|

Taxa de ocupação da TAM registra 81,7% no mercado internacional e 68,9% no doméstico









Companhia aérea mantém liderança nas operações domésticas, com market share de 42,6%; nas linhas para o exterior, participação de mercado chega a 84%

São Paulo, 15 de setembro de 2010 - A TAM Linhas Aéreas registrou em agosto uma taxa de ocupação (load factor) de 81,7% em seus voos internacionais, com um significativo crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2009, de acordo com os dados divulgados hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Com a manutenção da forte demanda no mercado internacional, a companhia apresentou aumento nas taxas de ocupação de seus voos pelo 11º mês consecutivo, sempre na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O desempenho foi influenciado pelo crescimento de 20,8% na demanda em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), combinado com o aumento de 9% na oferta de assentos (ASKs), na comparação com o mesmo mês do ano passado. O yield internacional (preço médio pago por passageiro em cada quilômetro voado), em dólares, registrou uma ligeira redução em relação a julho, mês de forte demanda por passagens internacionais. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o load factor internacional foi de 78,5%, superando em 7,3 pontos percentuais a ocupação do mesmo período de 2009.

A TAM manteve a liderança tanto no mercado doméstico quanto no internacional. No doméstico, a participação da TAM foi de 42,6% em agosto, enquanto no mesmo mês de 2009 foi de 43,8%. No acumulado de janeiro a agosto, o market share doméstico da companhia foi de 42,4%. No segmento das linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, a participação da companhia foi de 84% em agosto e de 84,3% no acumulado dos oito primeiros meses do ano.

No mercado doméstico, a TAM obteve também um expressivo crescimento de 30,5% na demanda em RPKs de agosto, na comparação com o mesmo período de 2009, combinado a um aumento de 18,9% na oferta em ASKs, e alcançou um aumento de 6,1 pontos percentuais na taxa de ocupação, que atingiu 68,9%. No acumulado de janeiro a agosto, a companhia atingiu crescimento de 15,4% na demanda em RPKs, enquanto a oferta em ASKs subiu 11%, e a taxa de ocupação doméstica atingiu 66,6%, com aumento de 2,5 pontos percentuais em relação a 2009.

O yield doméstico de agosto apresentou uma ligeira redução em relação a julho, devido a uma alta demanda de passageiros voando a lazer, fora dos horários de pico, a preços competitivos, complementando a demanda histórica de passageiros voando a negócios. Por ser um mês tradicionalmente com predominância de passageiros de negócios, as tarifas fora dos horários de pico são mais baixas em relação a julho, o que dilui o yield geral. Em função desse fenômeno, a companhia apresentou neste ano uma taxa de ocupação em agosto mais alta do que as registradas no mesmo mês nos últimos anos.

Pantanal

A Pantanal Linhas Aéreas iniciou no dia 23 de agosto a operação da sua nova malha, passando a operar com aeronaves Airbus e ATR, servindo um total de 17 cidades brasileiras com seus voos. Com isso, aumentou a oferta semanal de assentos-quilômetros (ASK) em mais de sete vezes na comparação com a malha anterior e otimizou a utilização dos slots do aeroporto de Congonhas.

Mesmo com apenas uma semana de operação, a nova malha gerou um expressivo aumento de 150,8% na oferta da Pantanal durante o mês de agosto, combinado com um crescimento menor na demanda, de 81,5%, levando a uma redução de 14,9 pontos percentuais na taxa de ocupação das aeronaves, para 38,9%. O market share da empresa subiu para 0,2% em agosto.

A Pantanal anunciou que sua nova malha será ampliada com novos voos para os seguintes destinos – São José do Rio Preto, Uberlândia e Brasília, a partir de 20 de setembro; Ribeirão Preto e Uberaba, com início em 18 de outubro, os quais já estão disponíveis no sistema de vendas da empresa com preços promocionais de lançamento. A empresa passará a atender 19 cidades brasileiras com seus voos.

Fonte: TAM




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented