|

Tráfego aéreo global cresce 11,9% em junho






Alberto Komatsu

O tráfego aéreo mundial de passageiros mostrou em junho expansão de 11,9%, um forte crescimento como sinal da recuperação diante do impacto da crise em 2009. A avaliação é da Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata).

Ano passado, a Iata considerou o desempenho da demanda aérea global o pior da história, com recuo de 3,5%. O transporte aéreo de cargas também teve forte crescimento em junho, de 53,8% em relação a igual período de 2009.

"A indústria continua a se recuperar mais rápido do que o esperado, mas com nítidas diferenças regionais", afirmou o presidente da Iata, Giovanni Bisignani, por meio de comunicado. "Permanecemos cautelosamente otimistas", acrescentou ele.

Por regiões, o maior crescimento veio da África, com 21,3% na comparação com o mesmo mês de 2009. Segundo a Iata, essa expansão foi impactada pelo movimento de turistas por causa da Copa do Mundo de Futebol, realizada entre 11 de junho e 11 de julho.

As companhias aéreas do Oriente Médio levaram o continente a registrar a segunda maior taxa de crescimento em junho, com expansão de 18% no volume de passageiros transportados. Esse crescimento, segundo a Iata, foi impulsionado pela forte economia local. O desempenho do Oriente Médio também foi alavancado pela habilidade das empresas de atrair o tráfego de longa distância para centros de distribuição de voos.

A região Ásia-Pacífico apresentou a terceira melhor performance em junho, com taxa de expansão de 15,5% diante do mesmo período de 2009. Para a Iata, esse crescimento foi puxado basicamente pela China, que "continua a ser o motor de crescimento da região".

A América Latina ficou com a quarta maior taxa de crescimento do fluxo de passageiros em junho, ou 14,7% na comparação com igual mês de 2009. O Brasil teve peso decisivo, pois a sua demanda interna teve expansão de 16,8% em junho, o décimo terceiro mês consecutivo de expansão.

O tráfego de passageiros na América do Norte cresceu 10,8% em junho, diante do mesmo período de 2009. A avaliação da Iata é a de que está contribuindo para essa reação a recuperação dos resultados financeiros das companhias da região. A Europa ficou na lanterna, com crescimento de 7,8%. A Iata avalia que as empresas europeias estão crescendo à metade da velocidade das demais regiões por causa do lento crescimento econômico do continente.

Fonte: VALOR ECONÔMICO, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented