|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 05/12/2015 / Confira detalhes do caso do "Papai Noel ladrão"

Confira detalhes do caso do "Papai Noel ladrão" ...


A operação da quadrilha do bandido que usou a roupa do Bom Velhinho para render um piloto e roubar um helicóptero na sexta (27) ...

ImagemA barba postiça branca e os óculos de aro redondo e dourado seguiram para a perícia do Instituto de Criminalística de Sorocaba na quarta (2). Os dois acessórios, além de uma corda e três tonéis com um resto de gasolina de aviação, foram os “presentes” deixados pelo Papai Noel ladrão. Sim, o “Mau Velhinho” existe. No último dia 27, ele entrou para a galeria de bandidos-celebridades de São Paulo ao roubar um helicóptero. Rendeu o piloto Caio Fernando Pinto, de 28 anos, no fim de um voo de pouco mais de vinte minutos entre o Campo de Marte, na Zona Norte, e uma chácara em Mairinque, a 75 quilômetros da capital.

Trancou o profissional na sala de jogos do local e fugiu a bordo da mesma aeronave, ao lado de dois cúmplices encapuzados. O comandante conseguiu escapar ileso. Até quinta passada (3), a polícia não tinha conseguido prender ninguém, nem em São Paulo, nem na Lapônia.

Apesar de ser um dos modelos mais simples do mercado, o veículo surrupiado — um Robinson R44 II, matrícula PR-DSF — custa em média 2 milhões de reais, pImagemode levar três passageiros e precisa reabastecer a cada 500 quilômetros. Desaparecer com um negócio desses sem deixar rastros é difícil, mas não impossível. Segundo a equipe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, quase 100% do território nacional é monitorado por radares, porém os voos baixos (de aproximadamente 150 metros de altura) podem se tornar invisíveis aos olhos da fiscalização.

Nem a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo nem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) têm estatísticas sobre roubo de aeronaves. “Tenho 25 anos de carreira e nunca soube de nenhum caso assim”, diz Marcelo Carriel, delegado seccional da Polícia Civil de Sorocaba, responsável pela investigação.

Segundo as autoridades, um bando experiente e bem articulado está por trás do crime. Enquanto um dos criminosos encomendava no Campo de Marte o voo para levar o Papai Noel a um evento no interior, uma comparsa tratava do aluguel da propriedade em Mairinque. Eles pagaram as despesas com dinheiro vivo e apresentaram documentos frios. Antes de apontar a arma para o piloto, o ladrão fantasiado desligou o transponder do Robinson para despistar o controle aéreo. O equipamento pode ter sido roubado para transporte de drogas, desmanche de peças ou revenda no mercado negro do Paraguai.

Além dos “presentinhos” deixados pelo falso Bom Velhinho, que podem ajudar nas investigações, a polícia rastreia as linhas de celular usadas pelos bandidos durante a negociação com os donos da chácara e com o piloto. O telefone de Caio também foi apreendido, e iniciou-se o trabalho de busca dos IPs das máquinas utilizadas pela quadrilha. Na quinta (26), véspera da ação, uma das integrantes do grupo, identificada como Juliana Basioti, trocou e-mails e assinou um contrato de locação (com dados falsos) com Maisa de Oliveira Leite para o espaço de 24.500 metros quadrados em Mairinque, batizado de Recanto dos Kovard’s. “É uma covardia de tão bonito”, explica Maísa, dona do sítio desde 2004.

Em um calorão de quase 30 graus na cidade naquela sexta (27), o criminoso surgiu a pé pela Avenida Olavo Fontoura, em Santana, com o figurino completo do Polo Norte. Acenou para os guardas na portaria do Campo de Marte, cruzou o portão e andou uns 500 metros até chegar ao hangar da Aristek Comércio Aeronáutico. Mas ele havia contratado o serviço de um helicóptero guardado na garagem vizinha, a Vortex Motores, em outro setor, com entrada pelo portão da Avenida Santos Dumont, a mais de 1 quilômetro dali. Um funcionário da Aristekse comoveu com aquele homem suando a pé com a fantasia.

Topou levá-lo por um atalho, na pista de decolagem. Ao chegar à Vortex em menos de cinco minutos de caminhada, o piloto o esperava quase pronto para a partida. Só faltava a autorização da torre de controle. O bandido ficou impaciente: a ação já tinha sido adiada uma vez porque não havia condições meteorológicas. Depois de instantes de tensão, eles receberam autorização para seguir viagem.

Há uma série de pontos intrigantes na história. Um deles envolve o aluguel do helicóptero, feito sem nenhum tipo de contrato. O piloto aceitou o trabalho e não pediu número de documento nem mesmo o nome completo do contratante. O Robinson pertence a André Giribaldi, empresário do ramo de engenharia. Ele o comprou em janeiro de 2014, de segunda mão, por 800.000 reais. Por mês, pagava em média 4.000 reais ao hangar Vortex.

ImagemO local funciona como uma garagem, com uma sala de espera vip para usuários das aeronaves estacionadas por lá. Giribaldi não contratou seguro (apesar de o Código Brasileiro de Aeronáutica exigi-lo, especialmente para cobrir queda em propriedades e morte de terceiros). A conhecidos, o empresário justificou a atitude dizendo que não se preocupa com esse tipo de providência; afinal, se o seu helicóptero cair, ele vai morrer no acidente.

Depois de tirar o brevê, há dois anos, Caio faturava cerca de 4.000 reais por mês trabalhando para Giribaldi. Ele mora com a mãe, Ivone, em São Bernardo do Campo. Desde o roubo, mudou-se para a casa do pai, o farmacêutico Edson Aparecido Pinto, em Indaiatuba. Está com medo e sem trabalho. Procurado por VEJA SÃO PAULO, negou-se a dar entrevista. O bandido pagou a taxa de 3.000 reais pouco antes do embarque, quando ainda aguardava o voo na sala vip do hangar.

Duas funcionárias da empresa quiseram tietar a “celebridade”. No abraço para a foto, não perceberam a pistola guardada no meio da espuma da barriga. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pelo Campo de Marte, não é feita inspeção de viajantes e de bagagens de mão nos campos de táxi aéreo e de aviação executiva controlados pelo órgão. Além do proprietário do Robinson, o piloto ficou no prejuízo.

Assim que anunciou o assalto quando estavam pousando na chácara, o Bom Velhinho ordenou a devolução do dinheiro pago por ele ao comandante para o “voo beneficente” destinado a alegrar o dezembro de crianças carentes no interior, num enredo que, definitivamente, não faz parte dos contos clássicos de Natal.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Ministério da Saúde muda critério para diagnosticar a microcefalia

Em Pernambuco, o estado com maior número de casos, novas operações combateram nesta sexta-feira (4) o mosquito Aedes aegypti

O ministério da Saúde mudou um dos critérios pro diagnóstico da microcefalia. Em Pernambuco, o estado com maior número de casos, novas operações combateram nesta sexta-feira (4) o mosquito Aedes aegypti.
Só em um terreno em Olinda, mais de 100 pneus abandonados. Um criadouro em potencial para o Aedes aegypti, mas o sugador entrou em ação. O equipamento é como um aspirador que suga os mosquitos. A faxina também ajuda. Caminhões começaram a recolher entulhos, móveis e o lixo acumulado no quintal das casas.
“O objetivo é retirar este tipo de criadouro do ambiente”, explica Jurandir Almeida, gerente de Vigilância Ambiental do Recife.
Neste sábado (5), militares entrarão no combate ao Aedes aegypti. A presidente Dilma disse, em Brasília, que é quase uma operação de guerra contra o mosquito, que transmite o zika vírus, a febre chikungunya e a dengue.
“Estamos mobilizando da parte do governo federal o Exército, a Marinha e Aeronáutica para nos ajudar nesta ação de prevenção ao vírus”, afirma Dilma.

O ministério da Saúde acredita que o zika vírus está relacionado com o aumento dos casos de microcefalia - a má formação do cérebro dos fetos e recém-nascidos - no país.
E nesta sexta (4) mudaram as regras para o registro de casos do distúrbio. Os recém-nascidos que tiverem a circunferência do crânio menor que 32 centímetros, serão notificados. Antes, eram adotados como referência os 33 centímetros.
Dos 646 casos notificados em Pernambuco, 211 seguem o novo critério que é adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Todos os bebês notificados têm a circunferência do crânio igual ou menor que 33 centímetros. Numa primeira triagem muitos casos foram descartados. Eram bebês pré-maturos ou desnutridos, por exemplo.
Com a redução da medida, o ministério da Saúde espera diagnosticar com mais precisão os recém-nascidos com microcefalia.
“É importante esclarecer que todos os bebês que já foram notificados até hoje, eles vão ter garantido o atendimento na nossa rede de referência”, garante Luciana Albuquerque, Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco.
Investigar os casos é importante para entender porque tantos bebês estão nascendo com microcefalia. Rosilene teve manchas na pele e coceira no começo da gravidez, sintomas que podem estar associados ao zika vírus, mas a doença não foi diagnosticada. Ela fez o pré-natal e nada parecia estar errado.
A Paraíba também declarou situação de emergência por causa do aumento do número de casos de microcefalia. É o quarto estado do Nordeste a tomar essa medida.

PORTAL G-1


Fumaça provoca cancelamento de voos no aeroporto de Palmas

Três empresas aéreas foram impedidas de viajar nesta sexta-feira (4). Névoa seca é provocada por incêndios registrados no Pará e no Maranhão

Por causa da nuvem de fumaça que tomou conta de Palmas, oito voos foram cancelados nesta sexta-feira (4) no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. Conforme o superintendente da Infraero na capital, Eulair Sousa Lopes, o aeroporto está operando com restrição e só funcionará normalmente após a melhora das condições do tempo.
Dos oito voos, dois foram cancelados pela manhã e seis à tarde. A empresa aérea Gol informou que a aeronave que sairia de Brasília com destino a Palmas, às 10 horas, não decolou. O outro voo, previsto para sair da capital às 11h também foi cancelado.
A companhia precisou cancelar mais dois voos à tarde. Um deles chegaria em Palmas às 16h30 e o outro sairia da capital às 17 horas.
A empresa aérea Azul cancelou um voo previsto para sair de Palmas às 14h45, com destino a Goiânia. O outro voo da companhia, que sairia de Goiânia e chegaria na capital às 14h15, também foi cancelado.
Outra companhia prejudicada pela nuvem de fumaça foi a TAM. A empresa cancelou dois voos: um com partida para Brasília, prevista para as 14h45, e outro com chegada em Palmas às 15h38.
Para acompanhar os voos que serão feitos no período noturno, basta acessar o site da Infraero.
Araguaína
Segundo a Passaredo Linhas Aéreas, na madrugada desta sexta-feira (4), o voo que pousaria no aeroporto de Araguaína vindo de Palmas precisou ser cancelado por causa da falta de visibilidade.
Nuvem de fumaça
A Defesa Civil informou que a fumaça está sendo provocada por incêndios registrados principalmente nos estados do Pará e no Maranhão. A nuvem chegou primeiro nas cidades localizadas na região norte do estado, como Araguaína e Tocantinópolis. Depois, em decorrência do movimento das massas de ar, a fumaça chegou na região central, em cidades como Palmas e Porto Nacional.

Condenado por traficar cocaína em aviões da FAB, coronel perde posto

Decisão do Superior Tribunal Militar foi unânime; não cabe recurso. Ele já havia sido condenado a 16 anos de prisão pela Justiça comum.

Raquel Morais G1 Df

O Superior Tribunal Militar determinou a perda de posto e de patente de um coronel condenado por traficar cocaína em aviões da Força Aérea Brasileira. Ele já havia sido condenado na Justiça Federal há 16 anos pelo crime. De acordo com o processo, o homem integrava uma quadrilha especializada na venda internacional de entorpecentes para a Europa. A decisão foi unânime.
O militar foi flagrado com 32 kg de cocaína, escondidos em malas de viagens. Uma operação da Polícia Federal iniciada em 1999, batizada de "Mar Aberto", apontou o suposto esquema: porções de droga eram transportadas por aviões da FAB, em malas comuns que não passavam pelo processo rotineiro de controle, com destino a Las Palmas, nas Ilhas Canárias. A corporação chegou a interceptar ligações telefônicas para descobrir detalhes.
De acordo com a apuração, o coronel tinha "papel importante" no esquema. Além da pena de 16 anos de prisão em regime inicialmente fechado, ele foi condenado a pagar 266 dias de multa – cada uma no valor de dois salários mínimos. Os outros dois oficiais da Aeronáutica acusados de envolvimento com o crime foram condenados a penas similares, e um deles perdeu o posto e a patente em novembro de 2011.
Com a sentença transitada em julgado, o Ministério Público Militar entrou com ação junto ao Supremo Tribunal Militar para declarar o coronel indigno ao oficialato e pedir a perda do posto e da patente. A medida impede que o militar permaneça nas Forças Armadas. O ministro José Barroso Filho votou por acolher a representação.
Segundo o ministro, a ética da carreira, prevista no Estatuto dos Militares, está calcada em regras e padrões de comportamento que orientam o militar a agir em sintonia com o sentimento do dever, a honra pessoal e o decoro da classe. "Nesse aspecto, impõe-se a cada militar uma conduta moral irrepreensível."
Ainda de acordo com Barroso, o fato de o coronel ter recebido elogios ao longo da carreira não elimina o crime. Os outros ministros do Superior Tribunal Militar acolheram o voto do relator por unanimidade.
"De igual modo, irrelevante se torna sua condição de inativo, pois, mesmo nessa situação, compromete o prestígio e a respeitabilidade da Força a que pertence, não só pela gravidade do delito praticado, mas pelas repercussões nefastas que se espraiam no meio militar e na vida civil, não só no Brasil, mas no exterior, onde os fatos tiveram repercussão, denegrindo a imagem e o conceito dos militares, em especial os da Força Aérea Brasileira, e dos brasileiros em geral", declarou.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministro destaca desafios na ESG na construção do país


 “A Escola Superior de Guerra tem o desafio de oferecer a oportunidade de alcançar o preparo intelectual exigido pela agenda Brasil”, afirmou o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, durante o encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), hoje (4), na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Para o ministro, “o momento de crise econômica mundial, com seus reflexos no Brasil, oferece ao país possibilidade de superação e consolidação das instituições democráticas. A criatividade, ousadia e inovação dos brasileiros apontam para novos ciclos de crescimento e desenvolvimento. Mas, para isso, precisamos de clareza e convicção de nossos objetivos. A ESG reúne e prepara a elite nacional de todos os estratos, corporações e classes, para pensar o presente e o futuro, para pensar a defesa nacional”.
A cerimônia contou com a presença do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Os formandos se intitularam Turma Destino do Brasil e escolheram por patrono o marechal do ar Casimiro Montenegro Filho, fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Orador da turma, o contra-almirante fuzileiro naval Luiz Artur Rodrigues Nunes destacou que o curso aguçou o espírito crítico dos alunos. “Aprendemos a voar mais alto e enxergar mais longe. Vimos que não existem grandes ou pequenas missões, mas profissionais que são grandes ou pequenos para as missões que recebem. Estamos unidos, fortes, portanto”.
O comandante da ESG, tenente-brigadeiro do ar Rafael Rodrigues Filho, destacou a presença de alunos de outros países e a existência, durante as atividades, de “debates intensos, mas com espírito de colaboração e o desejo de construir um futuro próspero e um país soberano, com toda a grandeza dos mais altos valores que inspiram a nação”.
À mesa de honra estavam também o general de divisão Eduardo Diniz e o brigadeiro intendente Marcos Antônio Diniz Chagas. Padrinhos e madrinhas entregaram os distintivos do curso aos seus afilhados, e, em seguida, o representante da turma, almirante Rodrigues, e o comandante da ESG inauguraram a placa da Turma Destinos do Brasil – CAPE -2015.
Escola Superior de Guerra
A Escola Superior de Guerra (ESG), criada pela Lei nº 785/49, é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.
Funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo ministro de Estado da Defesa. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

Mais de 2 mil representantes das Forças Armadas atuam no combate ao Aedes aegypti


Com o aumento dos casos de microcefalia, causado pela circulação do vírus zika em diversos estados da região Nordeste, o Ministério da Defesa, por meio de cerca de 2.800 integrantes das Forças Armadas, se une a atuação integrada do Governo Federal, estados e municípios para o combate ao mosquito Aedes aegypti, já conhecido por transmitir a dengue e o chikungunya.
A partir desta sexta-feira (4), aproximadamente 750 representantes do Exército Brasileiro começam a atuar como agentes de endemias no estado de Pernambuco. Inicialmente, 200 militares, já capacitados, irão percorrer a região metropolitana do Recife e os outros 19 municípios considerados prioritários pela Secretaria Estadual de Saúde.
As equipes são compostas por dois militares e um agente epidemiológico que irão percorrer as casas, nos horários das 8h às 17h, diariamente, para identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypti.
Outros militares, em torno de 550, iniciam também, nesta sexta-feira (4), cursos de capacitação sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde nas cidades do Recife, Garanhuns, Petrolina e São Bento do Una. A Operação deve durar de três a seis meses.
Força-tarefa
A Força Aérea Brasileira (FAB) também irá cooperar com o emprego de 300 homens, sendo 150 no estado de Pernambuco e 150 no Rio Grande do Norte.
Já a Marinha do Brasil terá um contingente de 630 pessoas, entre os estados de Alagoas (10), Pernambuco (420) e Rio Grande do Norte (200).
A expansão da atuação do Exército para os demais estados brasileiros também está em planejamento. Em Sergipe, Rio Grande do Norte e Alagoas, por exemplo, 650 militares serão capacitados a partir da próxima semana para atuarem no combate ao mosquito.
Em Campo Grande (MS), o Exército Brasileiro forneceu tendas para atender pacientes com suspeita de dengue, chikungunya ou zika vírus. A estrutura da Força Terrestre funciona como apoio para que o município faça os atendimentos em três pontos da capital sul-mato-grossense.
Plano Nacional
A Presidência da República convocou o Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), que envolve 19 órgãos e entidades, para a formulação de plano nacional do combate ao vetor transmissor da zika, o mosquito Aedes aegypti.
Também estão sendo estimuladas pesquisas para o diagnóstico da doença e frentes de mobilização em regiões mais críticas.
s medidas envolvem, também, ações de comunicação e suporte assistencial, como pré-natal, atenção psicossocial, fisioterapia, exames de suporte e estímulo precoce dos bebês.
Neste sábado (5), o Ministério da Saúde intensifica em todo o Brasil o combate ao mosquito, com a campanha “Sábado da Faxina. Não dê folga para o mosquito da dengue”.

Ativado o 23º Contingente do Haiti


O 23º Contingente Brasileiro de Força de Paz da ONU (CONTBRAS) começou a atuar no Haiti na última quinta-feira (3). Com a responsabilidade de garantir a segurança do país, trabalho já desenvolvido por tropas brasileiras nos últimos onze anos, os militares passaram por um treinamento de cerca de quatro meses antes de chegarem ao Haiti.
O contingente é composto por 970 militares. Desse total, 675 integram o Batalhão de Força de Paz (BRABAT) - sendo a maioria deles do Rio Grande do Sul. Outros 175 foram destacados para o Grupamento Operativo do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (GptOpFuzNav) vindos do Rio de Janeiro (RJ) e 120 destacados para a Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY). 
Na ocasião, o coronel Ricardo Pereira de Araújo Bezerra assumiu o comando do BRABAT 23 em substituição ao coronel Gustavo Henrique Dutra de Menezes, comandante do Batalhão Brasileiro (BRABAT 22).
Na mesma oportunidade, o capitão-de-fragata (FN) Alexandre da Costa Lopes assumiu o comando do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais e o tenente coronel Carlos Otávio Krawutschke Cardoso assumiu a Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz.
A solenidade contou com a presença de oficiais generais das três Forças Armadas, entre eles, o general-de-divisão Santos Cruz, Force Commander da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo e do general-de-divisão Ajax Porto Pinheiro, Force Commander da MINUSTAH.

AGÊNCIA ESTADO


SAC divulga empresas selecionadas para estudos de aeroportos que serão licitados


A Secretaria de Aviação Civil (SAC) aprovou a seleção de empresas que apresentaram projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos para subsidiar a modelagem das concessões para expansão, exploração e manutenção dos aeroportos internacionais
Os aeródromos são o Salgado Filho, em Porto Alegre (RS); Hercílio Luz, em Florianópolis (SC); e Pinto Martins, em Fortaleza (CE). O edital com a aprovação das empresas que ficarão responsáveis pelos estudos está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 4.
O edital informa ainda que, com relação à seleção para os estudos técnicos do Aeroporto Internacional de Salvador (BA) - Deputado Luís Eduardo Magalhães, a aprovação ocorrerá após a análise de recursos interpostos no processo.
Segundo o texto, o edital do procedimento licitatório para a concessão dos aeroportos citados conterá, obrigatoriamente, cláusula que condicione a assinatura do contrato pelo vencedor da licitação ao ressarcimento dos valores relativos à elaboração dos projetos e estudo técnicos utilizados na licitação.


JORNAL ESTADO DE MINAS


Torne-se um engenheiro aeroespacial no ITA


No próximo dia 15 de dezembro, começa o vestibular de conteúdo mais denso na área de exatas e concorrido do país: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Considerado um centro de excelência em pequisa e desenvolvimento de tecnologias (P,D&I), o ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Ele está localizado Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) na cidade de São José dos Campos em São Paulo.
No vestibular, o instituto oferece 140 vagas no curso de graduação em Engenharia com especializações em: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. O ITA oferece moradia e serviços médicos e odontológico a custos subsidiados, além de bolsa de estudos em ensino e alimentação.
O processo seletivo é composto por questões fechadas em todas as disciplinas e questões abertas apenas nas disciplinas de Matémática, Física e Química e também uma Redação. Sendo que as questões abertas tem metade do peso das questões fechadas. Ou seja, o candidato deve domminar os conceitos da prova.
Programação
15/12/2015 (terça-feira)
8h* - 12h - Física
16/12/2015 (quarta-feira)
8h - 12h - Português e Inglês
17/12/2015 (quinta-feira)
8h - 12h - Matemática
18/12/2015 (sexta-feira)
8h - 12h - Química
*Horário de Brasília
Mesmo conseguindo a pontuação necessária para a aprovação, o vestibulando ainda passa por um exame médico de caráter eliminatório. Apenas os candidatos aptos ao serviço militar podem ser aprovados. Por ser parte da Aeronáutica, todos os seus alunos tem servir o serviço militar por um ano no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos, a menos que já sejam Aspirantes a Oficial da Reserva das Forças Armadas.
Na próxima semana, o portal UAI/EM e o Percurso Pré-vestibular irão lançar uma série de vídeos exclusivos com dicas dos maiores especialistas do exame em Minas Gerais, os professores Rômulo e Jesus. Não deixe de ver, se você irá fazer o vestibular do ITA.
Sobre o ITA
Inspirado visão sonho do oficial da aeronáutica Casimiro Montenegro Filho em desenvolver um centro de pesquisa tecnológica similar ao MIT (Massachusets Institute of Technology), o ITA foi criado em 16 de janeiro de 1950 e tem como missão à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse do campo Aeroespacial, em geral, e do Comando da Aeronáutica, em particular.
Hoje o ITA é o mais importante centro de educação na formação de especialistas para a pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial do Brasil. A excelência na formação dos seus profissionais tornaram possível a criação de empresas como a EMBRAER e da Agência Espacial Brasileira.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Burocracia impede obras de recuperação em aeroportos de 25 municípios do Amazonas

Impasses que persistem há pelo menos três anos dificultam ações de programa federal, que visa melhorar o transporte aéreo na região

A burocracia e uma série de impasses emperram, há três anos, a realização de licitação e o início das obras para a recuperação de 25 aeroportos em municípios do Amazonas, que foram contemplados no Programa de Aviação Regional, da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República. No total foram anunciados pelo governo federal investimentos de R$ 838,4 milhões.
Um destes impasses está na “falta de viabilidade e condições econômicas para a exploração e manutenção dos aeródromos” por parte do Governo do Amazonas, conforme o comunicado feito pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), em resposta ao ofício da SAC.
Ainda, no documento da Seinfra, 03052/2015, encaminhado a SAC, no dia 12 de junho deste ano, o Estado salienta, que, em um “futuro próximo”, será reanalisada a possibilidade do Estado ser incluído no Programa de Investimentos e Logística (PIL) do governo federal, que solicitava a celebração de convênio com o Estado para a reforma de 25 aeródromos.
Quase três meses depois, no dia 28 de setembro, a SAC ratificou “o desinteresse do Governo do Amazonas em assumir a exploração dos aeródromos públicos para integrarem ao PIL e, que a recusa seguramente irá dificultar a implantação dos projetos de melhoria do transporte aéreo na região”.
Após a análise, a SAC concedeu o prazo de 30 dias para que o Estado explicasse o motivo de não requerer o convênio, além de informações detalhadas sobre a gestão dos aeroportos regionais, sobretudo, quanto à suposta ausência de condições econômicas do Estado, para assumir a exploração e manutenção dos aeródromos. Então, no dia 10 de novembro, o secretário de Estado, chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, encaminhou aos procuradores da República no Amazonas, Alexandre Jabour e Rafael Rocha, apenas as planilhas com os valores das despesas com os referidos aeroportos, mas, novamente, sem o interesse no convênio, apenas para efeito de causa.
Os procuradores ressaltaram que com a celebração dos convênios, a situação jurídica dos aeródromos civis públicos seria regularizada. “O Estado assumiria a administração dos aeródromos, com a participação dos governos municipais, os quais assinariam os novos Termos de Convênio na qualidade de intervenientes”.
Instrumento jurídico
Segundo a SAC, alguns aeródromos no Amazonas estão cadastrados perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas não estão atrelados a qualquer instrumento jurídico de delegação por parte da União, o que dificulta a atuação fiscalizatória de agentes públicos, com prejuízos a segurança das operações aéreas.
Ainda conforme a SAC, o Amazonas mantém aeródromos homologados como civis públicos, abertos ao tráfego aéreo, sem que haja um responsável formal, perante a União, por suas administrações. Tais irregularidades podem conduzir ao fechamento definitivo dos referidos aeródromos, o que não condiz com as políticas públicas de integração nacional e regional.
Sem previsão
Segundo a secretaria nacional, não há previsão para que as obras iniciem no Amazonas por conta dos atrasos nas concessões dos licenciamentos ambientais. A assessoria explica que a avaliação do anteprojeto (que é feita pela SAC) antecede o processo licitatório e também o início das obras.
Dentre os 25 municípios que devem receber as obras, apenas cinco receberão aeroportos novos, ou seja, a partir de construções iniciais. São estes: Amaturá, Codajás, Jutaí, Maraã e Uarini.
Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), a posição do governo estadual pode inviabilizar o Plano de Aviação Regional para aeroportos do Amazonas que envolve recursos da ordem de R$ 838 milhões. Ela espera que essa posição seja revista para os 25 municípios listados para os investimentos.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Após aprovar nova meta fiscal, governo descontingencia orçamento

Decreto anulou o corte de cerca de R$ 11,2 bilhões que havia sido anunciado nesta semana e que poderia atrasar o pagamento das contas de telefone, água e luz do governo

Sandra Manfrini

BRASÍLIA - O governo federal editou novo Decreto para restabelecer os limites de pagamentos dos órgãos públicos federais no mês de dezembro e descontingenciou o orçamento, anulando o corte de cerca de R$ 11,2 bilhões que havia sido anunciado na última segunda-feira, 30. O Decreto 8.581 está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
O descontingenciamento foi possível depois que o Congresso Nacional aprovou a mudança na meta fiscal de 2015, alterando a previsão de um superávit primário neste ano para um déficit primário de R$ 51,824 bilhões para o governo central (Tesouro, INSS e Banco Central). A Lei 13.199 com a nova meta fiscal foi sancionada nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff e publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Pela Lei, a União poderá ainda neste ano abater da meta deste ano até R$ 57,013 bilhões com o pagamento das chamadas "pedaladas fiscais".
O decreto de hoje libera o limite de pagamentos para o mês de dezembro, que havia sido bloqueado na segunda-feira. Assim, as despesas de custeio dos órgãos públicos estão liberadas. O documento também confirma a previsão de um déficit primário de R$ 51,824 bilhões para o governo central, autorizado pelo Congresso. O rombo da Previdência Social este ano deve chegar a R$ 86,390 bilhões, conforme já estava previsto.


AGÊNCIA BRASIL


Eliseu Padilha protocola carta de demissão e deixará ministério, diz Vieira Lima


Iolando Lourenço

O ministro Eliseu Padilha deverá deixar a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República nos próximos dias. Segundo o ex-deputado Geddel Viera Lima (PMDB-BA), o ministro “já entregou a sua carta de demissão”. Vieira Lima informou que Eliseu Padilha tinha que viajar e, por isso, não pode esperar o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, para conversar e decidiu protocolar a carta de demissão.
“Ele [Eliseu Padilha] já saiu, já entregou a carta. O governo já está oferecendo o ministério para o PMDB”, disse o ex-líder do PMDB, Geddel Vieira Lima. Segundo aliados do ministro, Padilha teria ficado chateado no governo em função de uma indicação que teria feito para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e depois viu a nomeação ser revogada.
De acordo com a assessoria de Eliseu Padilha, ele só irá se pronunciar oficialmente sobre se sai ou não do governo após conversar com a presidenta Dilma Rousseff.
Outros peemedebistas ligados a Padilha também confirmaram que o ministro já protocolou sua carta de demissão da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

AGÊNCIA CÂMARA


Seminário internacional discutirá investimentos em ciência, tecnologia e inovação


As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados; e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal promovem seminário internacional na próxima semana com o tema “Estratégias legislativas para o investimento privado em ciência, tecnologia e inovação".
O evento foi proposto pelo deputado Fábio Sousa (PSDB-GO). Ele quer aprofundar o debate sobre a implementação de políticas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica no Brasil. “Para tanto, vamos buscar uma agenda ampla a ser debatida em dois dias de seminário, como a questão do financiamento, abordando os incentivos às startups e incubadoras; o uso da propriedade intelectual como estímulo à pesquisa e geração de conhecimento e soluções tecnológicas; os entraves na legislação; as barreiras enfrentadas no nível da pesquisa local e no âmbito das fundações estaduais e os desafios à uma política de inovação no País”, informou o deputado.
"Esperamos que os debates e o exame das experiências internacionais indiquem soluções que permitam, a médio e longo prazo, elevarmos o patamar de recursos públicos e privados destinados a este setor não só estratégico, mas também estruturante para o desenvolvimento industrial e a retomada do crescimento econômico no País", disse Sousa.
O parlamentar lembrou ainda que, em julho, a Câmara aprovou o PL 2177/11, que cria o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para estimular a participação de pesquisadores de instituições públicas em projetos de pesquisa realizados em parceria com o setor privado. O projeto está em análise no Senado.
O seminário acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro, e tem como convidados os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera; e da Educação, Aloizio Mercadante; dirigentes de agências de fomento em ciência e tecnologia; representantes de órgãos governamentais e da indústria; especialistas da China e Estados Unidos; entre outros.

REVISTA VEJA SÃO PAULO


Confira detalhes do caso do "Papai Noel ladrão"

A operação da quadrilha do bandido que usou a roupa do Bom Velhinho para render um piloto e roubar um helicóptero na sexta (27)

Ana Carolina Soares

ImagemA barba postiça branca e os óculos de aro redondo e dourado seguiram para a perícia do Instituto de Criminalística de Sorocaba na quarta (2). Os dois acessórios, além de uma corda e três tonéis com um resto de gasolina de aviação, foram os “presentes” deixados pelo Papai Noel ladrão. Sim, o “Mau Velhinho” existe. No último dia 27, ele entrou para a galeria de bandidos-celebridades de São Paulo ao roubar um helicóptero. Rendeu o piloto Caio Fernando Pinto, de 28 anos, no fim de um voo de pouco mais de vinte minutos entre o Campo de Marte, na Zona Norte, e uma chácara em Mairinque, a 75 quilômetros da capital.
Trancou o profissional na sala de jogos do local e fugiu a bordo da mesma aeronave, ao lado de dois cúmplices encapuzados. O comandante conseguiu escapar ileso. Até quinta passada (3), a polícia não tinha conseguido prender ninguém, nem em São Paulo, nem na Lapônia.
Apesar de ser um dos modelos mais simples do mercado, o veículo surrupiado — um Robinson R44 II, matrícula PR-DSF — custa em média 2 milhões de reais, pImagemode levar três passageiros e precisa reabastecer a cada 500 quilômetros. Desaparecer com um negócio desses sem deixar rastros é difícil, mas não impossível. Segundo a equipe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, quase 100% do território nacional é monitorado por radares, porém os voos baixos (de aproximadamente 150 metros de altura) podem se tornar invisíveis aos olhos da fiscalização.
Nem a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo nem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) têm estatísticas sobre roubo de aeronaves. “Tenho 25 anos de carreira e nunca soube de nenhum caso assim”, diz Marcelo Carriel, delegado seccional da Polícia Civil de Sorocaba, responsável pela investigação.
Segundo as autoridades, um bando experiente e bem articulado está por trás do crime. Enquanto um dos criminosos encomendava no Campo de Marte o voo para levar o Papai Noel a um evento no interior, uma comparsa tratava do aluguel da propriedade em Mairinque. Eles pagaram as despesas com dinheiro vivo e apresentaram documentos frios. Antes de apontar a arma para o piloto, o ladrão fantasiado desligou o transponder do Robinson para despistar o controle aéreo. O equipamento pode ter sido roubado para transporte de drogas, desmanche de peças ou revenda no mercado negro do Paraguai.

Além dos “presentinhos” deixados pelo falso Bom Velhinho, que podem ajudar nas investigações, a polícia rastreia as linhas de celular usadas pelos bandidos durante a negociação com os donos da chácara e com o piloto. O telefone de Caio também foi apreendido, e iniciou-se o trabalho de busca dos IPs das máquinas utilizadas pela quadrilha. Na quinta (26), véspera da ação, uma das integrantes do grupo, identificada como Juliana Basioti, trocou e-mails e assinou um contrato de locação (com dados falsos) com Maisa de Oliveira Leite para o espaço de 24 500 metros quadrados em Mairinque, batizado de Recanto dos Kovard’s. “É uma covardia de tão bonito”, explica Maísa, dona do sítio desde 2004.
Em um calorão de quase 30 graus na cidade naquela sexta (27), o criminoso surgiu a pé pela Avenida Olavo Fontoura, em Santana, com o figurino completo do Polo Norte. Acenou paraos guardas na portaria do Campo de Marte, cruzou o portão e andou uns 500 metros até chegar ao hangar da Aristek Comércio Aeronáutico. Mas ele havia contratado o serviço de um helicóptero guardado na garagem vizinha, a Vortex Motores, em outro setor, com entrada pelo portão da Avenida Santos Dumont, a mais de 1 quilômetro dali. Um funcionário da Aristekse comoveu com aquele homem suando a pé com a fantasia.

Topou levá-lo por um atalho, na pista de decolagem. Ao chegar à Vortex em menos de cinco minutos de caminhada, o piloto o esperava quase pronto para a partida. Só faltava a autorização da torre de controle. O bandido ficou impaciente: a ação já tinha sido adiada uma vez porque não havia condições meteorológicas. Depois de instantes de tensão, eles receberam autorização para seguir viagem.
Há uma série de pontos intrigantes na história. Um deles envolve o aluguel do helicóptero, feito sem nenhum tipo de contrato. O piloto aceitou o trabalho e não pediu número de documento nem mesmo o nome completo do contratante. O Robinson pertence a André Giribaldi, empresário do ramo de engenharia. Ele o comprou em janeiro de 2014, de segunda mão, por 800 000 reais. Por mês, pagava em média 4 000 reais ao hangar Vortex.
ImagemO local funciona como uma garagem, com uma sala de espera vip para usuários das aeronaves estacionadas por lá. Giribaldi não contratou seguro (apesar de o Código Brasileiro de Aeronáutica exigi-lo, especialmente para cobrir queda em propriedades e morte de terceiros). A conhecidos, o empresário justificou a atitude dizendo que não se preocupa com esse tipo de providência; afinal, se o seu helicóptero cair, ele vai morrer no acidente.
Depois de tirar o brevê, há dois anos, Caio faturava cerca de 4 000 reais por mês trabalhando para Giribaldi. Ele mora com a mãe, Ivone, em São Bernardo do Campo. Desde o roubo,mudou-se para a casa do pai, o farmacêutico Edson Aparecido Pinto, em Indaiatuba. Está com medo e sem trabalho. Procurado por VEJA SÃO PAULO, negou-se a dar entrevista. O bandido pagou a taxa de 3 000 reais pouco antes do embarque, quando ainda aguardava o voo na sala vip do hangar.

Duas funcionárias da empresa quiseram tietar a “celebridade”. No abraço para a foto, não perceberam a pistola guardada no meio da espuma da barriga. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pelo Campo de Marte, não é feita inspeção de viajantes e de bagagens de mão nos campos de táxi aéreo e de aviação executiva controlados pelo órgão. Além do proprietário do Robinson, o piloto ficou no prejuízo.
Assim que anunciou o assalto quando estavam pousando na chácara, o Bom Velhinho ordenou a devolução do dinheiro pago por ele ao comandante para o “voo beneficente” destinado a alegrar o dezembro de crianças carentes no interior, num enredo que, definitivamente, não faz parte dos contos clássicos de Natal.

OUTRAS MÍDIAS


CAMPO GRANDE NEWS (MS)


MP move ação contra vendas e doações em área destinada a parque municipal

O Ministério Público Estadual abriu inquérito civil para investigar se houve prática de ato de improbidade administrativas na venda e doação pela Prefeitura de terrenos localizados numa área de 42 hectares em frente da Base Aérea, declarada de interesse para fins de desapropriação para ser transformada no Parque das Acácias, pelo decreto o 7.622 de 11 de janeiro de 1994, assinado pelo então governador Pedro Pedrossian.
O projeto não foi levado adiante pelas administrações que se sucederam. A ação civil deve pelo menos suspender o processo de ocupação do terreno até que haja uma decisão da Justiça ou assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre Prefeitura e o Ministério Público.
Ao longo dos últimos anos, a prefeitura fracionou esta área (onde na década de 70 se planejava construir uma nova estação ferroviária), abriu uma segunda pista da Avenida Duque Caxias (no antigo traçado da ferrovia) depois da retirada dos trilhos na gestão André Puccinelli.
Por conta desta política foram construídos um posto e um supermercado (empresas que compraram suas frações do terreno). Houve doações para a construção da Casa da Mulher Brasileira, do Instituto Federal de Educação (ainda não inaugurado)e ano passado o então prefeito Gilmar Olarte, doou uma área para o Ministério da Marinha construir a sede da capitania dos Portos em Campo Grande.
A promotora substituta Luz Marina Borges Maciel, responsável pelo inquérito que deu origem a ação civil, avalia que a ocupação destes 42 hectares, com lençol freático aflorado, acabou comprometendo o sistema de drenagem do Bairro Santo Antonio, onde os problemas com alagamento se agravaram por falta de áreas verdes e impermeabilização do brejo que funcionava como um mecanismo natural de retenção da enxurrada. Ela questiona a Prefeitura ter feito doações (com autorização da Câmara) de altos valorizados, sem contrapartida o que teria contrariado o interesse.
“A área verde – sustenta o representante do Ministério Público- tem por finalidade desempenhar função ecológica,paisagística e recreativa,propiciando melhor qualidade de vida”, destaca a representante do Ministério Público".
Segundo técnicos do Instituto Municipal de Planejamento, ouvidos pelo Campo Grande News, ao contrário do que sustenta o Ministério Público, a área não chegou a ter sua desapropriação consumada. O decreto foi assinado pelo então governador Pedro Pedrossian, mas não houve pagamento de indenização das áreas particulares. Com a construção do anel ferroviário, a maior parte desta área em frente da Base Aérea foi repassada ao patrimônio municipal pela extinta Rede Ferroviária Federal, num encontro de contas para o pagamento de impostos que a antiga estatal devia ao município. 

SITE TODABAHIA.COM (BA)


Avião da PF pousa na base aérea e cria clima tenso em Salvador

Na manhã desta sexta-feira(4), a presença de um avião da PF, no qual desembarcaram três delegados e oito agentes, deixou um clima de apreensão na capital baiana, segundo informações do site O Sistema É Bruto.
Ainda não se sabe qual o motivo da chegada desses policiais federais, nem se vão cumprir mandados de busca e apreensão ou prisão, ou mesmo, preparar alguma operação para os próximos dias.
Mas a chegada do avião da PF deixa um clima tenso no Centro Administrativo e na Avenida Tancredo Neves, onde estão localizados os principais escritórios de construtoras da Bahia, devido a operação Lava-Jato.

NOTÍCIAHOJE.COM (SC)


Bombeiros de Caçador participam de capacitação na Força Aérea

Por meio de cooperação entre a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC PR) e a Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG), a Força Aérea Brasileira (FAB) está capacitando bombeiros civis e voluntários para atuação em aeródromos.
De Caçador são três representantes: Anderson Eurico Furquin, Jakson Mandelli e Elizandro Moro.
A expectativa é que cerca de 240 bombeiros sejam treinados nos Estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Amazonas. Os cursos serão realizados no Batalhão de Infantaria da Aeronáutica de Canoas (BINFAE-CO), na Base Aérea de Anápolis (BAAN), no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) e na Base Aérea de Manaus (BAMN).

“Após a formação, o bombeiro volta para o seu local de origem capacitado para atuar em casos de combate a incêndios em aeródromos e também no resgate de feridos na situação de acidente aeronáutico”, explica o coordenador do curso no BINFAE-CO, Tenente de Infantaria Arthur Hendzel Condado.
Em Canoas (RS), o curso para integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Corpo de Bombeiros Voluntários do Sul (Voluntersul) começou no dia 23 de novembro. As aulas são dadas por militares do BINFAE-CO e da Base Aérea de Santa Maria (BASM), além de uma representante técnica da SAC PR e de um militar do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA). CB SGS JAMERSON
A duração é de quatro semanas e os alunos têm instruções sobre atendimento pré-hospitalar, conhecimento de aeronaves, especificidade de aeródromos, agentes extintores, legislações específicas, além de combate e prevenção de incêndios. Eles terão ainda uma instrução prática avaliada de combate e extinção de incêndio, a ser realizada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, sediado em Porto Alegre.

AEROIN.NET (SP)


Regulamento e Cadastro – DIA AEROIN DE FOTOGRAFIA 2015 – REPLAY

No dia 6 de Dezembro de 2015, teremos a chance de fotografar todo o movimento do aeroporto de Guarulhos a partir de um ângulo super especial, o gramado da Base Aérea de São Paulo. Essa é a 10ª edição do maior encontro de fotografia aeronáutica da América Latina e uma atração do Spotter Weekend. (#spotterweekend).
Assim como nas edições anteriores, nesse encontro também faremos a tradicional ação social onde os participantes doarão brinquedos que vão contribuir com um Natal mais feliz para as crianças do Projeto Forças no Esporte (Profesp), apoiado pela BASP.
O evento é aberto a todos e a seus familiares! Leia atentamente o regulamento e faça seu cadastro abaixo.
REGULAMENTO
a. Da Ação Social – Arrecadação de Brinquedos: seguindo a mesma ação que fizemos no evento passado, vamos arrecadar brinquedos para que sejam distribuídos à crianças carentes da região de Guarulhos, atendidas pelo PROFESP-BASP. Será uma boa ação que vai levar sorrisos aos rostos de mais de cem crianças. Os brinquedos serão entregues no gramado da Base Aérea de São Paulo, sem embrulho ou papel de presente.
Não há valor mínimo para o brinquedo, mas recomendamos que use seu bom senso na hora de escolher.
b. Do Cadastro: estará aberto até atingirmos o limite de 300 cadastros disponíveis.
Somente poderão acessar o local do evento as pessoas devidamente cadastradas e com TODAS as informações preenchidas. Uma lista de participantes estará na guaritas de segurança do Portão 3 da BASP.
Pedimos que você apenas se cadastre se REALMENTE for participar. Caso contrário você estará tirando o lugar de alguém que quer ir.
c. Limite e Lista de Participantes: o evento na Base Aérea será limitado aos 300 primeiros cadastros válidos recebidos, sendo esse limite necessário por se tratar de uma área militar e de acesso restrito.
Uma lista de presença, com os cadastros confirmados estará disponível somente no site www.aeroin.net a partir do dia 22/11.
d. Levar documentação: no dia do evento, leve seu documento de identificação com foto, o mesmo que você usou no cadastro. Na ausência da documentação adequada, você não será autorizado a entrar.
e. Menores de 18 anos: podem participar desde que estejam acompanhados de um responsável; ambos devem se cadastrar para o evento.
f. Alimentos e bebidas: cada participante é responsável por levar seus alimentos e bebidas.
É expressamente proibido portar bebidas alcoólicas. Em caso de incidência, a segurança da BASP se encarregará de retirar as pessoas.
g. Banheiros: na BASP haverão dois banheiros (masculino e feminino) à disposição dos participantes.
h. Lixo: cada participante será responsável pelo seu lixo; antes de ir embora seu lixo deverá ser recolhido.
j. Transporte: cada participante é responsável por seu transporte, não serão oferecidos vans, ônibus ou translado.
k. Quando será o evento:
- O evento será no dia 6 de dezembro de 2015, das 6h00 até as 17h00.
- A entrada será pela Portaria 3 da BASP, cujo acesso se dá pela Rodovia Helio Smidt (a mesma que leva ao aeroporto de Guarulhos).
- Você pode entrar a qualquer momento ao longo do dia, desde que esteja com nome na lista.
- Para entrar de carro, você deverá ter preenchido os dados do seu automóvel no cadastro, caso contrário, não será possível; dentro da base, você deverá parar seu carro somente nos locais indicados pelos soldados e oficiais (geralmente nos bolsões próximos aos primeiros prédios do lado esquerdo).
- Será expressamente proibido transitar por outras aéreas da BASP, fora do espaço reservado para realização do nosso evento, em frente ao pátio de comando, no descumprimento, você será retirado da base.
- Condutas inadequadas ou em inconformidade com essas regras gerais serão punidas conforme as sanções previstas na Lei, além de banimento de eventos AEROIN.

JORNAL BRASILTURIS (SP)


Aeroporto de Foz do Iguaçu deve fechar 2015 com 2,10 milhões de passageiros

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR) deve chegar a dois milhões de passageiros entre os dias 17 e 20 deste mês, cerca de 120 mil a mais que em todo o ano passado. E, com os voos extras programados pela Azul a partir do dia 17, deve fechar 2015 com um número ainda mais expressivo: 2,10 milhões de embarques e desembarques, segundo o superintendente do aeroporto, Eduardo Renato Ludwig.
Em novembro, o recorde histórico de 2014 – 1.880.620 passageiros – já havia sido ultrapassado. O mês passado fechou com um movimento de 1.892.774 pessoas, 10,71% superior ao registrado no mesmo período de 2015. Os dados de todos os aeroportos do Brasil ainda não foram fechados, mas Ludwig garante que o de Foz ficará entre os três com maior movimento.
O superintendente do aeroporto atribui o crescimento de 2015 a alguns fatores fundamentais. Um deles é que havia uma demanda reprimida das férias de inverno de 2014, quando o brasileiro deixou de viajar, por causa da Copa do Mundo. Com isso, aumentou o movimento nas férias de verão.
Outro fator é que 2015 teve muitos feriados prolongados, ao contrário de 2014. “E Foz é um destino muito bom pra uma ‘esticada’ de quatro dias”, diz Ludwig. Por fim, ele destaca que a cidade sediou e ainda sedia uma série de eventos nacionais e internacionais, como seminários, congressos e atividades esportivas, que atraem públicos específicos.
Voos extras
A partir do dia 18, o que vier será “lucro” em relação à expectativa para o ano. Mas há um detalhe que vai trazer ainda mais movimento: os voos extras programados pela Azul a partir do dia 17. Além de ligações novas com Florianópolis (SC) o Norte do Paraná (Londrina e Maringá), a empresa aérea acrescentou mais voos a rotas que já mantém, entre Foz e Curitiba, Porto Alegre e Campinas.
Ludwig apontou que a expectativa – refeita a partir de novembro – era chegar ao dia 31 com 2,06 milhões de embarques e desembarques. “Com os voos extras, queremos chegar perto de 2,10 milhões”, afirmou.

AGÊNCIAESPACIALBRASILEIRA.COM


FAB cede áreas para instalar infraestrutura de solo para o satélite SGDC

Brasília, 4 de dezembro de 2015 – A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Telebras assinaram, na quarta-feira (2), em Brasília (DF), acordo que prevê a cessão de uso de áreas militares para a construção da infraestrutura crítica de solo para o comando e controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
O lançamento do equipamento está previsto para o segundo semestre de 2016 e terá uso voltado simultaneamente para aplicações civis e militares. Atenderá as demandas de comunicação do Ministério da Defesa (MD) e ao Plano Nacional de Banda Larga.
“Esse momento é um marco importante porque a liberação dessas áreas significa ter carta branca para podermos construir as estações”, avalia o gerente de satélite da Telebras, Sebastião do Nascimento Neto.
Os processos entre as unidades militares e a empresa são coordenados pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (Ccise), que também presta assessoramento à equipe na especificação dos projetos. A Telebras é responsável pela contratação dos projetos executivos e obras de infraestrutura crítica.
O Centro de Operações Primário ficará dentro da área do 6º Comando Aéreo Regional (6º Comar), em Brasília, e o Centro de Operações Secundário, uma estrutura de backup, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, em uma área da Marinha. Além disso, estações de acesso, ou seja, antenas de recepção e envio de dados, estarão em Campo Grande (MT), Florianópolis (SC) e Salvado (BA), além das que serão instaladas em Brasília e no Rio de Janeiro.
Equipamentos – De acordo com a Telebras, nesta semana, técnicos da empresa francesa Thales Alenia Space, que está produzindo o SGDC, começaram a instalar os equipamentos de controle terrestre do satélite no Centro Temporário de Operações Espaciais (Cope), em Brasília. Eles serão usados para controlar remotamente o posicionamento do satélite, que cobrirá todo o território nacional. Hoje, o SGDC está no estágio de montagem na sede da Thales Alenia em Cannes, na França.
De acordo com o Nacimento Neto, o SGDC é o maior projeto da Telebras. O satélite pesa 5,8 toneladas e terá capacidade de transmitir 54 gigabits por segundos. Ele complementará a rede de fibra ótica nacional para levar internet banda larga para as comunidades mais distantes, principalmente na região Norte.
A previsão para colocar o satélite em órbita é o terceiro trimestre de 2016, pela empresa Arianespace, a partir da base na Guiana Francesa. Após um período de ajustes e de testes, o satélite começa a sua operação comercial no início de 2017.
  

JORNAL OPÇÃO (GO)


“A Goiânia que queremos é aquela que oferece serviços públicos de qualidade”, diz Marconi

Governador falou sobre saneamento, transporte, mobilidade, acessibilidade, segurança, saúde e educação. Ele destacou medidas do Estado na capital do Estado
O governador Marconi Perillo resumiu em poucas palavras, na manhã desta sexta-feira (4/12), sua concepção sobre o tema abordado no 4º Fórum Goiânia 2020 – A Cidade que Queremos. “A Goiânia que queremos tem o cidadão como o principal objetivo da gestão pública, e é aquela que oferece serviços públicos de qualidade”, afirmou, durante o evento, realizado no Shopping Bougainville.
O fórum tem como objetivo discutir a realidade do cotidiano goianiense, aprofundar soluções para um cenário prospectivo e traçar uma nova consciência urbana para a capital.
Convidado de honra do fórum, organizado pelo diretor do Akhenaton Institute e do Grupo Brasil Colômbia, o publicitário Marcus Vinícius Queiroz, Marconi falou ainda do legado de seu governo na construção do futuro da capital. E elencou algumas das ações realizadas durante seus quatro mandatos, com foco maior nas demandas mais abrangentes, como Saneamento, Transporte, Mobilidade e Acessibilidade, Segurança, Saúde e Educação.
Para o governador, seu trabalho vem sendo marcado por conquistas, por exemplo, na Educação. No ano 2000, por exemplo, Goiás era o 16º Estado no ranking do Ideb. Em 2013, último levantamento realizado, já era o primeiro. O que não quer dizer que esteja satisfeito. Pelo contrário: “É pouco; uma nota 38 não nos deixa satisfeitos. É preciso avançar mais”.
Organizações Sociais
A evolução deve acontecer logo, com a instituição, na Educação, do modelo de gestão por Organizações Sociais aplicado na Saúde. “Assim, poderemos levar Educação de qualidade aos mais pobres, que também têm esse direito”, disse.
A Goiânia que queremos, ainda segundo o governador, é aquela que o Governo de Goiás vendo ajudando a construir, com a universalização de água e esgoto. Em 1999, lembrou, Goiânia jogava todos os seus dejetos nos mananciais. Para impedir isso, em seu primeiro governo foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Dr. Hélio Seixo de Britto.
Em 2015, citou, com a ampliação na região Noroeste, serão 800 quilômetros de rede de esgoto construída, o que faz com que Goiânia chegue a 92% de coleta e tratamento de esgoto – serviço universalizado.
No abastecimento de água tratada, continuou o governador, está concluindo o sistema produtor Mauro Borges, abastecido pelo João Leite, que garantirá água para toda a Goiânia e Aparecida durante 50 anos. Dessa forma, a captação no Rio Meia Ponte será destinada a Trindade e a Goianira.
Segurança Pública
A Segurança Pública, no entanto, é o grande desafio: “Por mais que fizemos investimentos em inteligência, controle e comando, muito mais faríamos se tivéssemos mais recursos”. Segundo Marconi, os Estados estão sozinhos com a responsabilidade de cuidar de uma área tão sensível. E lembrou sua cruzada pelo País em busca de apoio institucional para que o governo federal destine mais dinheiro para a Segurança Pública nos Estados.
Hoje, explicou o governador, 11% da receita dos Estados vão para o setor. O ideal seria que, além desses recursos, houvesse o reforço da União. “Lutamos para que haja obrigatoriedade de a União também investir na Segurança. Isso representa mais policiais, mais inteligência e mais equipamentos”, enumerou.
Por outro lado, reclamou o governador, R$ 11 bilhões do Fundo Penitenciário Nacional estão contingenciados há mais de dez anos. Dinheiro que poderia ser usado na construção de presídios, no monitoramento de celulares e tornozeleiras de detentos e em ações sociais para recuperação desses reeducandos.
“Hoje, fazemos isso em Goiás; mas poderíamos fazer muito mais”, observou, ao pedir também maior endurecimento das leis. “Nossa legislação é frouxa. Um bandido preso está nas ruas em 40 dias, matando e roubando novamente,” apontou.
Drogas e armas
Ele cobrou uma postura mais rígida do Brasil em relação aos países vizinhos responsáveis pela exportação de drogas e armas para o Brasil. Entre as medidas, está a de não financiamento, pelo BNDES, de obras públicas naquelas nações: “Segundo pesquisas, 80% dos crimes cometidos no Brasil, incluindo os homicídios, são relacionadas com o tráfico de drogas e de armas”.
Marconi propôs ainda o deslocamento de pelo menos um terço das Forças Armadas para as regiões de fronteiras. Ele baseou sua proposta nos resultados do Comando de Divisas da Polícia goiana. Nos três anos em que foi instituída, em 15 bases nas divisas de Goiás, mais de 30 mil toneladas de entorpecentes foram apreendidas.
Na cidade ideal de Marconi está também uma sociedade mais igualitária. Algo que Goiás vem conquistando ao longo desses 15 anos. Ele se disse feliz nesse aspecto, ao lembrar pesquisa do Instituto Unibanco mostrou recentemente que Goiás foi o Estado que mais reduziu diferenças sociais. Uma conquista baseada, sobretudo, no aumento da produção e do comércio. “Já exportamos para mais de 160 países”, citou.
Acessibilidade
Na acessibilidade e na mobilidade, o governador citou ainda melhorias nas vias estaduais, a exemplo das rodovias-parques como a GO-020, entre Goiânia e Bela Vista; a GO-070, entre Goiânia e a cidade de Goiás e a GO-060, entre Goiânia e Trindade. “Apoiamos o BRT, projeto do governo federal e municipal e lutamos por recursos para o VLT”, acrescentou, entre outros programas ligados ao trânsito e ao transporte.
Inovação tecnológica é caminho para o desenvolvimento
A cidade do futuro não poderia deixar de ter inovação tecnológica. Isto é uma espécie de “às na manga” do Governo de Goiás, com programas como o Inova Goiás e o Goiás Mais Competitivo. Em sua palestra, no Fórum Goiânia 2020 – a cidade que queremos, Marconi lembrou também que o Inova Goiás vai beneficiar todas as áreas do Governo nos próximos três anos.
Já o Goiás Mais Competitivo tem como objetivo colocar o Estado entre os primeiros mais inovadores e competitivos do País, criando possibilidades para a criação de mais empregos na área de tecnologia de ponta, com recursos humanos mais qualificados e bem remunerados. “E que isso se reflita também em uma Goiânia mais criativa e inteligente”, desejou o governador.
É dessa forma, com criatividade e planejamento, destacou, que o Governo de Goiás vem enfrentando a pior crise que se abateu sobre o País. “Estamos preparados para encarar os desafios. Manteremos o equilíbrio até o fim de 2016, com o equacionamento entre despesas e receita”, garantiu, ao lembrar que, no “conjunto da obra, vamos chegar muito melhores do que chegamos este ano”.
No encerramento do fórum, recebeu de presente um quadro do escritor e artista plástico Hector Ângelo, de 12 anos. Marconi participou ainda da entrega de placas aos convidados homenageados, entre eles, o presidente eleito da OAB, Lúcio Flávio de Paiva; e o deputado federal Delegado Waldir (PSDB).
Na rodada de perguntas e respostas, Marconi disse a Lúcio Flávio que vê como auspiciosas as sucessões, em quaisquer esferas e instituições. Sobretudo quando elas são corretas e honestas. “É preciso acreditar na mudança. Mas as mudanças não são fáceis”, observou. “Vi isso na Saúde, quando propus o gerenciamento por meio de OSs. Hoje, veem que funciona. Quando se fala em mudanças, ninguém quer perder o status quo”, acrescentou, ao destacar o processo maduro nas eleições da OAB e vislumbrando Lúcio Flávio como reunificador da entidade.
Ao desejar “muito sucesso” ao novo presidente, Marconi fez votos de que a instituição continue cumprindo seu papel de extrema importância para a democracia e o Estado Democrático de Direito.

CADA MINUTO (AL)


200 anos: Turismo dá banho de luzes em Maceió e veste a aniversariante

Neste sábado Maceió comemora 200 anos de sua fundação e se prepara para a festa
Neste sábado (5), Maceió comemora 200 anos de sua fundação e já se prepara para a festa. Inspirada pelos festejos natalinos, mas motivada pelo aniversário que se avizinha, a Prefeitura de Maceió com parceiros da iniciativa privada vestiu a cidade de luzes, objetos de decoração e, até, esculturas em bronze de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda.
Além do grande estilo, Maceió também contará com uma vasta programação cultural que envolve música, folguedos, apresentações culturais e até a esquadrilha da fumaça. Mas, num ano marcado pela crise e pelo pessimismo na economia e na política do Brasil, como Maceió - que sofre com os efeitos da crise como qualquer município - conseguiu superar as dificuldades e apresentar aos maceioenses e turistas uma programação tão “rica”?
O secretário municipal do turismo, Jair Galvão, explicou que criatividade e parceria foram as soluções encontradas em meio à crise que agrava. Jair revelou que a Prefeitura estabeleceu parcerias com a iniciativa privada e tem procurado grandes grupos empresariais com interesse no turismo e no fomento da economia.
A solução, apesar de simples, nunca antes havia sido adotada em Maceió. A prática é óbvia, pois ganham todos. O poder público não é capaz de suprir todas as necessidades dos munícipes e, com a crise econômica, a situação piora, assim, soluções criativas devem ser buscadas. O empresariado é atraído para os projetos capitaneados pela esfera pública com o propósito de ganhar também.
Seja através de propaganda e publicidade para a sua marca, seja através do incremento direto do setor que esteja envolvido, como é o caso da relação turismo e trade turístico. Galvão explicou que as parcerias vêm sendo estabelecidas e a cidade tem obtido grande vantagem com elas. 
Citou obras estruturantes como a drenagem da orla e o rebaixamento do lençol freático, que apesar de complicadas e caras são essenciais para por fim às línguas sujas que por tantos anos levaram imundices à praia urbana, seguramente, mais linda do nordeste brasileiro. Mas para que fosse possível foi necessária uma aliança com vários setores envolvidos.
Maceió também tem focado no turismo de negócios para os períodos de baixa temporada, através de parceria com o Maceió Convetion & Visitors Bureau. Assim o trade, em especial a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih/AL) tem garantido vendas e hotéis, bares e restaurantes cheios em todas as temporadas.
O secretário do município, jovem especialista do turismo, compreende a importância e a força das redes sociais quando utilizada de forma correta, transparente e integrada com os internautas. “Um novo leque foi aberto pela Prefeitura por meio do marketing digital, das redes sociais, interagindo com os consumidores finais e apresentando as atrações e as conquistas para a cidade”, mencionou Galvão.
Outra parceria de sucesso citada pelo gestor foi a Praia Viva, que reúne a maioria dos órgãos municipais que participam da gestão da orla, também o governo do estado, através da Desenvolve, e a Braskem, para a instalação de lixeiras, uma demanda simples, que era muito solicitada pelo trade turístico, mas que não podia ser atendida por falta de recursos.
Assim, apesar da crise, a praia receberá 100 novas lixeiras, ajudando na manutenção da limpeza da cidade, na educação do povo e do turista, mas também protegendo o meio ambiente e transformando o turismo numa ferramenta sustentável em Maceió.
Reforço na rede hoteleira e marketing reforçam atrativo das belezas naturais
Diante de tantos avanços, Jair Galvão admite que o turismo é definitivamente um dos principais setores da economia de Maceió, mas que ainda não é o principal, “porque o serviço público, o emprego público, ainda sustenta muito Maceió”. Para Galvão, o setor de serviços tem crescido muito, o que inclui o turismo, e em breve este será o carro-chefe da economia na capital alagoana.
Outros empreendimentos vão gerar emprego, renda e incrementar a arrecadação de impostos pela Prefeitura, viabilizando projetos estruturantes e outros investimentos em áreas da capital que não são turísticas. “Em Maceió há 10 empreendimentos em construção, o prefeito acabou de entregar a autorização para mais um hotel da Rede Atlântica, bandeira Confort, mesma rede do Radisson Hotel. A GJP teve sua licença autorizada, para a construção de mais de 300 unidade habitacionais, assim como a Iberostar”, disse Galvão.
Em primeira mão, Jair Galvão revelou mais algumas estratégias adotadas pela secretária de turismo de Maceió. “Lançaremos o Blog Experimente Maceió, que estará sempre atualizado. O maceioense poderá acompanhar as novidades da cidade, os eventos e a programação de tudo o que estiver acontecendo em Maceió”. Galvão também adiantou que o Guia Experimente Maceió, com referências gastronômicas, shows e programação cultural também será realizado no formato de publicação impressa, como folder e também como cartaz para divulgação em aparelhos turísticos.
Mas o principal segredo para manter Maceió o ano inteiro repleta de turismo, apesar da crise econômica que assola o país, foi a estratégia de comunicação desenvolvida para o turismo em Maceió. Galvão explicou que Maceió conseguiu espaço na imprensa especializada do Brasil e do mundo por meio de produções jornalísticas e de divulgação feitas pela própria secretaria, conseguindo espaço em veículos nacionais e internacionais, como os programas da Ana Maria Braga e do Luciano Huck, na Globo, além da revista Forbes e as revistas de bordo de companhias aéreas. “Muito acesso na mídia nacional e internacional, apenas com articulação com estes veículos”, finalizou o secretário.
A secretária de estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, mencionou ainda o fato de que a crise teve maior impacto no turismo internacional, pois os brasileiros estão preferindo agir de forma conservadora na hora de gastar e estão evitando moedas estrangeiras frente à desvalorização do real.
“Na verdade, desde 2013 a média anual da cotação do dólar e o índice de intenção de viagem já registravam alta, nesse ano o dólar passou de R$1,95 para R$2,15, e a intenção de viagem para os destinos nacionais passou de 68,8% para 70,5%, esses índices foram crescendo proporcionalmente, conforme a crise foi se instalando. A explicação pra isso é simples, com o dólar mais alto fica mais barato viajar para os destinos do Brasil do que para o exterior”, disse a gestora estadual.
Para ela, os diversos atrativos culturais, históricos e de belezas naturais de Alagoas compõem um diferencial entre os principais destinos turísticos do Nordeste. “Recentemente, uma pesquisa do Ministério do Turismo revelou que 70,5% dos brasileiros querem viajar para um destino nacional neste ano e que 44,9% apontam o Nordeste como região preferida”.
Além de todos os atrativos oferecidos por Alagoas, o governo também tem focado em aspectos como a infraestrutura e capacitação de pessoas, “pois desta forma é possível elevar a qualidade do atendimento e do serviço prestado”, afirmou Jeanine Pires.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented