|

Queda no preços das passagens





JC Negócios

Embora a presidente da anac, Solange Vieira, tenha comemorado a queda no preços das passagens aéreas no Brasil, dizendo que, no ano passado, o Brasil teve um ano excelente, com aumento de 17% na demanda por voos domésticos e queda de 28% nos preços médios, é importante lembrar que uma tarifa média de R$ 431,53 (num País como o Brasil) é muito cara e exclui milhões de potenciais passageiros do avião.

O problema não é a média. O que barra o crescimento do número de passageiros embarcados é a ponta das ofertas de voos regionais. Comprar passagem para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília é barato. Complicado é o sujeito querer embarcar, ligeiro, para cidades como São Luiz, Natal e Aracaju partindo de Fortaleza ou de Recife. Sair do Rio de Janeiro para São Paulo é muito barato. Mas se tentar ir para qualquer cidade do Nordeste ou do Norte com uma semana de antecedência vai pagar o mesmo preço de um trecho para São Paulo.

Na verdade, o que aconteceu foi que sem companhias fortes, sem empresas regionais competitivas e tendo entrado na onda de pegar o passageiro de ônibus, o setor saiu de um padrão de serviços de aviação de categoria liderado pela Varig para mergulhar num padrão rodoviário ofertado pela Gol. E o problema é que a TAM, em lugar de ocupar o lugar com o padrão Varig, foi brigar com o da Gol. Aí o aeroporto virou rodoviária de luxo, mas sem a tarifa baixar.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented