|

Instituto Tecnológico de Aeronáutica realiza colação de grau de 302 alunos de Mestrado e Doutorado






Mais de 300 alunos participaram, neste sábado (12 de junho), da solenidade de colação de grau das turmas 2010 de pós-graduação stricto sensu do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Na ocasião foram conferidos os diplomas aos formandos dos cursos de Doutorado (28), Mestrado (159) e Mestrado Profissional (115), oferecidos pelo Instituto. Durante o evento foram entregues certificados aos autores das melhores teses de mestrado e doutorado defendidas em 2009-2010.

As atividades de pós-graduação no ITA, pioneiro no País nesta modalidade de ensino em Engenharia, tiveram início em janeiro de 1961. Em 1970, o Instituto foi incluído entre os centros de excelência em pós-graduação em Engenharia pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O credenciamento dos cursos em nível de mestrado e doutorado, pelo Conselho Federal de Educação (CFE), ocorreu em 1975 e 1981, respectivamente. E, em função dos conceitos recebidos, desde 1995, os cursos de pós-graduação ministrados no Instituto estão credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em 2002, teve início o Programa de Mestrado Profissionalizante, cujos cursos de Engenharia Aeronáutica e Mecânica foram, também, reconhecidos pela CAPES. O primeiro título de Mestre foi conferido em 1963 e o de Doutor, em 1970.

Os cursos de Mestrado e Doutorado são oferecidos pelo ITA através dos programas de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Física e Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica. Em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, áreas de estudo são Aerodinâmica, Propulsão e Energia; Mecânica dos Sólidos e Estruturas; Física e Química dos Materiais Aeroespaciais; Produção; Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica; e Mecânica e Controle do Vôo. Em Engenharia Eletrônica e Computação, as linhas de pesquisa são Dispositivos e Sistemas Eletrônicos; Informática; Microondas e Optoeletrônica; Sistemas e Controle; e Telecomunicações. Em Física, as áreas são Física Atômica e Molecular; Física Nuclear; e Física de Plasmas. Já em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, os estudos são concentrados em Transporte Aéreo e Aeroportos; e Infraestrutura Aeroportuária.

Já o curso de Mestrado Profissional é oferecido através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica e contempla as seguintes áreas: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeroespacial, Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada e Turbinas a Gás. Atualmente estão matriculados na Pós-Graduação 1.084 alunos; Doutorado, 352; Mestrado, 424; e Mestrado Profissional, 308. A formatura deste sábado acontecerá no Auditório Lacaz Netto. Os formandos terão como paraninfo o Senador Cristovam Buarque (PDT/DF).

Fonte: ITA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented