|

Sistemas nacionais de previsão do tempo são falhos






A previsão meteorológica no Brasil, segundo especialistas, tem alto padrão e bom índice de acerto, mas não para perto. Francisco Albuquerque, do Laboratório de Meteorologia Aplicada da UFRJ, explica que falta o acompanhamento local, capaz de informar com precisão onde as chuvas fortes irão cair. Radares em terra conseguiriam acompanhar a trajetória das nuvens.

Outro problema é o déficit de pessoal. Tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ficam parados de madrugada, período em que as chuvas da Região Serrana do Rio caíram com mais intensidade.

Além disso, falta coordenação de dados. O Inmet, representante oficial do Brasil entre os institutos meteorológicos internacionais, é do Ministério da Agricultura, enquanto o Inpe está ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

As estações que coletam dados, fundamentais para alimentar os modelos matemáticos responsáveis pela previsão do tempo, são de diferentes instituições, entre as quais Marinha, Aeronáutica e órgãos estaduais e municipais, que, em alguns casos, não trocam informações.

Fonte:
JORNAL DO COMMERCIO / NOTIMP


Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented