|

Aspirantes Intendentes da Academia da Força Aérea realizam estágio prático em Belém





Aspirantes Intendentes em visita à COMARAUm grupo com 32 Aspirantes Intendentes de todo o Brasil visitou a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, sediada em Belém. A viagem de estudos faz parte do encerramento do Estágio Prático para Aspirantes-a-Oficial Intendente (EPAINT), realizado na Diretoria de Intendência (DIRINT), de março a agosto, com os militares recém-formados da especialidade pela Academia da Força Aérea (AFA).

O EPAINT é uma atividade sistêmica coordenada pela Subdiretoria de Encargos Especiais (SDEE) e o seu fim específico é complementar, de modo essencialmente prático, a formação acadêmica recebida na AFA. O aprendizado acontece no ambiente de diversas Organizações Militares da Aeronáutica, onde os futuros oficiais têm contato com as diversas áreas geridas pelo Intendente.

O estágio ocorre, na maior parte do tempo, na cidade do Rio de Janeiro por ser uma localidade que possui 16 unidades gestoras executoras, o que facilita a realização das atividades complementares nas diversas áreas de atuação da especialidade, além de possibilitar a coordenação muito mais próxima da SDEE.

Durante este período de treinamento, o estagiário compreende como ocorre a execução dos diversos processos da área, além de inteirar-se dos processos de tomada de decisão, gestão de equipes, liderança e avaliação de desempenho, próprios ao nível dos cargos que poderá assumir depois de concluído o EPAINT.Aspirantes Intendentes em obra da COMAR em Tiriós

A visita à COMARA como parte do estágio acontece desde 2006. A unidade foi incluída na programação por se tratar de uma Organização Militar que desenvolve diversas atividades nas áreas de logística e de engenharia.

“Os Aspirantes acabaram de participar de um estágio de intendência operacional, aqui na COMARA, temos exemplos reais de várias tarefas que eles estudaram e que treinaram em exercícios simulados, como o planejamento dos três modais de transporte - fluvial, terrestre e aéreo”, explica o Coronel-Intendente Sérgio Luiz Vieira da Cunha, coordenador do estágio.

O Coronel destacou ainda que no universo de atividades atribuídas à Intendência, a COMARA consegue ser referência na área de logística por ser uma instituição que tem que trabalhar prevendo diferenciadas características sazonais e meteorológicas, grandes distâncias e dificuldade de acesso. “O trabalho precisa ser sincronizado e planejado para que dê tudo certo na missão”, diz.

Tiriós - Além da sede da COMARA, a comitiva visitou o Porto Fluvial Brucutu, de onde saem as balsas e empurradores que guarnecem as obras da Organização e um dos locais em que ela está atuando, Tiriós, na fronteira do Brasil com o Suriname. Na Localidade, a Comissão está concluindo a ampliação da pista de pouso e a construção de oito residências para o Pelotão de Fronteira do Exército Brasileiro.

Para o Aspirante Tiago Wanderley Limoeiro, a Comissão de Aeroportos é uma unidade completa do ponto de vista logístico, pois nela é possível ter uma visão real de como a atividade de previsão deve ser empregada para conseguir subsidiar as várias empreitadas da instituição.

Fonte: Agência Força Aérea/ COMARA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented