|

RIOgaleão recebe Menção Honrosa na conferência internacional Airports Going Green pelo projeto Ciclo Orgânico



RIOgaleão recebe Menção Honrosa na conferência internacional Airports Going Green pelo projeto Ciclo Orgânico ...



Rio de Janeiro, novembro de 2017  Pelo segundo ano consecutivo, o RIOgaleão recebe menção 
honrosa, na 10ª Conferência Airports Going Green, realizada em Dallas, no Texas (EUA). A entidade 
concedeu o prêmio ao Aeroporto Internacional Tom Jobim pelo trabalho de compostagem realizado 
junto a toda comunidade aeroportuária para dar destino adequado aos resíduos orgânicos gerados 
no terminal. O Certificado de Menção Honrosa reconhece o valor do projeto Ciclo Orgânico, que 
fortalece ações de sustentabilidade na indústria da aviação. A conferência, que reúne os principais 
especialistas em sustentabilidade no segmento da aviação, é promovida pela Associação Americana 
de Executivos do Aeroporto e o Departamento de Aviação de Chicago. 
 

O projeto Ciclo Orgânico desenvolvido pelo RIOgaleão é exemplo entre os aeroportos brasileiros e tem como objetivo reaproveitar os resíduos orgânicos, restos de alimentos e aparas de grama e poda gerados no terminal para produção de adubo. A medida evita que quase metade (46%) dessa tipologia de resíduo tenha como destino final os aterros sanitários licenciados. A compostagem é uma técnica sustentável na qual realiza a decomposição de materiais orgânicos com a finalidade de obter o adubo orgânico.

O trabalho da equipe de sustentabilidade do RIOgaleão é feito com empresas prestadoras de serviço, que atuam no aeroporto por meio da coletiva seletiva, e a parceria dos operadores de alimentação dos quais atuam na correta segregação dos resíduos. As unidades de alimentação envolvidas foram estimuladas a aderir ao projeto por meio de treinamentos oferecidos pelo RIOgaleão.

Em 2015, o RIOgaleão participou da conferência Airports Going Green, realizada em Chicago (EUA), apresentando o planejamento sustentável da gestão de resíduos e eficiência energética. Em 2016, o aeroporto recebeu a primeira menção honrosa pelo trabalho feito com mais de 3 mil integrantes para treinar e orientar as equipes sobre qualidade, controle ambiental e saúde pública, fomentando o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes.

- Este é o terceiro ano que apresentamos trabalhos na conferência. O primeiro ano resultou na palestra sobre planejamento aeroportuário na gestão de resíduos e eficiência energética. No segundo e terceiro ano, recebemos menção honrosa com os projetos de Educação Socioambiental e Ciclo Orgânico, respectivamente. É um orgulho para a concessionária ver que o trabalho realizado de sustentabilidade é valorizado e reconhecido na indústria aérea. O nosso comprometimento com a sustentabilidade é fundamental no dia a dia aeroportuário. O projeto Ciclo Orgânico tem apresentado resultados dos quais comprovam que é possível o desenvolvimento da atividade aeroportuária de forma sustentável com a implementação de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e de práticas socioambientais responsáveis - afirma Milena Martorelli, gerente de sustentabilidade do RIOgaleão. 

Sobre o RIOgaleão
O RIOgaleão assumiu a administração e a operação do aeroporto em agosto de 2014, com contrato de concessão de 25 anos. Até o fim desse período, o RIOgaleão investirá R$ 5,2 bilhões no aeroporto – destes, investimentos de cerca de R$ 2 bilhões já foram concluídos. O objetivo é transformar o Aeroporto Internacional Tom Jobim na porta de entrada para a América Latina. Para mais informações, visite: www.riogaleao.com.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented