|

BACCO Arquitetos apresenta projeto do Novo Aeroporto Internacional de BH em palestra no MM Gerdau


BACCO Arquitetos apresenta projeto do Novo Aeroporto Internacional de BH em palestra no MM Gerdau ...  



São Paulo, Julho de 2017 – O arquiteto Marcelo Barbosa, um dos sócios da BACCO Arquitetos, apresentará no dia 3/8 os detalhes sobre o projeto do Novo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, inaugurado neste ano. A palestra “O uso do aço na construção do Novo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte” faz parte do projeto CoMciência do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. O Projeto CoMciência tem o objetivo de difundir e tornar mais acessíveis conteúdos científicos, reforçando o DNA de ciência e tecnologia do Museu.

O projeto arquitetônico do novo Terminal, com estrutura metálica, propôs a instalação de diversas áreas comerciais na sala de embarque, conceito já utilizado em outros aeroportos no mundo. O projeto do Terminal existente, elaborado pelo arquiteto Milton Ramos, é um legado para arquitetura brasileira. Neste sentido, a proposta do trabalho desenvolvido procurou preservá-lo ao máximo e adaptá-lo às novas necessidades do aeroporto.

No Terminal 1, o grande desafio foi dar sequência à qualidade do projeto, com predominância do concreto. Seria impossível conceber, no atual contexto, uma rampa ou uma escada como as existentes no prédio inaugurado em 1984, de uma beleza e qualidade de execução indiscutíveis.

A cobertura de vidro foi reconfigurada para assegurar melhor conforto térmico para os passageiros. antigo. A BACCO procurou resgatar alguns dos conceitos originais de Milton Ramos, liberando o espaço da antiga rua, que havia sido transformada em canteiros que bloqueavam a passagem, e que hoje, apesar de coberta voltou a ser uma rua.

A palestra tem entrada gratuita e é aberta ao público, mas tem vagas limitadas (60 lugares). As inscrições se dão por ordem de chegada, por isso recomenda-se ao público chegar 30 minutos antes do início da atividade.
Crédito das fotos: Ana Mello

SERVIÇO
“O uso do aço na construção do Novo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte”, com Marcelo Barbosa (BACCO Arquitetos)
Data: 3/8
Horário: 19h30
Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Endereço: Praça da Liberdade, s/nº. Prédio Rosa - Belo Horizonte/MG

Sobre a BACCO Arquitetos
A BACCO Arquitetos é uma empresa pluridisciplinar que atua há 25 anos. Sempre procurou aliar o lado empresarial com aquele do “atelier” de arquitetura e urbanismo, onde as discussões e a reflexão norteiam a concepção do espaço.

Não são especialistas em aeroportos, mesmo tendo já dois aeroportos importantes projetados (Vitória, em construção, e Confins) e tendo sido responsáveis pela concepção de 4 outros projetos de aeroportos internacionais. São especialistas em espaço. Atuam com uma gama diversificada de projetos, variando de Centros Logísticos a Edifícios Institucionais, de Planos Diretores a Edifícios Residenciais e Industriais.
A equipe BACCO atua, portanto, como um núcleo de desenvolvimento, coordenação e controle de qualidade de projetos, além de efetivar parcerias com equipes qualificadas para a prestação de serviços.
As obras da BACCO Arquitetos receberam publicações em diversas revistas especializadas, e tem dois projetos que fazem parte do acervo permanente do Centre Georges Pompidou em Paris: as Estações de Transferência do sistema de corredores de ônibus da cidade de São Paulo e o Residencial Pedro Facchini da Cohab.

Sobre o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 áreas expositivas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas.

Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented