|

Academia da Força Aérea sedia compeonato esportivo para cadetes das três Forças Armadas





A Academia da Força Aérea (AFA) é sede, no período de 26 de agosto a 3 de setembro, da XLIV NAVAMAER, tradicional campeonato esportivo organizado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) que envolve aspirantes da Escola Naval (EN), cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da AFA, as três escolas de formação de oficiais das Forças Armadas. O evento tem como objetivo estimular a camaradagem entre os futuros oficiais e desenvolver nos aspirantes e cadetes o gosto pela prática dos desportos.

Cerca de 600 atletas estão em Pirassununga (SP), competindo em diversas modalidades esportivas, a saber: vôlei, futebol, basquete, pólo-aquático, natação, atletismo, esgrima, orientação, tiro esportivo, judô e pentatlo militar.

A solenidade de abertura aconteceu no dia 26 de agosto, no Estádio Olímpico da AFA, e contou com a presença das seguintes autoridades: Major-Brigadeiro-do-Ar Robinson Veloso Filho – Comandante da Universidade da Força Aérea e Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, General-de-Brigada Edson Leal Pujol – Comandante da AMAN, Brigadeiro-do-Ar Roberto Carvalho, Comandante da AFA, e Contra-Almirante Leonardo Puntel, Comandante da EN.

Durante a Cerimônia, atletas destaque conduziram a tocha olímpica e o Cadete Intendente Santos acendeu a Pira Olímpica, cuja chama permanecerá acesa durante todo o período de competição, simbolizando a busca pela superação dos índices, sem perder de vista o espírito de companheirismo e lealdade.

Nessa edição, a EN, a AMAN e a AFA homenagearam, respectivamente, por seus anos de excelentes serviços dedicados ao desporto civil e militar, os Professores Raul Amaia, Euclides da Cunha Pinto e Sami Mehlinsky.

Criada em 1962, a sigla NAVAMAER origina-se da junção das primeiras letras das palavras Naval, AMAN e Aeronáutica. O evento, além de ser um momento de congraçamento entre os aspirantes e cadetes das três escolas, estimula a troca de experiências entre os futuros oficiais das Forças Armadas brasileiras e desenvolve atributos fundamentais para todos os militares, como o espírito de corpo, a liderança, a vontade, a garra e a iniciativa. As disputas ocorrem em estrita obediência às regras desportivas de cada modalidade e, principalmente, fundamentadas na lealdade, na disciplina e no companheirismo.

O campeonato é, ainda, uma seletiva para o XX Campeonato Sul-Americano de Cadetes, que acontecerá do dia 11 a 19 de setembro, no Equador. Fotos e resultados das competições serão atualizados diariamente no site do evento: www.navamaerafa.com.br

Fonte: AFA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented