|

Gol 1907: Defesa dos controladores do voo 1907 diz que Aeronáutica conhecia problemas









A defesa dos controladores aéreos envolvidos no acidente com o voo 1907 da Gol apontou nesta quarta-feira a existência de documentos que comprovariam o conhecimento da Aeronáutica sobre fragilidades do tráfego aéreo uma década antes do acidente.

O documento foi apresentado durante audiência para recolher depoimentos no processo que apura as responsabilidades sobre o acidente, ocorrido em 2006.

De acordo com o advogado Roberto Sobral, se corrigidas, as fragilidades apontadas poderiam ter evitado o acidente.

O principal documento apontado por Sobral é o relato confidencial de um treinamento simulado que teria sido feito após um incidente de 1996 envolvendo o então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Naquele ano, o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que transportava o então presidente chegou a uma distância bem menor que a recomendada de uma aeronave da TAM. O incidente foi, à época, considerado "muito grave" pelo governo.

O treinamento simulado, datado de poucos dias após o incidente, cria a situação de choque entre duas aeronaves --uma transportando o presidente da República--, com a consequente morte de todos os tripulantes.

"Premonitoriamente foram apontadas falhas em 1996 que voltaram a acontecer em 2006", afirmou Sobral.

O advogado apresentou o documento ao brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa (Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica) à época do acidente, que foi ouvido hoje pela Justiça Federal.

O brigadeiro disse que não conhecia o documento, mas ressaltou que tem tranquilidade para dizer que todas as providências foram tomadas à época.

Fonte: Jornal Floripa / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented