|

Junta Interamericana de Defesa celebra 68º aniversário





A Junta Interamericana de Defesa, sediada na cidade de Washington, DC, realizou na manhã do dia 25 de março uma Sessão Plenária comemorativa ao 68º aniversário de sua criação.

Além dos membros do Conselho de Delegados, cuja presidência é ocupada atualmente pelo Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Machado e Silva, da Força Aérea Brasileira, compareceream ao evento diversas autoridades civis e militares.

Criada em 30 de março de 1942, em pleno transcurso da Segunda Guerra Mundial, a Junta Interamericana de Defesa é a organização internacional de Defesa mais antiga do planeta. Responsável pela preparação, por meio de estudos e recomendações, das repúblicas americanas, no que diz respeito à defesa do continente, a JID é composta pelos seguintes países membros: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. Integram a JID, ainda, como países observadores, a China, a Dinamarca e a Epanha.

Durante a Sessão Plenária, discursaram o Embaixador Permanente do Canadá na Organização dos Estados Americanos, Emb. Graeme Clark, o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, Emb. José Miguel Insulza, e o Presidente da JID, Major-Brigadeiro-do-Ar Roberto, que destacou o fato de a JID contar com um corpo técnico oriundo das Forças Terrestres, Aéreas e Navais de diversos países do continente. Segundo ele, “esse valioso capital humano tem experiência e potencial para constituir-se num centro de acompanhamento de assuntos militares e de defesa, exercendo efetivamente o seu papel de assessoramento de alto nível na sua área de competência, contribuindo, dessa forma, para a consolidação da Carta da OEA”.

Fonte: JID



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented