|

Brasil mira mercado de reabastecimento









O Brasil se prepara para entrar no disputado mercado de aviões de reabastecimento e transporte com o KC-390, projeto da Embraer bancado pela FAB que já angariou promessas de parceria e compras de seis países.

A FAB comprará 28 unidades, que devem ser entregues após 2014 -custo de R$ 3 bi.

O avião, contudo, é de uma classe diferente da dos grandes aviões-tanque A330-MRTT e 767. É menor, assemelhando-se aos atuais KC-130. O Brasil opera dois desses antigos Hércules capazes de reabastecer caças, helicópteros e outras aeronaves.

Essa é uma tendência no mercado, que busca substitutos para os mais de 2.500 Hércules em operação em todo o mundo em dez países, onde voam também as versões de reabastecimento. O KC-390 mira esse nicho, e já tem mais de 50 encomendas.

Já entre os pesos-pesados, a grande competição em curso é a KC-X, que começou em 2007. A Airbus associou-se à Northrop americana e ganhou da Boeing com o A330. O contrato era de US$ 35 bilhões para 179 aviões.

A Boeing protestou e, contando com o apoio de políticos descontentes com a vitória europeia, conseguiu a anulação do processo, que foi reaberto em 2009. Está em curso, com a Airbus agora sozinha e a Boeing. Um consórcio azarão da US Aerospace e a ucraniana Antonov ainda tenta entrar na disputa.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented