|

TAM lança novidades em seu projeto de varejo para incentivar o uso do transporte aéreo








Venda de passagens nas Casas Bahia, novos produtos e campanha de marketing com Ivete Sangalo são algumas das ações para aumentar a demanda, incluindo a nova classe média brasileira

São Paulo, agosto de 2010 — A TAM Linhas Aéreas está lançando um conjunto de ações para incentivar o uso do transporte aéreo. A partir do dia 8, com um novo projeto de varejo, a companhia aérea vai reforçar sua atuação para tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população brasileira.


A TAM vai instalar estandes de venda de passagens em filiais das Casas Bahia e dará continuidade ao plano de inaugurar franquias da TAM Viagens para chegar a um número maior de cidades em todo o país. A companhia aérea também está criando uma série de produtos voltados para o público emergente e para os que já são usuários de seus serviços.

“A TAM é para todos. O fortalecimento da economia brasileira nos últimos anos aumentou o poder de consumo no país. É preciso provar para essa nova classe média que o conforto de voar não é mais um privilégio de poucos”, afirma Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas. “Para isso, vamos atuar em várias frentes: pontos de venda espalhados por todo país, começando por São Paulo; novas linhas de financiamento; campanha publicitária; e produtos voltados a esse novo público”, completa.

Como 75% dos passageiros da TAM viajam a negócios, eles se concentram entre 7h e 10h e entre 16h e 20h. Os passageiros que viajam a lazer, mais sensíveis a preço, portanto, podem ser direcionados para voos no começo da tarde e à noite. Entre 10h e 17h e entre 20h e 6h, viagens de avião pela TAM são extremamente competitivas com as de ônibus.

“Já oferecemos bilhetes mais baratos em voos fora dos horários de pico, e queremos agora expandir o canal de acesso”, explica o presidente da empresa. “A estrutura atual da TAM – com seu porte, sua frota e suas rotas – permite ampliar o atendimento sem mudar a qualidade do serviço que oferecemos aos nossos passageiros. Voar com qualidade: é isso que queremos democratizar”, destaca Barroso.

Inicialmente, a companhia terá estandes de vendas nas filiais das Casas Bahia da Praça Ramos, da Vila Nova Cachoeirinha e de São Mateus, em São Paulo. Nelas, será possível parcelar o valor das passagens em até 12 vezes, no cartão ItaúCard/TAM, ou no cartão de crédito das Casas Bahia, bandeiras Visa e Mastercard. A parcela mínima será de R$ 20.

Após o projeto piloto, a previsão é expandir a presença para outras lojas da rede varejista. A TAM também vai vender passagens aéreas pelo site das Casas Bahia. “A parceria com uma empresa tão reconhecida e relevante para esse novo público que quer viajar de avião nos aproxima dessas pessoas”, diz Barroso, lembrando que a TAM já esteve presente em duas edições consecutivas das Super Casas Bahia, evento realizado pela rede varejista anualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A empresa também dará continuidade ao plano de inaugurar franquias da TAM Viagens para chegar a um número maior de cidades em todo o país. “Nosso plano é ter 200 lojas até 2012. O que desejamos é que novos públicos percebam que podem viajar conosco e tenham acesso aos nossos canais de venda”, afirma Paulo Castello Branco vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM.

Além de novas lojas, a TAM terá novos produtos, desenhados especialmente para os novos clientes que quer atrair. O Giro TAM, por exemplo, é destinado a universitários. “Um único bilhete vai permitir fazer três paradas antes de chegar ao destino final”, explica Castello Branco.

Por fim, a companhia aérea desenvolveu mais canais de relacionamento com esses novos públicos. O site www.tam.com.br/comoviajar estará no ar a partir de 8 de agosto e terá vídeos com conteúdo didático destinados especialmente aos passageiros entrantes. Uma cartilha impressa com informações para quem voa pela primeira vez também começará a ser distribuída nos aeroportos.

A cantora Ivete Sangalo vai ser a estrela da campanha publicitária do novo projeto de varejo. “Por falar com todos os públicos e ter os atributos que desejamos, Ivete vai tornar acessível a mensagem que desejamos passar para os novos públicos que queremos atingir. Vai nos ajudar a mostrar que a TAM é para todos. Essas são as primeiras ações. Outras virão”, afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da companhia. “Todas as peças vão exibir preços e possibilidades de parcelamento para mostrar que viajar de TAM é possível”, complementa.

Desde 2006, a TAM vem trabalhando com foco no varejo. Lançados naquele ano, os Perfis de Tarifas possibilitam àqueles que têm flexibilidade de data e horário para suas viagens obter tarifas mais baratas. Além disso, as MegaPromos em alguns fins de semana do ano (quando são vendidas passagens com até 90% de desconto), o site Ofertas TAM, os estandes de venda nas Super Casas Bahia e a instalação, em 2009, de uma loja TAM Viagens no Centro de Tradições Nordestinas são outras frentes em que a companhia vem atuando.

Fonte: TAM




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented