|

Brasil faz acordo para retirar turistas de Machu Picchu

Clique aqui para mais notícias
Receba nossas notícias por e-mail

Se brasileiros isolados não forem resgatados hoje, país vai enviar Helicópteros.

Colaboraram GUSTAVO HENNEMANN, da Agência Folha, e
da Sucursal de Brasília

Turistas não conseguem sair do povoado de Águas Calientes porque chuvas destruíram parte da linha férrea, que é o único acesso.

O Brasil fez um acordo com o Peru para retirar ainda hoje os turistas brasileiros isolados próximo às ruínas de Machu Picchu, no Peru, desde o início da semana.


Por causa da forte chuva na região de Cusco, no sudeste do país, a linha férrea, o único acesso ao povoado de Água Calientes, na base das montanhas da antiga cidade inca, foi parcialmente destruída.


Se a retirada não ocorrer, o governo brasileiro vai enviar quatro Helicópteros, já encaminhados a Porto Velho, para o resgate. A estimativa é que cerca de 180 turistas brasileiros estejam no local. Os deslizamentos bloquearam o acesso à região no domingo, deixando cerca de 2.000 turistas isolados. O governo peruano decretou estado de emergência e afirma já ter começado a resgatar os ilhados de Helicóptero, mas há apenas cinco aparelhos disponíveis.


Há pelo menos cinco mortos em decorrência da chuva, entre eles uma turista argentina e um guia peruano, atingidos por desmoronamentos distintos. Outras 50 pessoas ficaram feridas e há milhares de desabrigados por conta de inundações e deslizamentos de terra.


A embaixada do Brasil no Peru enviou ontem um diplomata e um vice-cônsul para Cusco, além de alimentos e cobertores, com o objetivo de coordenar a assistência aos brasileiros ilhados em Águas Calientes, segundo Rodrigo Estrela, diplomata brasileiro em Lima.


Por enquanto, o resgate dos brasileiros (que podem chegar a 180, segundo estimativa da embaixada) será feito pelo governo peruano. Não está descartada a hipótese de o Brasil retirar os turistas da região se o socorro peruano não chegar a tempo, o que teria de ser negociado com o governo local.

Um grupo de 37 turistas do Rio Grande do Sul, que viajou de ônibus até o Peru, precisou dormir duas noites em vagões de trem depois de ficar isolado pelos deslizamentos. Segundo a agência que promoveu a viagem, o grupo havia subido as montanhas no domingo para visitar Machu Picchu. Outra agência de Manaus havia enviado 30 turistas brasileiros a Machu Picchu -e ontem todos estavam ilhados. (VQG)

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP






Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented