|

Força Aérea Brasileira participa de Festival Aeronáutico na capital peruana






Os Grandes Pioneiros da Aviação e o desenvolvimento tecnológico da Aeronáutica Brasileira foi o tema apresentado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no Festival Aeronáutico de Las Palmas, neste fim de semana (20 e 21/11), em Lima, capital do Peru.

A Força Aérea Brasileira marcou presença no Festival por meio de uma exposição com a vida e obra de Alberto Santos-Dumont, patrono da Aviação, além de projetos da área de tecnologia aeroespacial, como o projeto do veículo hipersônico lançador de satélites - denominado 14-X - e o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), desenvolvidos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), respectivamente.

Umas das atrações mais aplaudidas do Festival de Las Palmas foi a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que se apresentou em Lima pela primeira vez. O público peruano vibrou com as ousadas manobras dos pilotos brasileiros.

O Adido militar do Brasil no Peru, Coronel Aviador Robson Grandelle, que acompanhou a apresentação do EDA, destacou a importância do intercâmbio cultural entre os países da America do Sul.

“Esta é uma oportunidade para que Brasil e Peru estreitem seus laços de amizade e irmandade”, afirmou.

O Festival de Las Palmas, promovido pela Força Aérea Peruana, fez parte do calendário das comemorações do centenário do vôo do peruano Jorge Chávez, primeiro homem a cruzar os Alpes Suíços em um simples aeroplano.

Conferência
Além do Festival Aeronáutico de Las Palmas, a Força Aérea Brasileira participou, nesta quinta-feira (18/11), da conferência “Grandes Pioneiros da Aviação na América do Sul e o Desenvolvimento da Tecnologia Aeronáutica no Brasil”, promovida pela Força Aérea Peruana, em Lima-Peru.

O evento contou com a presença do Comandante da Força Aérea Peruana (FAP), General do Ar Carlos Samame Quiñones, além de autoridades do Alto-Comando da FAP e do Adido Militar do Brasil no Peru, Coronel Aviador Robson Grandelle.

A conferência teve início com a palestra sobre os feitos de um dos pioneiros da aviação peruana Jorge Chávez Dartnell - primeiro homem a sobrevoar os Alpes em um frágil aeroplano, em 23 de setembro de 1910.

Logo após, o representante brasileiro, Major Aviador Roberto da Cunha Follador, piloto e engenheiro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ministrou uma palestra onde destacou os feitos do Patrono da Aviação Brasileira, Santos-Dumont, e as novas tecnologias aeronáuticas desenvolvidas pelo Brasil.

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented