|

Centro de Computação da Aeronáutica apóia Exercício AZUVER






Durante os meses de outubro e novembro de 2010, a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e a Escola de Guerra Naval (EGN) realizam o exercício AZUVER, onde 400 oficiais-alunos destas três Escolas têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de planejamento e emprego do poder militar de uma forma conjunta ao final dos respectivos cursos de Comando e Estado-Maior.

O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA SJ) tem uma importante participação no exercício em decorrência do suporte à utilização dos sistemas informatizados que possibilitam a criação do ambiente virtual do Jogo de Guerra. O Sistema MARTE, ou, os “Jogos de Guerra”, é composto de cinco subsistemas que possibilitam, desde o planejamento em nível de Estado-Maior, passando pela inserção de dados dos voos, a transformação desses dados em uma simulação construída e gerando resultados de todos os vôos realizados pelos partidos.

A Máquina de Simulação apresenta pela primeira vez sua versão V 2.0, utilizada para transformar os dados inseridos no planejamento em uma simulação construída e visualizável, representando todos os embates e ações bélicas adotadas pelos partidos oponentes. Nesta nova versão, os resultados são disponibilizados em um portal web, o “Portal de Resultados”, que é apresentado diariamente aos alunos e ao GRUCON (Grupo de Controle, composto pelos Instrutores das escolas) da ECEMAR.

Os Sistemas que compõem o Projeto Marte são desenvolvidos e operados durante o AZUVER com tecnologia totalmente open-source, seguindo a determinação do Governo Federal para uso de software livre nas Forças Armadas. Todos os softwares instalados nos servidores do Jogo são livres, o que garante soberania e total controle da tecnologia utilizada.

Anualmente o AZUVER é uma oportunidade ímpar para a realização de diversos tipos de testes internos aos sistemas, visando a constante melhoria e aperfeiçoamento destas ferramentas de utilização de tecnologia avançada de TI em benefício da Força Aérea Brasileira.

Fonte: CCA-SJ



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented