|

Palestra do comandante da FAB inicia ano letivo na Universidade da Força Aérea





Alunos da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR), na Universidade da Força Aérea (UNIFA), já contam com novas instalações para estudo, aulas, instruções e palestras. O prédio anexo da ECEMAR foi inaugurado na manhã de ontem (9 de março) pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito e pelo Chefe do Estado Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Pinto Macêdo. O Comandante também iniciou o ano letivo da UNIFA, ao ministrar palestra aos alunos e aos militares do efetivo.

O objetivo foi apresentar as principais atividades desenvolvidas no âmbito do Comando da Força Aérea Brasileira. Ele abordou assuntos refentes à Estratégia de Defesa Nacional e aos Planos Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) e de Articulação e Equipamentos (PLAER). No que se refere à Estratégia de Defesa Nacional, o comandante da FAB destacou as ações para médio e longo prazo que visam modernizar a estrutura de defesa atuando em três eixos: reorganização das Forças Armadas, reestruturação da indústria brasileira de material de defesa e política de composição dos efetivos do Exército, Marinha e Aeronáutica.

“É necessário que as Forças Armadas de um país pacífico mantenham, mesmo em meio à paz, a preparação para o combate. É preciso manter essa mentalidade”, destacou o Tenente-Brigadeiro Saito. Ele também lembrou a importância de priorizar a Região Amazônica, possibilitando a operacionalidade de pistas e desenvolvendo a capacidade logística de deslocamento até aquela área. O comandante ainda ressaltou a necessidade de estimular a integração da América do Sul e de ampliar a capacidade brasileira de atender aos compromissos internacionais de busca e salvamento.

Sobre o PEMAER, ele abordou o apoio aos militares e civis da Aeronáutica, ressaltando os projetos concluídos e em andamento da construção de Próprios Nacionais Residenciais. O Comandante lembrou, ainda, a preocupação com a formação do efetivo, exemplificando com a formação de controladores, que atualmente inclui equipamentos que simulam situações de controle de tráfego aéreo e possibilitaram ampliar a capacidade de formação de 200 para 768 profissionais por ano. Já em relação ao PLAER, foi ressaltada a forma como são articuladas as unidades no território nacional e preocupação com o desenvolvimento e modernização de aeronaves.

Fonte: CECOMSAER








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented