|

Equipes localizam corpo de piloto que jogou avião em prédio nos EUA





da Folha Online

Equipes de resgate localizaram o corpo do homem que jogou seu avião contra um prédio no qual trabalham cerca de 200 agentes fiscais federais, na cidade de Austin, Estado americano do Texas, hoje à tarde. Ao menos duas pessoas foram hospitalizadas após o choque, porém não há confirmação sobre o estado de saúde delas.

O chefe da polícia de Austin, Art Acevedo, afirmou que a ação foi provavelmente "um ataque deliberado de um indivíduo que agiu sozinho". O representante (deputado) do Texas Michael McCaul, do Partido Republicano, disse ter sido "um ataque deliberado e intencional contra um prédio federal". O Departamento de Segurança Nacional negou haver indícios de terrorismo, e o presidente Barack Obama foi notificado da situação.

O secretário de Tesouro americano, Timothy Geithner, sob o qual está o IRS, afirmou, num evento na Carolina do Norte, que monitora a situação de perto e que está muito preocupado.

O avião, identificado pela FAA (o órgão que regula a aviação nos EUA) como um monomotor Piper Cherokee, decolou do aeroporto de Georgetown, também no Texas, sem que o piloto apresentasse plano de voo e sob normas segundo as quais o piloto não precisa se reportar para o controle de tráfego aéreo.

Testemunhas disseram ter visto o avião voar baixo antes de bater contra o prédio. Depois do choque, o edifício pegou fogo, e diversas janelas estouraram. Uma fumaça espessa tomou os segundo e terceiro andares, enquanto os bombeiros tentavam localizar vítimas.

O autor do voo foi identificado como Joseph Andrew Stack, 53. Segundo fontes da investigação, Stack deixou um recado contra o IRS (o Internal Revenue Service, o equivalente à Receita Federal no Brasil) na internet, antes da ação. Nessa mensagem, o americano afirma que "a violência não só é uma saída como é a única saída".

"Li uma vez que a definição de insanidade é repetir o mesmo processo várias vezes e esperar que os resultados mudem repentinamente. Eu estou finalmente pronto para interromper essa insanidade. Senhor Big Brother IRS, vamos tentar algo diferente. Pegue meu naco de carne e durma bem", afirma o bilhete.

Há suspeitas ainda de que Stack tenha ateado fogo à própria casa, antes de agir. Um imóvel registrado sob o nome dele, a cerca de 9 km do local do acidente, pegou fogo horas antes. O avião usado também estava sob o nome de Stack, porém em um endereço da Califórnia --no recado, porém, ele diz que se mudara de Austin para a Califórnia.

Cerca de 190 agentes fiscais trabalham no prédio, e o porta-voz do IRS Richard C. Sanford disse que o órgão está mapeando a localização de todos. Ao lado do prédio atingido fica um com escritórios do FBI (a polícia federal americana).

Como precaução, o Comando de Defesa do Espaço Aéreo Americano chegou a patrulhar na região do acidente com dois F-16.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented