|

Como atua a segurança de Dilma em Porto Alegre






Grupo de elite montou um quartel na zona sul da Capital e monitora vizinhos da presidente e locais frequentados por ela.

Distante pouco mais de 2 mil quilômetros da cidade da qual Dilma Rousseff vai comandar o país pelos próximos quatro anos, Porto Alegre se tornou sede de um grupo de elite que será os olhos da segurança nacional no círculo de convívio da presidente na Capital gaúcha. Com um QG instalado na Zona Sul, a equipe zela pela integridade do ex-marido, da filha, do genro e do neto de Dilma, além de dar apoio com informações estratégicas para os seguranças que acompanham a presidente em viagens ao Estado, como a deste fim de semana.

Dilma chegou em casa ontem às 23h10min para descansar ao lado da família, sem compromissos oficiais. Outros dois endereços costumam fazer parte de seu roteiro na Capital: o da filha Paula e o do ex-marido Carlos Araújo.

– Fizemos levantamento de pontos críticos e sensíveis que existem nas proximidades de cada local que a presidente e seus familiares frequentam. A ideia é fazer o trabalho o mais discreto possível, sem atrapalhar a rotina deles e de vizinhos, mas sempre com capacidade de observar tudo e todos ao redor – explica um membro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Comandada de Brasília pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a equipe de elite reúne integrantes do Exército, da Aeronáutica e da Brigada Militar, escolhidos em quartéis do Estado. Eles se revezam na missão de coletar informações, monitorar situações, prevenir incidentes e fazer a segurança de familiares da presidente.

Vizinhos de apartamento de Dilma e de Paula, por exemplo, não passam despercebidos pela segurança. O trabalho é sutil para evitar constrangimentos, mas todos são identificados e têm informações básicas submetidas à análise. Foi assim que a Polícia Federal detectou uma situação de risco no prédio de Dilma durante a campanha. Um morador usuário de crack teria delatado um traficante para o qual teria repassado mercadorias como pagamento de droga. Ao sair da prisão, o criminoso quis se vingar, invadiu o prédio e foi contido por funcionários do edifício. Dilma não estava no local, que teve a segurança reforçada.

A presidente está prestes a ter mais um endereço: o escritório em que vai despachar quando estiver na cidade. O imóvel está sendo procurado.

A casa do ex-marido

Um conhecido eixo de atuação de pequenos traficantes e usuários de drogas fica a poucos metros da casa de Carlos Araújo, ex-marido de Dilma e pai de sua única filha, Paula. Situada à beira do Guaíba, a residência é considerada um local estratégico, já que mãe e filha visitam o ex-deputado rotineiramente. Por isso, as imediações estão sob vigilância.

O Gabinete de Segurança Institucional evita dar detalhes sobre as estratégias do trabalho.

Estamos fazendo a segurança de uma chefe de Estado e seus familiares. Não é brincadeira – explica o gaúcho que assessora o GSI, o coronel do Exército Homero José Zanotta Vieira.

Fonte: ZERO HORA / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented