OPERAÇÃO SACI - Integração marca ações operacionais no Rio de Janeiro
A atuação em conjunto e a busca por uma operacionalidade ainda maior foi o tom das primeiras missões da Operação Saci, que foi realizada até sexta (18/11) na Base Aérea dos Afonsos (BAAF). Dez aeronaves de transporte da Quinta Força Aérea foram empregadas de forma simultânea e integrada com mais de 1500 militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército.
“Quando reunimos tantos tripulantes, nós criamos um espírito de corpo muito forte e sabemos com quem vamos operar em um momento de necessidade do país. Estamos aqui agregando os militares e a nação brasileira pode esperar uma tropa muito bem treinada, tanto em tempo de paz quanto na guerra, neste conjunto da V FAE com a Brigada Paraquedista”, destaca do comandante da V FAE, Brigadeiro do Ar Cesar Estevam Barbosa.
“É uma demonstração de capacidade da Força Aérea e do Exército Brasileiro de colocarem uma tropa adestrada e com poder de combate em qualquer parte do território nacional e em um curto espaço de tempo”, ressalta o oficial de operações da Brigada Paraquedista, Tenente Coronel Fábio dos Anjos Cruz. Conforme ele afirma, a em operações aeroterrestres a integração com atuação conjunto com a Aeronáutica é fundamental.
Fonte: Agência Força Aérea