ainda preliminares e não vinculam ou obrigam as companhias, que poderão desistir da negociação a qualquer momento sem que possa ser pleiteado, por qualquer das partes, direito de indenização a qualquer título.

A TAM manterá seus acionistas e o mercado em geral informados a respeito da eventual conclusão desses entendimentos e voltará a comentar o assunto caso seja concretizado qualquer fato que deva ser divulgado, de acordo com a lei e a regulamentação da CVM.

Assessores

O banco BTG Pactual atua como assessor financeiro exclusivo, e o escritório Barbosa, Mussnich & Aragão Advogados presta assessoria legal à TAM. O Bradesco BBI atua como assessor financeiro, e o escritório Souza, Cescon, Barrieu, & Flesch Advogados é o assessor legal da TRIP.

Sobre a TAM

A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 51 destinos no Brasil e 19 na América do Sul, Estados Unidos e Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 89 aeroportos brasileiros e a outros 87 destinos internacionais, incluindo a Ásia. É uma das líderes no setor de aviação no país, com market share de 39,6% no último mês de fevereiro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 85,9% do mercado em fevereiro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (152 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 13 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.160 destinos em 181 países.

Sobre a TRIP

A TRIP é uma companhia aérea brasileira fundada em 1998, com sede em Campinas, São Paulo. A empresa tem sua frota composta por 43 aeronaves, entre ATRs e Embraers, e pretende chegar a 57 aeronaves até o fim do ano. Com ênfase de atuação em cidades com média e baixa densidade, a empresa atende hoje 82 destinos no Brasil, o maior número de destinos operados por uma empresa aérea na América do Sul, e planeja atingir 100 destinos servidos nos próximos 3 anos. A empresa faturou R$747 milhões em 2010, um crescimento de 66% sobre 2009 e projeta crescer mais 74% em 2011, com um faturamento previsto de R$1,3 bilhões. A companhia conta hoje com 3.000 funcionários.

A empresa é controlada pelos grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com tradição em transporte de passageiros, histórico de resultados sólidos e crescimento sustentado. A TRIP conta também com a participação acionária da norte-americana SkyWest, Inc., a maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, com mais de 700 aeronaves.

Fonte: TAM / TRIP







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented