|

Primeiro simulador de artilharia antiaérea da FAB entra em funcionamento






O Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO) realizou, na quarta-feira (3), a primeira instrução com o Simulador 9F859 “Konus”. O simulador de Canoas é um dos três adquiridos da Rússia pela Força Aérea Brasileira (FAB) e o primeiro a entrar em funcionamento no Brasil. O "Konus" servirá como instrumento para aperfeiçoar a formação e a manutenção dos conhecimentos relativos à Artilharia Antiaérea da Força Aérea Brasileira (FAB). Os outros dois equipamentos serão instalados em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro (RJ).

Treinar no "Konus" será uma vantagem para os militares que operem a artilharia antiaérea de mísseis IGLA. Estima-se que os treinamentos ficarão mais realísticos, possibilitando uma maior habilidade na operação em combate e no uso do sistema do míssel, o que permitirá um maior aprestamento do efetivo da 1ª Companhia de Artilharia Antiaérea (1ª CAAAD).

O simulador é composto por uma estação de trabalho do instrutor, um software especializado, um sistema de tela e um sistema acústico que, de forma virtual, permite a localização e a identificação de alvos e estima os limites de lançamento do míssel IGLA, além de permitir o treinamento de disparo propriamente dito. Com a possibilidade da repetição múltipla dos procedimentos, inclusive os mais difíceis, o treinamento possibilitará que os conhecimentos dos atiradores sejam potencializados e que os custos sejam reduzidos de forma significativa, pois gerará uma correção apurada dos procedimentos, que ficarão registrados na máquina e servirão para nortear o “debriefing”, e diminuirá a necessidade de disparos reais.

O treinamento dos cinco atiradores foi simulado em um cenário especial, que inclui partes que caracterizam o terreno local de lançamento, as condições ambientais e as trajetórias típicas dos diferentes grupos de alvos: avião turboélice, caça, caça-bombardeiro, míssil de cruzeiro, helicóptero, veículo aéreo não tripulado e simulador de alvo aéreo.

Fonte: BINFAE-CO



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented