|

Voos podem ser prejudicados por seis meses








Somente ontem mais da metade das viagens aéreas na Europa foram canceladas devido às cinzas do vulcão

A paralisação do tráfego aéreo se estendia ontem pela Europa e ameaçava se prolongar pelo fim de semana, com as nuvens de cinzas expelidas pelo vulcão em erupção na Islândia deixando no solo os aviões e viajantes em todo o mundo. Dos 28 mil voos diários habituais no espaço aéreo europeu, cerca de 17 mil foram cancelados, segundo a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol). Vulcanólogos dizem que, se a erupção na Islândia continuar, as cinzas podem causar problemas ao tráfego aéreo por até seis meses.

Ontem, vários países, como Dinamarca, Reino Unido, Holanda, Bélgica e Finlândia, entre outros, foram obrigados a prolongar a suspensão dos voos. Outras nações, até então poupadas, se juntaram à lista: os países bálticos, grande parte da República Tcheca – incluindo Praga –, a Áustria e quase toda a Polônia, incluindo a região da Cracóvia, onde um grande número de delegações deve se reunir amanhã para o funeral do presidente Lech Kaczynski, morto em um acidente de avião na Rússia.

O caos impediu o deslocamento de milhares de viajantes, em particular no Reino Unido, onde o feriado escolar da Páscoa termina neste fim de semana.

– Já não conseguimos voo para hoje (ontem), mas apenas para sábado e por outra companhia aérea. É um grande transtorno porque preciso trabalhar e as crianças começam a escola segundafeira – disse à agência Lusa António Sal, um português que vive com a mulher e duas filhas em Londres.

Em outras partes da Europa, o tráfego estava fortemente reduzido.

Todos os aeroportos do norte da França, entre eles o Roissy-Charles de Gaulle e o Orly, permaneciam fechados ontem.

Na Alemanha, o tráfego foi interrompido em vários aeroportos e, principalmente, em Frankfurt, no oeste, o terceiro maior da Europa. O aeroporto da capital búlgara Sófia cancelou todos os seus voos.

Ir onia Por ironia do destino, o tráfego aéreo islandês era um dos poucos a estar totalmente liberado.

A nuvem de cinzas deverá continuar a perturbar os céus europeus. Na Islândia, especialistas advertiram que a erupção poderá durar pelo menos algumas semanas.

Entretanto, alguns sinais de retorno à normalidade pareciam surgir. Quase todo o espaço aéreo irlandês foi reaberto e o da Suécia reabriu progressivamente, assim como na Noruega.

O caos no velho continente também afetou o Brasil e outros lugares do mundo. Pelo menos nove voos que deveriam deixar o aeroporto do Galeão, no Rio foram cancelados ontem. Outros quatro voos que deveriam chegar ao Brasil pela manhã – três no aeroporto de Guarulhos e um no Galeão – também foram cancelados.

A Eurocontrol indicou que dos 300 voos previstos ontem dos Estados Unidos para a Europa, apenas 100 voos conseguiram decolar.

A erupção no vulcão que fica sob a geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, começou na quartafeira, levantando uma coluna de cinzas com até 11 quilômetros de altura. As autoridades dizem que o vulcão subterrâneo continua expelindo magma, e mesmo que a erupção ceda nos próximos dias, o vulcão pode continuar jogando cinza nos céus europeus.

Fonte: JORNAL DO BRASIL, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented