|

Feriado na Base Aérea de Canoas


Feriado na Base Aérea de Canoas ...


Marcelo Lobo da Silva ...


A Base Aérea de Canoas (BACO), recebeu um grande público no Feriado da Proclamação da República (15/11), para o seu Dia de Portões Abertos.

Costumeiramente chamado de EXPOAER e realizado sempre no dia 12 de Outubro, é considerado uma das mais tradicionais e longevas festas aviatórias do país, fazendo parte inclusive do calendário de eventos oficiais do município de Canoas.

Entretanto, este ano diversos fatores fizeram com que o evento aeronáutico acontecesse em Novembro, sendo assim, sua denominação característica não foi adotada.

Sem se importar com nomenclaturas, quem compareceu à Base Aérea pôde acompanhar de perto uma série de atrações programadas para o dia.

Sem dúvida, a principal delas mereceu a foto de capa desta matéria especial e não poderia ser diferente. Estamos falando do Esquadrão de Demonstração Aérea e seus sete aviões A-29 Super Tucano.

Sem se apresentar em Canoas desde 2012, estes incríveis pilotos e suas máquinas voadoras pintadas com as cores da bandeira nacional, emocionaram todos os presentes e arrancaram aplausos de crianças e adultos com o arrojo e a precisão de suas manobras.

O blog Aviação em Floripa esteve em Canoas e traz a partir de agora, um breve relato do que aconteceu por lá, além de muitas fotos. Confira!



Cartaz Oficial do evento.

Pavilhão Nacional hasteado.




Mesmo com o forte calor, o público compareceu em massa para ver de perto as aeronaves da FAB e prestigiar as atrações programadas para o dia.

Localizada na região metropolitana de Porto Alegre, a Base Aérea de Canoas é uma das maiores e mais importantes bases da Força Aérea Brasileira. Atualmente abriga duas Unidades Aéreas, o Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAv), o Esquadrão Pampa, equipado com os caças supersônicos Northrop F-5EM/FM Tiger II e o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), o Esquadrão Pégaso, operando com aeronaves C-95BM/CM Bandeirante, C-97 Brasília e C-98A Grand Caravan. Além dos Esquadrões, outras Unidades Operacionais e de Apoio também têm Canoas como sua sede, entre elas, o Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) e o Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE).

Diferente das últimas edições, o tempo desta vez colaborou, trazendo um grande número de aeronaves pertencentes à Aviação Geral e Desportiva (ausentes nos anos anteriores), dando um colorido a mais ao evento. As Forças de Segurança Pública do Rio Grande do Sul foram representadas por helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil. No tocante à Aviação Militar, marcaram presença em Canoas, além dos Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça e dos anfitriões (F-5EM/FM, C-95, C-97 e C-98), as seguintes aeronaves: H-60L BlackHawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAv, Santa Maria/RS), Lockheed KC-130M Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT, Galeão/RJ), AMX International A-1A do Esquaqdrão Centauro (3º/10º GAv, Santa Maria/RS) e P-95BM Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix (2º/7º GAv, Florianópolis/SC). Em breve a Unidade Aérea atualmente sediada na capital catarinense, deverá ser realocada em Canoas, que assim passará a contar com três Esquadrões.


Este ano o bom tempo trouxe muitas aeronaves dos Aeroclubes da região.




Agusta/Westland AW119 Koala da Brigada Militar.




Helibras AS-350B3 Esquilo da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.


















F-5EM Tiger II do Esquadrão Pampa em exposição com diversos tipos de armamentos e equipamentos.










Aeronaves C-95BM Bandeirante do Esquadrão Pégaso em diferentes estágios de manutenção.


 F-5EM Tiger II e...

... F-5FM pertencentes ao Esquadrão Pampa.


 C-97 Brasília

 C-98A Grand Caravan

C-95CM Bandeirante, todos os três modelos operados pelo 5º ETA.




H-60L BlackHawk do Esquadrão Pantera.




KC-130M Hércules do Esquadrão Gordo.




A-1A do Esquadrão Centauro.




P-95BM Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix.

Além das apresentações das aeronaves em voo e em exposição estática, o público presente contou com um grande número de atrações e serviços à disposição, entre elas, chegada do Papai Noel, paraquedismo, praça de alimentação, brinquedos infláveis para a criançada, Food Trucks, estandes com venda de diversos produtos, apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Canoas e muito mais.





Demonstração da Equipe de Paraquedistas do ParaSAR. 





Chegada do Papai Noel.

Enfim, um dia especial para os amantes da aviação e um excelente programa de lazer para aproveitar o Feriado da Proclamação da República. Ao apagar das luzes, com as últimas aeronaves visitantes retornando para seus locais de origem, vem à tona o sentimento de que tudo passou muito rápido, mas, ao mesmo tempo, fica a alegria de poder ter participado desta festa e a certeza de que ano que vem teremos mais.



Não poderíamos finalizar esta matéria sem agradecer à Comunicação Social da Base Aérea de Canoas pela organização do evento e por mais uma vez apoiar a formação do grupo de fotógrafos, possibilitando o acesso à Área Operacional. Agradecimentos mais que especiais aos nossos guias, Cel.-Av. R1 Biasus e Cap. R1 César pela oportunidade, paciência e dedicação em nos acompanhar durante todo o dia. Por fim, Muito Obrigado a todos os amigos de spotting (antigos e novos), pelos momentos de diversão e companheirismo, fazendo aquilo que mais gostamos.

Spotters em ação!

Abaixo, compartilho com nossos leitores, uma seleção de fotos mostrando um pouco do que vimos e registramos durante este fantástico evento.
































































































































































Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented