Emoção no Dia da Pátria em Brasília
A emoção teve muitas cores na manhã do dia 7 de Setembro em Brasília. Com o lema "Viva o Brasil que existe em cada um de nós", a comemoração emocionou mais de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Comandantes das Forças Armadas e de autoridades civis e militares, assistiu ao desfile que teve desde tropas armadas até grupos culturais. Logo na abertura, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, sobrevoou o público e tingiu o céu da capital do país com as cores da bandeira nacional.
Após a passagem do Fogo Simbólico da Pátria, que representa o patriotismo do povo brasileiro, desfilaram ex-combatentes, militares que integraram missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), escolas militares, o Colégio Militar de Brasília, tropas da Forças Armadas e Auxiliares, escolas públicas e privadas, e os grupos que mostraram tradições regionais, danças e apresentações musicais.
Durante o desfile militar, a Força Aérea Brasileira foi representada por mais de 500 militares, incluindo os cadetes da Academia da Força Aérea e um grupamento formado somente por mulheres. No céu, caças Mirage 2000, F-5, A-1 impressionaram com a velocidade, seguidos por uma formação liderada por um KC-130, que faz missões de reabastecimento em voo, e aeronaves C-105 Amazonas, presentes em todo o território nacional em missões de transporte.
Ao final, a Esquadrilha da Fumaça retornou para sua tradicional apresentação e arrancou aplausos da multidão.