|

Infraero implanta sistema de Certificação Digital







A Infraero iniciou a implantação de um sistema de certificação digital para ampliar a segurança no registro e tramitação de documentos por meio eletrônico. A ação começou a ser desenvolvida no final do ano passado e envolvem os empregados que desempenham funções de confiança na empresa ou que necessitem de assinaturas digitais para realização de transações eletrônicas.

O serviço começou a ser utilizado nos Aeroportos Internacionais de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR), Recife/Guararapes (PE), João Pessoa/Presidente Castro Pinto (PB) e Brasília/Presidente Juscelino Kubitschek (DF). Os analistas agora trabalham na validação dos certificados dos aeroportos de Ilhéus/Jorge Amado (BA) e Teresina/Senador Petrônio Portella (PI).

Com a adoção desse novo sistema, a Infraero vai aperfeiçoar o trâmite de informações em suas dependências. “Os empregados poderão, por exemplo, assinar digitalmente documentos formais da empresa sem precisar imprimir. Também contarão com autenticação segura nas aplicações web, transações com sistemas do governo, assinatura de e-mail e petições eletrônicas”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, Flávio Rodrigues.

A previsão é de que a emissão dos certificados digitais para toda a Rede Infraero, que envolve a Sede e 67 aeroportos, seja finalizada em agosto de 2011, num investimento de R$ 1,4 milhão.

Certificação Digital
A ferramenta de controle de segurança permite a realização segura de transações eletrônicas, como assinatura de contratos, e-mail, documentos do Sistema de Gestão de Documentos da Infraero (SGDI), operações bancárias, comércio eletrônico, entre outros serviços.

Um certificado contém o nome do remetente, sua chave pública, um número de série, data de validade, além da assinatura digital da Autoridade Certificadora, de forma que o destinatário possa verificar a veracidade do certificado.

Os certificados adotados pela Infraero possuem validade jurídica, uma vez que integram a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Fonte: INFRAERO



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented