|

E-passaporte será testado em dezembro





Documento com chip armazena dados biográficos e biométricos, como fotografia com melhor resolução. Teste real do passaporte azul brasileiro novo deve começar pelo aeroporto internacional de Brasília, diz a PF

Ainda neste ano deve começar a ser emitido o passaporte com chip no Brasil. A nova tecnologia irá armazenar dados biográficos (nome, data de nascimento, sexo etc.) e biométricos (impressões digitais e fotografia do rosto) com mais qualidade e segurança, de acordo com a Polícia Federal.

O passaporte azul, emitido atualmente, contém dados biométricos, mas a fotografia possui resolução baixa em comparação com a fotografia que será armazenada no novo passaporte eletrônico, ou e-passaporte, como será chamado o documento. A ideia é inicialmente testar a tecnologia no aeroporto internacional de Brasília a partir de dezembro.

"Vamos ter a segurança do chip, que dificulta o acesso aos dados", afirma Eduardo de Mattos Hosannah, chefe da Divisão de Documentos e Viagens do Ministério das Relações Exteriores.

Ainda de acordo com ele, outra vantagem é que será mais difícil falsificar o e-passaporte. "O código de barras do passaporte azul, o atual, era uma segurança quando não havia o chip." Além da segurança, o chip, diz a Polícia Federal, deve dar mais rapidez no processo de migração.

Em aeroportos cada vez mais lotados, a tecnologia agilizaria as filas ao não exigir conferência por um funcionário -a previsão é que o passageiro seja liberado em até oito segundos.

O objetivo é implementar portais de autoatendimento migratório, que funcionam "com o mínimo de interferência humana". A expectativa é a de que até Copa de 2014 os portais estejam funcionando no país.

Esses portais de autoatendimento já existem em países como Portugal, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

MAIS CARO

Economia de gastos com pessoal e de espaço necessário para o controle de fronteiras nos aeroportos e filas menores estão entre as vantagens citadas pela PF. Mas, para o turista, a novidade significa, infelizmente, abrir mais o bolso. De acordo com a Polícia Federal, o atual valor para emissão do passaporte, de R$ 156,07, subirá em dezembro porque será reajustado -o órgão não informa de quanto será o aumento.

Sem dar prazos, a PF diz acreditar que "dentro de pouco tempo" a Organização da Aviação Civil Internacional deverá estabelecer uma norma fixando prazo de implementação do chip em todos os passaportes. A Folha entrou em contato com o órgão, mas não obteve resposta.

VERDE ANACRÔNICO

O passaporte verde, que hoje é emitido em casos de urgência, não vai mais existir. Novamente sem dar prazos, a PF informa que "em breve" haverá uma nova caderneta, de cor azul clara, para casos de emergência.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented