Aeroporto de Manaus discute controle de avifauna
O Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) sediou a oitava reunião da Comissão do Perigo da Fauna (CPPF) na manhã da última quarta-feira (18/8), no auditório do Terminal de Passageiros 1. O encontro faz parte do programa de Controle de Avifauna nos aeroportos da rede Infraero.
O principal objetivo do programa é reduzir o número de colisões de aves e animais com aeronaves. Além disso, busca-se disseminar uma cultura de descarte adequado de resíduos orgânicos (lixo urbano), preservando o meio ambiente e eliminando focos atrativos de avifauna no entorno do aeroporto.
Para que essas metas sejam alcançadas, são adotadas ações buscando reduzir a presença de aves no espaço aéreo do aeroporto e nas proximidades, como em rampas de aproximação e decolagem. Entre estas, a promoção de atividades voltadas à sensibilização dos moradores dos bairros do entorno do sítio aeroportuário, para colaborar com a eliminação de áreas que possam atrair animais.
Na abertura da reunião, o superintendente do aeroporto, Aldecir de Oliveira Lima, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela comissão e reiterou a parceira da Infraero com os órgãos e empresas integrantes da CPPF. “Estamos à disposição para prestar o suporte necessário às atividades”, destacou.
Estiveram presentes na reuinão representantes da Infraero, do Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e companhias aéreas.
Fonte: INFRAERO