|

Exercício CRUZEX V reúne 2.500 militares brasileiros e estrangeiros






Começa hoje (28) o maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul, a Operação Cruzeiro do Sul V (CRUZEX V). As delegações internacionais já começaram a chegar na Base Aérea de Natal (BANT), local principal do exercício. A CRUZEX V leva para os estados do Rio Grande do Norte, do Ceará e de Pernambuco 92 aeronaves, como os caças F-16, dos Estados Unidos e Chile, Rafale, da França e F-2000, A-1, A-29 e F-5EM, do Brasil. O exercício tem a participação das Forças Aéreas do Brasil, Estados Unidos, França, Argentina, Chile e Uruguai. No total, participam 2.500 militares brasileiros e estrangeiros, incluindo observadores da Bolívia, Equador, Canadá, Reino Unido, Colômbia e Paraguai.

Mais informações sobre o exercício estão disponíveis no site www.cruzex.aer.mil.br

Twitter #CRUZEX
twitter.com/cruzex5

YouTube
youtube.com/user/cruzex5

Flickr
flickr.com/photos/cruzex/show/RSS
fab.mil.br/portal/operacoes_aereas/cruzex5/noticias/rss.php/

E-mail
faleconosco@cruzex.aer.mil.br

Coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB), a CRUZEX V tem o objetivo principal de treinar as Forças Aéreas envolvidas no planejamento de operações combinadas com países aliados, nos mesmos moldes utilizados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em conflitos internacionais. Os militares brasileiros e estrangeiros poderão treinar no contexto de uma moderna estrutura de comando e controle unificado do poder aéreo, além de trocarem experiências e conhecimentos.

A guerra aérea simulada acontece a partir de um conflito fictício envolvendo a invasão do país Amarelo pelas tropas do país Vermelho e a posterior intervenção de uma coalizão liderada pelo país Azul. No mapa real, as cidades de Natal (RN), Recife (PE) e Campina Grande (PB) concentram a maior parte das aeronaves envolvidas, enquanto a partir da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) vão operar as forças hostis. Somente em Natal serão 66 aeronaves envolvidas no Exercício, sendo 31 estrangeiras.

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented