|

Paraquedismo leva FAB ao lugar mais alto do pódio





“E o campeão é : Equipe FALCÕES, da Força Aérea Basileira”. Já está virando rotina nos campeonatos. Desta vez a Equipe de Salto Livre da Aeronáutica subiu ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro de Paraquedismo 2010 - Modalidade FQL4 (Formação em Queda Livre), competição máxima dessa modalidade desportiva do calendário nacional. O torneio foi realizado (entre 4 e 7/9) no Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), na cidade de Boituva (interior de SP). O evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq).

A disputa foi bastante acirrada entre os participantes durante todo o tempo. Após cada salto, os resultados traziam uma melhora dos concorrentes, mas os FALCÕES, desde a primeira rodada, mantiveram a dianteira e fizeram prevalecer a técnica e o resultado dos treinamentos realizados, acumulando 110 pontos, 12 à frente do segundo colocado. A equipe da FAB registrou, inclusive, o recorde na categoria intermediário, com 17 figuras nos 35 segundos de queda livre durante a oitava rodada.

A Formação em Queda Livre é uma modalidade desportiva proveniente do emprego militar do paraquedismo. Quatro atletas realizam várias figuras em queda livre utilizando o próprio corpo, demonstrando destreza e precisão no controle do tempo e do espaço para a execução dos movimentos que são filmados em pleno voo por um quinto paraquedista. Cada toque nos braços e/ou pernas (“chamados de gripe”) entre os atletas, durante a queda livre de 35 segundos, acumula pontos. O resultado é dado pela avaliação da filmagem pelos árbitros da prova que contabilizam o maior número de figuras pré-determinadas, e ao final de 10 rodadas, o vencedor é a equipe que mais pontos marcou com o menor número de penalidades.

Todos os presentes reconheceram e elogiaram a equipe pela disciplina, padronização dos uniformes e equipamentos e até mesmo o comportamento de união e cooperação na área da competição. Além, é claro, da performance dos atletas em queda livre e no circuito para pouso, quando os FALCÕES sempre descreviam desenhos no azul do céu, uns após os outros, no que ficou conhecido por “cobrinha show”, ou serpente.

A Equipe Falcões é composta por militares das mais diversas Unidades Operacionais da FAB, que treina nos intervalos de suas atividades profissionais para representar a Aeronáutica nos quatro cantos do Brasil e também no exterior.

“O resultado é fruto de muito empenho e trabalho de todos os integrantes da equipe. Mas é indispensável agradecer também aos respectivos comandantes, chefes e a todos aqueles que incentivaram e ajudaram os FALCÕES, Equipe de Salto Livre da Aeronáutica. A vitória espelha realmente um trabalho de equipe”, afirmou o Coronel-Aviador Elson Passos, coordenador da Equipe Falcões.

Assista aqui um dos saltos que valeram o pódio para a equipe Falcões

Ouça aqui a entrevista com o Sargento Antônio Augusto Batista dos Santos, capitão do time Falcões

Fonte: Agência Força Aérea/Equipe Falcões



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented