|

Avianca prepara plano de expansão na América Latina para próximo ano









A companhia aérea colombiana Avianca quer ser uma das maiores empresas de aviação comercial da América Latina, segundo o presidente da Avianca Brasil, José Efromovich, que é também membro do conselho de administração da companhia. "Não vou esperar até 2011 se uma boa oportunidade [de negócio] aparecer antes. Em seis ou oito anos, só restarão cinco ou seis grandes empresas aéreas na América Latina. E vamos ser uma delas", afirma Efromovich.

O executivo nega que haja atualmente conversações em fase adiantada com empresas como a brasileira Gol e a Aerolíneas Argentinas, conforme fontes do setor.

"Não existe disponibilidade no curto prazo", diz. Um possível negócio entre a Avianca e a Gol ou até mesmo com a Aerolíneas Argentinas seria uma forma de reação à união do grupo chileno LAN com a brasileira TAM (Latam Airlines), firmada em agosto.

De acordo com o executivo, a Avianca quer alcançar no ano que vem um índice de pelo menos 80% de integração com a Taca, de El Salvador, antes de negociar outra fusão com alguma empresa latino-americana. A união com a Taca foi anunciada em outubro de 2009 e formalizada em meados de fevereiro.

O processo de consolidação protagonizado pela Avianca teve outro lance em meados de março. Foi quando a companhia comprou 100% das ações da Aerogal, do Equador. Cerca de 80% de participação foi comprada pela Avianca e os 20% restantes pelo controlador da Taca, a Kingsland Holding Limited.

A fusão entre a Avianca, controlada pelo grupo brasileiro Synergy, e a Taca criou uma empresa com faturamento anual de US$ 3 bilhões. A Avianca ficou com 67% da nova empresa e a Taca com os 37% restantes. No Brasil, a empresa passou a adotar a bandeira Avianca após um acordo de uso da marca, pois no papel ela permanece como Oceanair Linhas Aéreas.

A Avianca Brasil anunciou ontem seu primeiro voo diário internacional com a nova marca, ligando São Paulo a Bogotá, a partir de 16 de novembro. No ano que vem, a empresa vai operar mais duas frequências para o exterior, mas as cidades ainda não foram definidas. Segundo Efromovich, estão sendo analisadas quatro possibilidades, nas Américas do Sul e e América do Norte. Mas somente duas novas rotas serão anunciadas no ano que vem.

Para 2011, a Avianca vai inaugurar voos para três cidades brasileiras que ainda não são atendidas por ela. A empresa também programou a chegada de seis aeronaves da Airbus, modelo A319. Sua frota atual conta com três aviões desse modelo e 14 Fokker 100, rebatizados de MK28.

Fonte: VALOR ECONÔMICO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented