|

Infraero quer reduzir vistoria em aeroporto









Infraero pede para mudar prazo de inspeção que garante não haver riscos de derrapagem na pista em pousos.

Anac não tomou decisão sobre o assunto e estatal não detalha a proposta; em Congonhas, vistoria é feita a cada sete dias

José Ernesto Credendio

A Infraero pediu autorização à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para reduzir as vistorias que determinam se aeroportos suportam pousos sem riscos de derrapagem das aeronaves. Esses testes, que apontam o grau de atrito entre o pavimento da pista e o pneu do avião, são considerados por especialistas como um dos principais itens de segurança na operação aeroportuária.

A falta de atrito na pista foi apontada pela polícia como uma das possíveis causas do acidente com o avião da TAM que matou 199 pessoas em Congonhas, em 2007. A Infraero (estatal que administra os principais aeroportos do país) enviou o pedido à Anac na semana passada. Procurada, a estatal não comentou o assunto. A Anac começou a discutir o pedido ontem, mas ainda não tomou uma decisão.

A Infraero quer ser liberada de atender temporariamente os prazos de testes previstos na resolução feita pela Anac em 2009, com base em normas internacionais. A resolução diz que as pistas de um aeroporto com mais de 210 pousos diários, como Cumbica e Congonhas, passem pelos testes, que exigem o fechamento da pista a cada sete dias. Os prazos são escalonados de acordo com o número de pousos diários.

A Infraero enfrenta dificuldades para contratar empresas aptas a realizar a vistoria, como foi visto há duas semanas. Não houve empresas interessadas na licitação de R$ 661 mil para fazer os testes de atrito em sete aeroportos da Regional Centro-Oeste.

Segundo o brigadeiro Allemander Pereira Filho, ex-diretor da Anac e especialista em segurança de voo, é mais um sinal de que a estrutura, incluindo aí maquinário e pessoal especializado, vem se esgotando.


"Se há mais aeroportos cheios, terá que fazer mais mais controles. E o país não se preparou para isso", diz.

Fonte:
FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP

Foto: Mario Ortiz



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented