|

DCTA pesquisa controle de aeronave em emergência







O Grupo Especial de Ensaios em Voo, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, está desenvolvendo uma linha de pesquisa de um sistema de controle de aeronave em situação de emergência. Diversos incidentes e acidentes aeronáuticos têm como fator contribuinte a perda de superfícies aerodinâmicas ou falha do sistema de controle da aeronave, e o novo sistema tem como objetivo permitir ao piloto pousar com segurança um avião que tenha sofrido falha estrutural severa. Recentemente, o GEEV obteve aceitação para publicar, em 2011, um artigo completo sobre a pesquisa, conduzida por um oficial do órgão, no Journal of Guidance, Control, and Dynamics, do AIAA (American Institute of Aeronautics and Astronautics).

O GEEV tem a missão de fortalecer o poder aeroespacial por meio de serviços técnicos especializados geradores de informações valiosas para a pesquisa, desenvolvimento e certificação de produtos aeronáuticos.

Saiba mais:

Um dos casos mais recentes de pouso forçado nessas condições ocorreu, em 2003, com um cargueiro A300 decolando de Bagdah (Iraque), que foi atingido por um míssil enquanto ascendia para a altitude de cruzeiro .Sem o sistema hidráulico, os pilotos não podiam mais utilizar os comandos clássicos da aeronave, passando a comandar o avião usando somente a variação de tração dos dois motores.

Os dois pilotos e o engenheiro de voo foram capazes de realizar um pouso de emergência com a aeronave danificada e sem fatalidades.

Tendo como motivação casos como esse, foi realizado, em 2009, na Alemanha, um voo de ensaio em uma aeronave ATTAS da DLR – Centro Aeroespacial Alemão –, para testar o novo sistema de controle desenvolvido pelo pesquisador do GEEV.

Com o sistema ativo, os pilotos desceram até uma pista de pouso sem utilizar os comandos normais da aeronave, mas de uma forma intuitiva e com baixa carga de trabalho, muito semelhante ao controle de uma aeronave sem dano. Um sistema desse tipo, incorporado a uma aeronave civil ou militar, traria grandes benefícios para a segurança de voo e sobrevivência em combate.

Fonte: DCTA / GEEV



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented