|

Alunos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais visitam I COMAR





Um grupo de 45 oficiais do Curso de Política e Estratégia Aerospaciais (CPEA) da Escola de Comando e Estado-Maior da Força Aérea Brasileira (ECEMAR) estiveram em visita a Belém, no último dia 10, para conhecerem as estratégias de defesa da Região Norte do Brasil.

O objetivo do curso é aprimorar e preparar os oficiais superiores para a condução da Força Aérea Brasileira através de altos estudos estratégicos e visitas práticas por todo o País. Por ser a região amazônica uma área de extrema importância geopolítica mundial, este evento é considerado ponto alto por apresentar, de forma explícita, as singularidades do cumprimento da missão de garantir a soberania do Brasil na maior floresta do planeta, de acordo com as diretrizes de interoperabilidade entre as três Forças previstas na Estratégia Nacional de Defesa.

A programação incluiu palestras seguidas de debates com os Comandantes do I COMAR, Major-Brigadeiro-do-Ar Odil Martuchelli Ferreira; da 8ª Divisão de Exército/8ª Região Militar, General de Divisão Carlos Alberto de Souza Peixoto; e o Chefe do Estado-Maior do 4º Distrito Naval, Capitão-de-Mar-e-Guerra João Carlos Gomes Duarte. O Major-Brigadeiro-do-Ar Odil Martuchelli Ferreira discorreu sobre o histórico, aspectos regionais e o trabalho desenvolvido pelo I COMAR e as Unidades sediadas na região, enfatizando a logística utilizada pela FAB para garantir a soberania do espaço aéreo do país, bem como as ações cívico-sociais e de apoio à comunidade carente.

O Exército Brasileiro focou sua apresentação na realidade da Amazônia Oriental, como o grande vazio demográfico, a extensa linha de fronteira, as imensas riquezas naturais, as reservas florestais, os fatores sócio-econômicos, as questões indígenas, os movimentos sociais e as adversidades da hiléia. A Marinha do Brasil ressaltou sua tarefa de executar operações navais, fluviais e de fuzileiros navais para controlar as atividades relacionadas à segurança da navegação costeira, supervisão de atividades de patrulha, polícia naval, socorro e salvamento marítimo nos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí, área que representa cerca de 23% do território nacional.

COMARA
Encerrando o ciclo de palestras, a comitiva foi apresentada à Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), instituição que há 53 anos é a responsável por projetar, construir e equipar aeroportos, pistas e demais edificações na Região Amazônica e demais localidades do país no interesse do Comando da Aeronáutica.

Sobre a visita à sede da Comissão, o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro-do-Ar Stefan Egon Gracza, considera um momento importante dentro do conteúdo programático do curso, visto que a unidade possui um papel marcante na ocupação e integração da região. “A COMARA é responsável pela construção de pistas, residências, instalações e demais obras que possibilitaram a ocupação do nosso território e a proteção das nossas mais distantes fronteiras. Poder ir ver, in loco, estas ações possibilita uma interação maior dos alunos com o trabalho executado pela Comissão, que é uma Organização Militar com características tão diferenciadas dentro da Força Aérea, empregando desde balsas e empurradores até veículos de transporte aéreo e terrestre”, explica.

Além da visita às instalações da sede, os alunos conheceram também o Porto Fluvial Brucutu, que passa por uma readequação para atender ao aumento da demanda de reforma e construção de balsas e empurradores. Esses equipamentos são responsáveis pelo transporte dos insumos necessários para a execução das obras realizadas nos 24 canteiros em que a COMARA tem atuação, sendo as embarcações o único meio de transporte em toda a região. Por ano, chegam a ser transportados cerca de 40 mil toneladas em material e equipamentos nas 14 balsas e 9 empurradores da Comissão. Segundo o Coronel de Artilharia do Exército Brasileiro, Júlio César Natividade, “é muito gratificante saber que a Força Aérea desenvolve um sério trabalho no ramo de embarcações e engenharia naval para cumprir o seu dever de construir aeródromos nos mais distantes locais da Floresta Amazônica”, disse.

A comitiva continua sua viagem pela Amazônia seguindo para Manaus, onde os seus integrantes poderão conhecer um pouco mais sobre as especificidades da área do Sétimo Comando Aéreo Regional (COMAR VII).

Fonte: I COMAR e COMARA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented