|

FAB finaliza participação na Operação Angel Thunder





Após duas semanas de intensa atividade, militares da FAB finalizam participação na Operação Angel Thunder (23/04), ocorrida na cidade de Tucson, Arizona-EUA.

“Foi feito um trabalho conjunto entre os pilotos brasileiros e americanos, com troca de idéias sobre como cada Força opera suas aeronaves. Ficamos muito impressionados com a pró-atividade dos oficiais brasileiros.” assim definiu o responsável pelas equipes estrangeiras no exercício, o Coronel John Alvarez, da Força Aérea Americana.

Durante a Operação foram feitas diversas missões com níveis variados de complexidade em que se objetivava o resgate de pessoal em combate ou em situações de perigo. Os militares brasileiros puderam voar nas aeronaves HH60 – Pave Hawk e no HC-130, e estarem inseridos em cenários com a presença de tropas inimigas, assim como, em situações de calamidades, como terremotos.

Foi possível junto aos militares americanos conhecer as mais modernas técnicas e metodologias neste tipo de missão, que foram aplicados em recentes conflitos em que os EUA participaram.

Para o Tenente Coronel Luiz Marques de Lima, Comandante do 5º/8º Grupo de Aviação, a FAB está vivenciando um momento histórico: “Estão sendo feitas aquisições de novos helicópteros e a consolidação da doutrina de busca e resgate. Pudemos ver durante o exercício que estamos no caminho certo”.

Da mesma forma, na opinião do Tenente Coronel Potiguara Vieira Campos, Comandante do 2º/10º Grupo de Aviação, todo o esforço para que o Brasil participasse foi muito importante e o que foi aprendido será muito útil para o salvamento de vidas em situações de catástrofes e de emergência, tanto no Brasil como em auxílio a outros países.

O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), mais conhecido como PARASAR, além de operar com os militares das Forças Especiais Americanas, pôde também estar ao lado das tropas do Chile e Colômbia.

“O intercâmbio e o treinamento serviram para que todos pudessem estar mais habilitados a trazerem o mais rápido possível, pessoas e combatentes para uma situação segura. O Brasil é um país muito bem-vindo e sua participação
engrandeceu o evento” finalizou o Cel Billy Thompson, Diretor Geral do Exercício.

Fonte: CECOMSAER




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented