Software desenvolvido pela Infraero auxilia na coordenação do pátio de aeronaves

Auxiliar as atividades realizadas pelos operadores do Centro de Operações Aeroportuárias (COA) na alocação diária de aeronaves nas posições de pátio e estadia do aeroporto é o objetivo do software Controle de Alocação de Recursos (CAR). A ferramenta foi desenvolvida pela área de Tecnologia da Informação da Infraero da Superintendência Regional Rio de Janeiro e utilizada em todos os Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), já instalados nos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Santos Dumont e Galeão (RJ).O software oferece a visão gráfica da ocupação efetiva e planejada das posições do pátio de aeronaves, com atualizações constantes. “A intenção é que essa interface gráfica dê maior agilidade ao planejamento e execução das alocações em todos os aeroportos da Rede Infraero”, afirmou o superintendente da Regional Rio de Janeiro, Lucínio Baptista da Silva.
Centro de Gerenciamento Aeroportuário
Os Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) foram criados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e têm a função de acompanhar a movimentação do aeroporto onde está instalado, além de garantir a eficiência e a agilidade no fluxo de passageiros e de aeronaves. Para isso, todos os órgãos do setor aéreo brasileiro estão representados no centro, cada um contribuindo para a otimização das operações aeroportuárias. Além da Infraero, integram o CGA a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas.
Atualmente a Infraero está coordenando a instalação de unidades do CGA em vários aeroportos administrados pela empresa. Além dos cinco aeroportos citados, em agosto será a vez do Aeroporto de Congonhas (SP) e, em setembro, dos aeroportos de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).
Fonte:



















