|

Colégio Brigadeiro Newton Braga da FAB comemora Jubileu de Ouro





Descerramento de placa alusiva ao  Jubileu de OuroO Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), instituição de ensino sediada no Rio de Janeiro e mantida pelo Comando da Aeronáutica, completou 50 anos no mês de abril. No último dia 9, uma solenidade reuniu professores, alunos, ex-alunos e autoridades para celebrar o Jubileu de Ouro. O evento, presidido pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major Brigadeiro-do-Ar Élcio Picchi, foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares.

Em seu discurso, a Diretora Pedagógica do Colégio, professora Maria da Conceição da Mota Rodrigues, conhecida como “professora Branca” destacou o empenho dos homens e mulheres, civis e militares que, ao longo dos anos, levaram adiante a nobre missão de educar crianças e jovens. “A história nos mostra que todos os ideais são passíveis de concretização, basta que se arregimentem pessoas compromissadas com a perseverança, aliadas com a transformação, íntimas do bom combate. Como esse espírito abnegado o CBNB alcançou devido aos benéficos ensinamentos de seus predecessores, supervisores militares, comandantes, mestres, funcionários. Neste caso, o CBNB encontrou sua melhor aliança, sua mais notável base: a Força Aérea Brasileira”, afirmou a diretora.

Foi notável a empolgação e o orgulho dos estudantes após a formatura. A estudante Pâmela Amanda da Silva Marques, de 16 anos, está no 3º ano do Ensino Médio e se prepara para, em alguns meses, deixar o local onde tanto aprendeu. “Eu estudo aqui faz 10 anos e vou sentir muita falta. Apesar de não ser um colégio militar, aqui a disciplina é mais rigorosa e percebo que tenho uma base mais forte do que as minhas amigas que estudam em outras escolas. Vou sentir saudades”, afirmou Pâmela, filha de um Suboficial da FAB. A jovem ainda está decidindo qual carreira vai seguir: engenharia química ou física.

No mesmo dia, o Comandante do III COMAR e a professora Branca realizaram o descerramento da placa comemorativa ao Jubileu de Ouro, e foi inaugurada a sala do Centro de Memória, com fotografias e objetos que remontam à história do CBNB.

História

Autoridades participam da solenidade 50 anos CBNBO CBNB possui 1.600 alunos da 1ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e também no curso de Técnico em Enfermagem. O colégio é fruto da idealização de três militares que, no final dos anos 1950, perceberam a necessidade de criar um local no qual os filhos de militares e civis da Força Aérea Brasileira pudessem ser formados.

A partir do sonho cultivado por oficiais e graduados, em 4 de abril de 1960, o CBNB iniciou suas atividades em galpões adaptados para funcionar como salas de aula. Em 1962, diante do aumento da demanda, o colégio foi alocado no antigo Quartel da Polícia da Aeronáutica.

Em virtude do acelerado crescimento na quantidade de alunos, em poucos anos, o espaço ficou pequeno. Em 1969, a sede atual foi construída em um terreno do Ministério da Aeronáutica, na Ilha do Governador.

Os frutos da jornada de cinco décadas em sala de aula são colhidos no dia-a-dia de conquistas. Os alunos do CBNB obtiveram quatro medalhas na 5ª Olimpíada de Matemática de 2009 (OBMEP 2009), cujo resultado foi divulgado este ano, sendo três de bronze e uma de prata, além de seis menções honrosas. O CBNB tem obtido, também, a cada ano, resultados expressivos em Olimpíadas de Língua Portuguesa e Astronomia. Em 2010, 30 estudantes egressos do CBNB iniciaram curso superior na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Alunos do CBNB participam de solenidade

Obliteração do selo

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented