|

Goodyear e Sandia Labs celebram 25 anos de cooperação técnica inovando em design de pneus



Goodyear e Sandia Labs celebram 25 anos de cooperação técnica inovando em design de pneus ...  


São Paulo, dezembro de 2017 - A cooperação entre duas organizações totalmente diferentes à primeira vista completou 25 anos este mês, com resultados que incluem prêmios para pneus de passeio, descobertas baseadas em dados científicos e avanços tecnológicos em design 3D e simulação. O Laboratório Nacional Sandia, instituição de alta tecnologia mantida pelo Departamento Nacional de Segurança da Energia Nuclear dos Estados Unidos, e a Goodyear, líder na fabricação de pneus mais reconhecida do mundo, trabalharam juntos por mais de duas décadas para desenvolver um software de engenharia mecânica que é usado no desenvolvimento de pneus de alta qualidade.

"Alguém poderia perguntar o que os sistemas de defesa nacional têm a ver com engenharia de pneus", comenta Susan Seestrom, diretora do departamento de pesquisa do Sandia. "Pneus são sistemas complexos e, sem dúvida, representam um dos maiores desafios para a mecânica computacional. E isso é algo que conhecemos bem no Sandia."

Essa cooperação tem permitido ao Sandia aprimorar suas ferramentas de software e aperfeiçoar competências para aplicação em suas missões e, ao mesmo tempo, tem ajudado a resolver desafios relacionados ao design de pneus da Goodyear.

"A modelagem e a simulação do desempenho dos pneus são muito complexas, ainda mais sob condições diversas de temperatura, pressão e uso", afirma Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear. "Nosso trabalho computacional junto com o Sandia é, em todos os momentos, uma enorme vantagem competitiva para a Goodyear, permitindo-nos projetar e oferecer ao mercado produtos e serviços de alto desempenho em uma economia digital."

A Goodyear reconhece que, por conta da colaboração com o Sandia, tem reduzido o tempo de desenvolvimento de novos produtos, aprimorado processos de fabricação e poupado custos operacionais e técnicos. Isso se traduz em vantagens competitivas em um setor de atividade bem complexo.

Histórico
Sandia e Goodyear assinaram um acordo de Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento (CRADA, sigla em inglês) em 1993, quando a transferência de tecnologia dos laboratórios nacionais estava no auge.

"A transferência de tecnologia foi uma grande oportunidade para o laboratório", comenta Mary Monson, gerente sênior de alianças tecnológicas do Sandia. "Além disso, a Goodyear se interessou por nosso software avançado de engenharia mecânica que poderia ser aplicado no design de pneus. Em vez de criar e testar três ou cinco protótipos antes de ser capaz de produzi-los, a empresa poderia usar nossos códigos computacionais para desenvolver pneus."

Uma das primeiras realizações da parceria foi um pneu para todos os tipos de clima, único em sua categoria, com um desenho complexo multicomposto. Foi um grande sucesso comercial da Goodyear, um pneu de alto desempenho que atendeu às demandas dos condutores e vencedor de vários prêmios de design. Graças às ferramentas de modelagem computacional e testes preditivos desenvolvidas em conjunto com o Sandia, esse pneu foi levado do conceito ao mercado consumidor em menos de um ano.

Um vasto conjunto de tecnologias de laboratório tem sido fundamental no acordo CRADA entre Sandia e Goodyear, incluindo mecânica computacional, geometria e malhas sofisticadas, simulação e verificação por computador, dinâmica de pneus e estrutural, entre outras.

O trabalho com a Goodyear ajudou o Sandia a valorizar mais profundamente os modelos computacionais nas fases iniciais de desenvolvimento de produtos. "Demonstramos que a modelagem e a simulação contribuem para o desenvolvimento de produtos melhores em menos tempo", comenta Ted Blacker, gerente de ciências de simulação e modelagem do Sandia. "Nossas ferramentas computacionais eram usadas originalmente para compreender por que algo não funcionava e como corrigi-lo. Agora usamos a modelagem nas fases iniciais dos projetos a fim de reduzir tempo e custos em testes."


Goodyear do Brasil
A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 98 anos. No mundo, emprega cerca de 65.000 pessoas e fabrica seus produtos em 48 instalações em 22 países.

Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos e em Colmar-Berg, Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.

Para mais informações sobre a Goodyear, acesse:

Site:www.goodyear.com.br/Instagram:www.instagram.com/goodyear_brasil/Facebook: www.facebook.com/goodyearbr


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented