|

FAB cria comissão para as comemorações dos seus 70 anos





A história guardou uma feliz coincidência para o ano que vem em relação a duas datas significativas para o Comando da Aeronáutica. A primeira é o 70º aniversário da Força Aérea Brasileira e, depois, o 80º aniversário do Correio Aéreo Nacional (CAN). A instituição já definiu a criação de uma comissão responsável pelos preparativos dos eventos. A intenção é promover várias ações sociais, educacionais, esportivas, culturais e históricas ao longo do ano de 2011 para marcar a trajetória da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Ministério da Aeronáutica foi instituído no dia 20 de janeiro de 1941 no governo do presidente Getúlio Vargas. Em 31 de agosto de 2001 passou a ser denominado de Comando da Aeronáutica (COMAER) ficando então subordinado ao Ministério da Defesa. Logo após ser criada, a Força Aérea Brasileira obteve seu batismo de fogo durante a II Guerra Mundial participando da guerra anti-submarino no Atlântico Sul e na Europa como integrante da Força Expedicionária Brasileira lutando ao lado dos Aliados.

Já as origens do CAN datam da década de 1930, quando as aviações militares das duas Forças existentes à época – Exército e Marinha – possuíam correios aéreos. O então Major Eduardo Gomes, Comandante do Grupo Misto de Aviação, foi um dos mentores do Serviço Postal Aéreo Militar, primeiro nome do Correio Aéreo Militar (CAM), que, só depois, virou Correio Aéreo Nacional. No dia 12 de junho de 1931, os Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère-Wanderley, da Aviação Militar, fizeram a primeira viagem, em um avião Curtiss “Fledgling”, de matrícula K-263, levando uma mala postal, com duas cartas, do Rio de Janeiro para São Paulo.

A partir daí, as linhas para outras regiões foram sendo criadas pelo País: Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Ceará... Em 1935, o CAN chegou finalmente à região amazônica. O CAN não ficou restrito às linhas domésticas. Em 1936, os roteiros internacionais foram iniciados, com um vôo até Assunção, no Paraguai. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, os dois serviços de correio aéreo foram fundidos, resultando no Correio Aéreo Nacional. Ao final daquele ano, o CAN operava 14 linhas, com o transporte de mais de 70 toneladas de correspondência.

Atualmente o Centro do Correio Aéreo Nacional gerencia 24 postos espalhados pelo território brasileiro. Somente na região Amazônica, as cinco linhas do CAN atenderam, em 2009, quase 5 mil pessoas em suas missões.

Fonte: CECOMSAER








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented