|

Alunos do ITA conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática





Um total de 330 estudantes de cerca de 100 universidades do mundo inteiro, representando 38 países, disputaram,entre os dias 24 e 30 de julho, a 17th International Mathematical Competition for University Students (IMC), realizada em Blagoevgrad, na Bulgária. O desafio é solucionar, em duas sessões de cinco horas cada, problemas das áreas de álgebra, análise (real e complexa) e análise combinatória. Cada item deve ser precisamente formulado, incluindo a apresentação do resultado de forma detalhada.

Entre os brasileiros, o destaque foi Régis Prado Barbosa, aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que ficou na 23ª posição geral e foi o único brasileiro a conquistar medalha de ouro este ano. Outros alunos do ITA que conquistaram medalhas foram Guilherme Rodrigues Nogueira de Souza (prata) e Carlos Henrique Melo Souza (bronze). Também participaram do evento os alunos do ITA Caio Ishizaka Costa, Paulo André Carvalho de Melo e Rafael Endlish Pimentel, que obtiveram menções honrosas. A equipe do ITA foi acompanhada pelo Prof. Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação.

Na classificação por universidades, onde se computa a média de pontos dos três melhores alunos da equipe, o ITA ficou em 1º lugar entre as universidades brasileiras e terminou na 20ª posição na classificação geral. Outras universidades brasileiras que estiveram presentes foram: UFMG, IME, UFRJ, USP-SP, USP-São Carlos, UFC, Unicamp, UFSC, PUC-Rio e Unesp. Neste ano os alunos brasileiros conquistaram um total de nove medalhas: uma de ouro, duas de prata e seis de bronze.

Fonte: Agência Força Aérea/ITA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented