|

Adidos militares estrangeiros visitam Região Amazônica





A Região Amazônica foi palco de uma visita de estudos da Comitiva de Adidos Estrangeiros no Brasil. Nos dias 30 e 31 de agosto, militares da Alemanha, Chile, Coréia do Norte, Egito, Equador, Índia, Indonésia, México, Rússia e Venezuela, ciceroneados pelo Brigadeiro-do-Ar Lúcio Alves Ângelo, Chefe da Segunda Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica, visitaram as instalações da Base Aérea de Belém e suas unidades aéreas, do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA). Na oportunidade, os estrangeiros puderam conhecer um pouco mais das particularidades da região e das missões que a Força Aérea Brasileira desenvolve nessa importante área do País.

O Tenente-Coronel Aviador Marco Aurélio Clarim Pereira, que acompanhou a comitiva, explica que a reciprocidade diplomática é fundamental para a manutenção dos laços de cooperação e proximidade entre as nações. “Essas viagens de estudo possibilitam o intercâmbio militar e cultural entre as diversas nações amigas. Anualmente, é escolhida uma região do Brasil para que os representantes estrangeiros possam conhecer um pouco mais as peculiaridades do nosso País. Como essas visitas são recíprocas, tanto os adidos estrangeiros no Brasil como os adidos brasileiros no exterior participam desses estudos práticos para que possam adquirir conhecimentos fundamentais para o bom assessoramento dos seus respectivos comandantes”, explica.


COMARA- A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) recebeu a Delegação dos Adidos Militares acreditados no Brasil no dia 30. Os visitantes, acompanhados do comandante da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro-do-Ar Lúcio Alves Ângelo, participaram de uma palestra em que foram apresentadas as características da COMARA, seus objetivos, desafios de construir em localidades tão inóspitas e as soluções de transporte de insumos utilizadas para prover os 24 canteiros de obra onde desenvolve projetos atualmente.

A comitiva visitou, ainda, a Sala de Guerra, departamento da Comissão de Aeroportos responsável pela comunicação da sede da COMARA com os seus canteiros de obra. É de onde saem as informações que municiam o briefing diário realizado com todos os oficiais da organização militar com a finalidade de planejar as atividades em cada uma dessas localidades para o dia.

A viagem a Belém teve um gosto especial para o Contra-Almirante Mexicano German Ruiz Martinez, que esteve pela primeira vez na capital paraense em 1975, durante a viagem de estudos dos Aspirantes da Escola Naval do México. O contra Almirante diz ter percebido uma evolução muito grande na estrutura da cidade, que está cada vez maior e mais moderna. Sobre a vinda à COMARA, ele se diz orgulhoso de ter conhecido o trabalho realizado para o desenvolvimento e integração da Amazônia, uma região diferente de qualquer outra no mundo.

Adido Militar - É um membro das forças armadas que serve em uma embaixada como representante do sistema de defesa de seu país. Desempenha funções como o assessoramento do embaixador e do pessoal diplomático na área militar e de segurança e a defesa dos interesses de seu país. De acordo com a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, de 1961, o Adido para a Defesa (AD) é considerado membro da missão diplomática e goza de total imunidade.

Fonte: Agência Força Aérea/I COMAR



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented