|

Passageiro no Brasil conta com 130 voos por dia para 30 países






Ampliação de acordos bilaterais e liberdade tarifária motivaram o crescimento de 63% nas rotas internacionais nos últimos sete anos

Brasília, 12 de abril de 2010 – Conectividade. Para o usuário de transporte aéreo que planeja ir ao exterior, quanto mais opções de destinos e companhias, melhores serão as possibilidades de encontrar uma viagem adequada, seja a negócios ou a lazer. No Brasil, essa conectividade nunca foi tão alta: segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), são 920 decolagens todas as semanas para 30 países, cerca de 130 voos por dia – isso sem considerar os voos exclusivamente cargueiros e as possibilidades de conexão para qualquer destino.

Comparado a 2003, época de forte tráfego partindo do Brasil, o número representa um crescimento de quase 63,4% nas freqüências internacionais. Naquele ano, o passageiro podia partir do Brasil para 26 países. Hoje, há voos para 30 países – com o acréscimo de Emirados Árabes, Israel, Turquia, China e Cabo Verde. Somente as rotas diretas para Cuba deixaram de ser oferecidas.

As companhias brasileiras expandiram em 43,7% suas operações para o exterior, com 100 novos voos: de 229 decolagens por semana em 2003 – feitas pela Varig, TAM e Meta – para 329 atualmente, com o surgimento da Gol/Varig e o crescimento da TAM nesse mercado. Já as empresas estrangeiras que voam para o Brasil, cresceram no mesmo período 76,9%: eram 31 companhias no ano de 2003, com 334 frequências, e passaram a ser 42 empresas neste ano, com 591 partidas semanais do país.

Além da queda do dólar, que motivou as viagens para o exterior, as razões para essa expansão também passam pela negociação de acordos aéreos entre o Brasil e outros países e a liberdade tarifária, que acabou com o preço mínimo das passagens aéreas nas rotas internacionais.

Somente nos anos de 2008 e 2009, a ANAC renegociou 26 dos 71 acordos bilaterais mantidos pelo país. O foco da Agência está na ampliação da capacidade de voos permitidos e nas condições para que as companhias ofereçam rotas de longo curso, inclusive passando por terceiros países. Com isso, há muito mais opções de escalas e conexões em diferentes países, para que o passageiro possa escolher aquela mais adequada à sua necessidade.

Ao mesmo tempo, o fim das tabelas de preços mínimos para os voos internacionais partindo do Brasil motivou o interesse das companhias aéreas por oferecer mais serviços no país. A liberdade tarifária será completa no dia 23 de abril e com ela as empresas podem praticar promoções, em especial em períodos de baixa temporada, o que era limitado quando as tarifas eram controladas.

Voos a partir do Brasil

País de destino

Decolagens por semana

África do Sul

7

Alemanha

21

Angola

7

Argentina

210

Bolívia

13

Cabo Verde

1

Canadá

7

Chile

49

China

2

Colômbia

14

Emirados Árabes

7

Espanha

30

Estados Unidos

194

França

46

Guiana

2

Guiana Francesa

4

Holanda

6

Inglaterra

17

Israel

3

Itália

20

México

12

Panamá

35

Paraguai

28

Peru

34

Portugal

58

Turquia

3

Suíça

6

Suriname

3

Uruguai

67

Venezuela

14

Total

920

Fonte: ANAC


Fonte: ANAC



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented