|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 16/12/2014

Nasa estuda viabilidade de aviões com um piloto só ...




Diante de uma potencial escassez de pilotos de avião e de importantes avanços na automação, pesquisadores do setor aéreo e do governo americano começaram a considerar seriamente o desenvolvimento de jatos capazes de operar com apenas um piloto. Todos os grandes aviões comerciais de passageiros e serviços de carga hoje voam com pelo menos dois pilotos na cabine de comando. Um novo estudo da Nasa, a agência aeroespacial americana, e da Rockwell Collins Inc. COL -1.05% se concentra na ideia provocadora de que os copilotos devem permanecer no chão, ajudando remotamente aviadores solitários na cabine de comando durante os trechos mais difíceis do voo, diz John Borghese, vice-presidente do Centro de Tecnologia Avançada da Rockwell ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Polícia Civil vai investigar queda de helicóptero em área rural de Buritama

Dois ficaram feridos e foram encaminhados para hospitais da região. Ainda não se sabe se o piloto tinha autorização para conduzir a aeronave

Do G1 Rio Preto E Araçatuba

 A Polícia Civil vai investigar a queda de um helicóptero no final da noite do sábado (13), em uma área da zona rural de Buritama (SP). O acidente deixou duas pessoas feridas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda aconteceu por volta das 22h. O helicóptero caiu em um sítio em Buritama, bem próximo a sede. De acordo com testemunhas, piloto e passageiro decolaram da mesma propriedade rural e, minutos depois, caíram. A aeronave parou pelo menos 50 metros de onde tocou o solo pela primeira vez. Pedaços do helicóptero ficaram espalhados pelo pasto. Mesmo com um impacto tão violento os dois homens conseguiram sair com vida do equipamento.
O passageiro Giorgio da Silva Souza foi atendido na Santa Casa de Buritama e encaminhado para o Hospital de Base em São José do Rio Preto (SP). Ele sofreu uma fratura nos braços e teve leves escoriações. O irmão da vítima foi ao local do acidente procurar por informações. “Me ligaram e falaram que caiu o helicóptero e meu irmão estava junto, mas está tudo bem. Ele costuma voar sempre, e nunca aconteceu nada. Foi mais um susto, o helicóptero é da família e sempre é revisado, nunca tinha acontecido nada”, afirma Giliarde Alan Francisco, irmão da vítima.
Em entrevista ao Tem Notícias, o médico que atendeu as vítimas disse que Carlos Franco, dono do sítio e que, segundo testemunhas, pilotava o helicóptero, de propriedade dele, foi levado pela família para um hospital particular. Ainda não se sabe se o piloto tinha autorização para conduzir a aeronave. O estado de saúde dele é desconhecido.
Bombeiros e policiais militares estiveram na propriedade e acionaram a Agência Nacional de Aviação Civil. A Anac disse que pode ajudar no caso, mas que a investigação sobre a queda deverá ser feita pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O Cenipa esteve no local, mas só apura acidentes em que há vítimas.

Pecuarista que pilotava helicóptero que caiu não tinha licença, diz Anac

Acidente aconteceu no sábado (13) e deixou duas pessoas feridas. Além disso, a documentação do aparelho está vencida.

Além de o helicóptero que caiu neste fim de semana em Buritama (SP) não ter autorização para voar, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou na tarde desta segunda-feira (15) que o pecuarista Antônio Carlos Franco, de 64 anos, era quem pilotava a aeronave e ele também não teria licença para comandar a aeronave. Segundo a Anac, Franco não têm brevê - a licença para pilotar. Além disso, a documentação do aparelho está vencida. Por telefone, o pecuarista disse que não vai comentar o assunto.
De acordo com informações da Anac, a aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencida e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), também abriu uma investigação e já vistoriou o local da queda.
O pecuarista sofreu ferimentos leves e Giorgio da Silva Souza, amigo dele, que também estava na aeronave, quebrou o braço e passa bem. Ainda de acordo com a Anac, o dono do equipamento pode ser multado e ter a licença do helicóptero cassada.
Entenda o caso
O helicóptero caiu minutos depois de decolar em uma propriedade rural de Buritama. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queda aconteceu por volta das 22h de sábado (13). O helicóptero caiu em um sítio em Buritama, bem próximo a sede.
De acordo com testemunhas, piloto e passageiro decolaram da mesma propriedade rural e, minutos depois, caíram. A aeronave parou pelo menos 50 metros de onde tocou o solo pela primeira vez. Pedaços do helicóptero ficaram espalhados pelo pasto. Mesmo com um impacto tão violento os dois homens conseguiram sair com vida do equipamento.

Aeroporto Internacional do Rio lança consulta de voos pelo Whatsapp

Serviço é inédito no Brasil e foi lançado nesta segunda-feira (15). Serviço oferece opções de informações em português e inglês

Do Rj

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) lançou nesta segunda-feira (15) um serviço para consulta de voos pelo aplicativo de mensagem instantânea Whatsapp. A ideia é facilitar a rotina de quem passa pelo aeroporto neste período de alta temporada. As informações são automáticas e oferecem opções em português e inglês para consulta do status do voo, além de atualizações sobre o portão de embarque, horário e status até o encerramento do embarque.
O serviço é inédito no Brasil e vem reforçar o canal disponível no whatsapp desde o final de novembro para atendimento de serviços de limpeza e reposição de materiais nos sanitários do aeroporto.
Para acessar, basta adicionar o contato (21) 99123-6009 e enviar uma mensagem. Depois de escolher o idioma da comunicação, o cliente poderá escolher entre consulta de voos (1) e serviços de manutenção dos banheiros (2). Após indicar o voo que deseja obter informações e receber o primeiro status, o cliente tem a opção de continuar recebendo atualizações daquele voo até que o serviço da companhia aérea esteja concluído.

PORTAL BRASIL


Controladores de tráfego aéreo assistem a curso de inglês

Primeira turma realizará curso "Inglês Aeronáutico na Modalidade EaD – ACC" até 30 de janeiro

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea), localizado em São José dos Campos (SP), promove a validação do primeiro curso de inglês aeronáutico a distância desenvolvido pelo próprio Icea.
A validação é o momento em que as atividades do curso são testadas com um grupo de alunos, antes que ele seja oferecido para todo o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab).
A primeira turma, composta por alunos do ICEA e do Primeiro e do Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I e Cindacta IV), realizará o curso completo até o dia 30 de janeiro.
O curso "Inglês Aeronáutico na Modalidade EaD – ACC" apresenta tarefas com base nos descritores da tabela de níveis de proficiência da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), com ênfase para vocabulário, estrutura, pronúncia e compreensão oral.
Interação e fluência também são descritores contemplados no curso, por meio dos fóruns, chats e, principalmente, das atividades de gravação avaliadas, o que representa uma inovação na forma de avaliar, além de simular com mais precisão as habilidades comunicativas necessárias para a comunicação com pilotos em língua inglesa.
Módulos
O curso é composto por sete módulos, sendo que quatro apresentam conteúdo comum para controladores de tráfego aéreo de qualquer órgão operacional e três são específicos para o controlador que atua no Centro de Controle de Área (ACC).
O curso tem duração de 9 semanas, com carga horária total de aproximadamente 60 horas e será oferecido a partir de março para todo o Sisceab.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Confins terá voo sem aparelhos até março e fim de ano deve se complicado

Aparelho que ajuda no pouso principalmente durante o mau tempo é desligado e volta a funcionar quando obras na pista forem entregues. Voos foram cancelados no fim de semana

Pedro Rocha Franco

Às vésperas de um dos períodos de maior movimento, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, funcionará sem um importante aparelho que auxilia no pouso de aeronaves. O ILS (Instrument Landing System, em inglês) foi desligado para a continuidade da obra de extensão da pista de decolagem. Segundo a Infraero, a etapa da obra que afeta o uso do aparelho será concluída até março. Até lá, o aparelho não funcionará porque é preciso que ele seja deslocado para a nova cabeceira (extremidade destinada às operações de pouso) da pista, o que pode resultar em restrições operacionais em dias de mau tempo.
A empresa contratada pela Infraero para fazer a reforma da pista de pouso e do pátio de aeronaves iniciou as obras em fevereiro de 2013. O término estava previsto para abril, mas, com o atraso, a obra será encerrada apenas em junho de 2016, mais de dois anos depois do previsto. A pista será ampliada em 600 metros, permitindo a operação em Confins de aviões de grande porte. Segundo a estatal, a cabeceira será prolongada com a extensão da pista, o que obriga o deslocamento do aparelho de acordo com a nova capacidade operacional do aeroporto. A Infraero diz que a medida foi discutida com as empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e demais órgãos.
No fim de semana, com o ILS já desligado, segundo relatos de pilotos, aeronaves foram obrigadas a sobrevoar o espaço aéreo de Confins à espera de condições climáticas favoráveis para o pouso. No domingo, até as 20h, dos 113 voos programados para Confins, 42 atrasaram e 20 foram cancelados.
O aparelho ILS um sistema composto por equipamentos eletrônicos instalados na pista e nos aviões, segundo a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, que praticamente guia o piloto até o pouso quando a névoa encobre o horizonte. A instalação do aparelho ou apenas a substituição por uma categoria mais avançada permite reduzir o número de vezes que o aeroporto é fechado por mau tempo consideravelmente. Sem ele, o aeroporto pode ser fechado em condições de baixa visibilidade ou teto.
Condições
Pelas regras vigentes no Brasil, no caso da categoria 1, como em Confins, o piloto pode pousar caso tenha visibilidade de pelo menos 500 metros e 60 metros de altura em relação à pista; 300 metros de visibilidade e 30 metros de altura para a categoria 2 e visibilidade superior a 200 metros e abaixo de 30 metros de altura para a categoria 3A.
O major brigadeiro do ar Renato Cláudio Costa Pereira, ex-secretário-geral da Organização da Aviação Civil Internacional de 1997 a 2003, explica que o instrumento auxilia o piloto no direcionamento da pista e na altura, tornando o serviço mais fácil e seguro. Mas afirma ser simples o pouso mesmo sem o funcionamento do aparelho. “Pode ser mais trabalhoso. Exige um pouco mais do piloto, mas qualquer profissional faz isso com o pé nas costas”, afirma Costa Pereira sobre o pouso sem o uso do ILS.

JORNAL O DIA


Homem é preso após trocar tiros com militares da Força de Pacificação da Maré

Confronto aconteceu nas proximidades da Vila do João e assustou motoristas que passavam pela Linha Vermelha

Athos Moura

Rio - Um homem foi preso em flagrante, na manhã desta segunda-feira, após trocar tiros com militares da Força de Pacificação da Maré. Segundo o Exército, houve disparos feitos com armas curtas na comunidade da Vila do João, nas proximidades do Centro de Transporte e Logística da Aeronáutica.
O caso foi encaminhado para a 21ªDP (Bonsucesso) e o Exército reforçou o patrulhamento na região.
Motoristas que passavam pela Linha Vermelha se assustaram com a troca de tiros. Muitos deles chegaram a parar os carros. O Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) colocou duas motos e duas viaturas no entorno da Maré para dar tranquilidade aos motoristas e garantir que o tráfego flua na Linha Vermelha.

PORTAL UOL


Renúncia de primeiro-ministro do Haiti agrava crise política no país

Protestos são realizados quase que diariamente contra adiamento indefinido das eleições; manifestantes pedem até renúncia do presidente Martelly

Caribe

Os protestos realizados no Haiti nas últimas semanas – e intensificados no final de semana – deixaram o saldo de um morto e provocaram a renúncia do primeiro-ministro do país, Laurent Lamothe, que se demitiu neste domingo (14/12). O cenário deteriora ainda mais a crise política vivenciada pelo presidente Michel Martelly, agravada pelo adiamento indefinido das eleições legislativas e municipais previstas para outubro e que tem provocado manifestações quase diárias na capital Porto Príncipe.
No domingo, os manifestantes desconsideraram o caminho previamente acordado com a polícia e seguiram para o palácio do governo, como parte da estratégia de pedir a renúncia de Martelly. Próximo à sede do governo, houve choque com a polícia comandada pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) e os ativistas, como reação ao lançamento de gás de pimenta, atiraram garrafas e pedras contra os policiais e fizeram diversas barricadas na capital Porto Príncipe. Como resultado do conflito, um homem morreu.
A renúncia de Lamothe faz parte das orientações formuladas por um grupo de 11 notáveis haitianos designados por Martelly para tentar resolver a crise política no país. Além da demissão do primeiro-ministro, a comissão recomendou também a saída do Conselho Superior do Poder Judicial e dos membros do Conselho Eleitoral Provisório.
Os manifestantes são contrários às indicações do conselho de notáveis e pedem a renúncia do presidente e a libertação das pessoas detidas em protestos anteriores. Diversos ativistas permanecem encarcerados sob acusações de supostas ações de vandalismo, mas nunca foram julgados, tampouco acusados formalmente.
Eleições
Desde 2010 o país não promove eleições locais e municipais e a votação para o Senado está atrasada desde 2011. A lei eleitoral está bloqueada no Senado, há mais de seis meses por diferenças políticas entre governo e oposição.
Os mandatos de um terço dos senadores expiraram em maio de 2012 e, em janeiro de 2015, um segundo terço dos senadores e deputados ficarão sem cargos. O mandato presidencial se encerra em 2016.
Tanto a ONU (Organização das Nações Unidas), como o governo dos Estados Unidos, têm ressaltado a necessidade de que o processo seja conduzido antes que o Parlamento seja dissolvido, o que acontecerá em janeiro de 2015.

AGÊNCIA CÂMARA


Plenário do Congresso deve votar diretrizes orçamentárias para 2015 na terça


O Congresso Nacional marcou nova sessão para esta terça-feira (16), às 19 horas. O relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015 é o primeiro item da pauta de votações.
O PLN 3/14 foi aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) na quarta-feira (10), após amplo acordo entre todas as lideranças partidárias que compõem a comissão.
Também pode ser votado o PRN 6/13, que estende às comissões mistas do Congresso a prerrogativa de apresentar emendas aos projetos do plano plurianual (PPA), da lei orçamentária anual (LOA) e da LDO. Atualmente, essa competência é limitada às comissões permanentes do Senado e da Câmara e aos parlamentares, por meio de emendas individuais.
Créditos adicionais
Também estão na pauta 31 projetos de lei do Congresso que abrem créditos adicionais (especiais ou suplementares) para diversos ministérios e outros órgãos públicos no Orçamento deste ano.
Entre eles, o que concede aumento salarial para a Polícia Federal (PLN 5/14). O relatório sobre a matéria destaca que a iniciativa busca atender a demanda da única categoria de servidores públicos que ainda não tinha sido contemplada com aumento salarial e com reestruturação de carreiras concedidos aos demais servidores do Executivo, conforme proposta feita em agosto de 2012.
Já o PLN 19/14 abre crédito especial de R$ 145,6 milhões para investimentos em 20 aeroportos controlados pela Infraero.
Os recursos serão usados por meio do Fundo Nacional da Aviação Civil em empreendimentos e ações que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O dinheiro servirá para aquisição de equipamentos e modernização e adequação da infraestrutura aeroportuária, como ampliação da capacidade operacional dos aeroportos, terminais de passageiros, pátios e pistas, telecomunicações aeronáuticas, terminais de logística de carga e estacionamentos.
Vetos
A partir de quarta-feira (17), a pauta do Congresso estará trancada pelo veto 30/14. A presidente Dilma Rousseff vetou vários dispositivos do Projeto de Lei de Conversão 15/14, decorrente da Medida Provisória (MP) 651/14. A medida desonera folha de pagamento, amplia créditos fiscais e estimula a entrada de pequenas empresas na bolsa de valores, entre outros assuntos.
A maioria dos itens vetados trata de desoneração. O governo argumenta que não há cálculos de impacto orçamentário-financeiro devidos, o que caracteriza infração à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/00).
A presidente também vetou o item que ampliava para 2018 o prazo para as cidades acabarem com seus lixões. Segundo o governo, a prorrogação de prazos, da forma como prevista, contraria o interesse público, por adiar a consolidação de aspecto importante da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A imposição de veto, segundo o Executivo, decorre de acordo realizado no plenário do Senado com as lideranças parlamentares, que se comprometeram a apresentar alternativa para a solução da questão.
Jornada de psicólogos
Outro item a ser analisado pelo Congresso é o Veto 31/14. A presidente Dilma vetou integralmente o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 150/09, que trata da redução de jornada dos psicólogos.
Na justificativa do veto, o Executivo argumenta que a redução da jornada semanal, proposta para 30 horas semanais, impactaria o orçamento de entes públicos, principalmente dos municipais, com possível prejuízo à política de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), podendo, ainda, elevar o custo também para o setor privado de saúde, com ônus ao usuário. Esse veto tranca a pauta do Congresso a partir do dia 20 de dezembro.

Grupo de trabalho analisa mudanças em Código Penal Militar


O grupo de trabalho que discute a proposta do novo Código Penal Militar (Projeto de Lei 7683/14) se reúne nesta terça-feira (16), às 14h30, no plenário 7. O grupo foi criado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, na última quarta-feira (10), para avaliar a proposta enviada ao Congresso pelo Superior Tribunal Militar (STM).
O projeto promove reformas no sistema de Justiça Militar da União. A principal delas é o deslocamento da competência pelo julgamento de civis para o juiz federal da Justiça Militar. Hoje quem julga esses casos são os conselhos de Justiça.
Também passa a ser competência do juiz federal da Justiça Militar julgar habeas corpus, habeas data e mandado de segurança, referente à matéria criminal, impetrado contra ato de autoridade militar. Excetuam-se dessa regra apenas os atos praticados pelos oficiais-generais, que continuam na alçada do Superior Tribunal Militar.
Segundo os autores, “essa alteração inaugura a possibilidade do duplo grau de jurisdição na Justiça militar”. Atualmente esses recursos são todos julgados pelo STM, independentemente da patente do processado.
O projeto tramita na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Depois, será votado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, além do Plenário.

AGÊNCIA ESTADO


Aérea informa sobre atrasos por e-mail, telefone e SMS


O voo atrasa e, no aeroporto, os passageiros não têm informação sobre o que aconteceu, por que atrasou ou quanto tempo terão de esperar até o embarque. As companhias aéreas não podem ser culpadas pelo mau tempo, mas têm o dever de manter os passageiros informados e tentar resolver os problemas da maneira mais rápida possível.
Com o objetivo de melhorar a comunicação com os passageiros, a TAM colocou em operação neste fim de ano uma central de controle exclusivamente focada nos clientes, com sede em São Paulo, que busca antecipar situações críticas nos seus 800 voos diários. É a primeira companhia do Brasil a ter uma central desse tipo. Assim, promete avisar mudanças de horário e de voos por e-mail, ligações telefônicas e até SMS. "Não podemos deixar o problema estourar no aeroporto", explica Mario Faustini, diretor de Inovação e Eficiência da TAM.
Os 24 funcionários trabalham desde novembro em turnos de 24 horas e mantêm contato constante com a Aeronáutica, que comanda o espaço aéreo, com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra a maioria dos aeroportos brasileiros, com meteorologistas, para prever onde pode haver mau tempo, e com equipe interna da própria companhia, como pilotos e equipes de manutenção de aeronaves.
Se um voo atrasar, o Centro de Controle do Passageiro (CCP) consegue identificar rapidamente quantos passageiros serão impactados e já procura voos onde eles poderão ser realocados - ou mesmo hotéis para passarem a noite.
Um dos maiores problemas para as companhias são as conexões. Se o primeiro voo atrasa, não será possível pegar o segundo. "Queremos que o passageiro já chegue ao aeroporto com a solução pronta e não tenha de ficar esperando por respostas", diz Faustini. Segundo ele, a TAM funcionava até então de maneira reativa. "Buscava-se solucionar depois que o problema já havia surgido. Agora, podemos antecipar eventos e diminuir o impacto negativo."
Por dia, ela constata a existência de 500 passageiros com problemas nos voos. A empresa ainda busca melhorar a imagem: em 2013, a TAM liderou o ranking de reclamações das empresas aéreas no site Reclame Aqui. Ela teve 9.913 reclamações, bem acima da Gol, com 6.082.

Protesto de aeroviários e aeronautas no Rio interrompe check-in

Categorias reivindicaram 11% de reajuste, entre outros benefícios, como cesta básica de R$ 326,67, no Aeroporto Santos Dumont

Aeroviários e aeronautas fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira, 15, no saguão do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. Pelo menos 100 pessoas participaram do ato, que durou cerca de 90 minutos e chegou a interromper o check-in. Os manifestantes reivindicam 11% de reajuste, entre outros benefícios, como cesta básica de R$ 326,67.
“O movimento é resultado da intransigência patronal, que se recusa a dar reposição salarial com ganho real para aeroviários e aeronautas”, afirmou, em nota, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). De acordo com a Fentac, as empresas aéreas ofereceram aumento de 6,3%.
Uma nova reunião da categoria está marcada para quinta-feira, 18, quando deverá ser discutida a possibilidade de paralisação no Natal e no dia 31. De acordo com a administração do Santos Dumont, o ato não interferiu na operação de embarque e desembarque, e não houve atrasos nem cancelamentos de voos provocados pelo protesto.

Infraero prevê alta de 8,5% no fluxo de passageiros entre dezembro e janiero


O fluxo estimado de passageiros nos 60 terminais administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é estimado em 9,25 milhões de pessoas entre esta segunda-feira, 15 de dezembro, e 10 de janeiro de 2015.
Isso representa um crescimento de quase 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que somou 8,53 milhões de passageiros. A estimativa não inclui os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Viracopos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG), concedidos à iniciativa privada, além do Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo (RN), desativado no primeiro semestre deste ano.
Diante da previsão de aumento da movimentação de passageiros, a Infraero coloca em operação nesta segunda-feira o plano de ação para a movimentação da alta temporada, que seguirá até o dia 10 de janeiro de 2015.
Em alguns dos principais aeroportos da rede - Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP) e Salvador (BA) - o efetivo somado de 4.333 empregados será ampliado em 17%, passando para 5.089.
O planejamento da Infraero envolve o reforço das atividades operacionais, de atendimento direto ao público e de manutenção e limpeza, entre outras ações.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL


SAC estreia blog sobre temas de aviação

Por que malas são extraviadas em conexões? Por que alguns aeroportos fecham por mau tempo? Qual é o risco de colisão entre aves e aviões?
Esses e outros assuntos serão tratados no Check-in, blog mantido pela Secretaria de Aviação que é lançado nesta segunda-feira (15).
O blog pretende ser um espaço de discussão de temas amplos de aviação civil, para além das políticas públicas. O foco é o passageiro, em especial o passageiro de primeira viagem e o leigo apaixonado por aviões e aeroportos.
Bastidores da operação dos aeroportos e das companhias aéreas, o funcionamento da navegação aérea no Brasil e em outros países e curiosidades sobre o mundo da aviação também fazem parte da “receita” da nova página.
O post de estreia do Check-in busca responder a uma pergunta que incomoda em especial aos cariocas: por que o Santos Dumont, aquele que possivelmente é o aeroporto mais bonito do Brasil, fecha tanto por nevoeiro? E por que soluções tecnológicas dadas a outros aeroportos não podem ser aplicadas ali?

O TEMPO


Ludmila Pizarro

Voos são cancelados em Confins por falta de orientador de pouso

ILS está desligado desde setembro por causa de obras, mas caos só chegou com chuvas fortes

As chuvas finalmente chegaram na região metropolitana de Belo Horizonte e revelaram um problema de planejamento no Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Vários voos foram cancelados no último domingo, com reflexos nos embarques desta segunda, pela falta de utilização de um equipamento, o Instrument Landing System (ILS). O aparelho, que está desligado desde setembro, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), permite pousos em condições meteorológicas ruins como o enfrentado nesse fim de semana na região metropolitana de Belo Horizonte e que manteve o aeroporto fechado no domingo, ocasionando o cancelamento de cerca de 30 voos até o início da noite desta segunda. Cerca de 60 atrasaram no período.
Em nota, a concessionária do aeroporto, BH Airport, informou que o equipamento não está em funcionamento por causa das obras de ampliação na pista do aeroporto, que “estão sob controle da Infraero”. A estatal afirma que a não utilização do ILS foi uma decisão conjunta com a concessionária e as companhias aéreas. Segundo a Infraero, foi uma ação programada. A utilização do ILS só vai acontecer em março de 2015. As obras visam ampliar a pista de 3.000 metros para 3.600 metros e é preciso reconfigurar o equipamento para a nova medida.
Por outro lado, a BH Airport tenta um retorno mais rápido e diz, em nota, que “acompanha os trabalhos junto à Infraero para que o ILS retorne a operar o mais rapidamente possível”.
Enquanto as administradoras do aeroporto não se entendem, os atrasos continuam acontecendo e prejudicando os passageiros. Nesta segunda, mesmo com o tempo bom, outros voos foram cancelados em função dos problemas do domingo. Essa foi a justificativa que a advogada Neura Pacheco ouviu de uma atendente da companhia aérea Gol para justificar o cancelamento do voo 1315 que sairia do aeroporto internacional Tancredo Neves para São Paulo, onde ela pegaria uma conexão para Porto Alegre. Com o cancelamento, sua viagem acabou quase três horas mais longa. “Nossas agendas são definidas pela conveniência deles e não pela nossa. Agora me falaram que vão liberar um lanche. Isso não resolve”, criticou Neura.
O ILS ajuda na hora do pouso, permitindo que o piloto faça a manobra via a leitura de aparelhos mesmo com pouca visibilidade. “Não é possível pousar sem ver a pista, mas o ILS permite que esta visualização seja cerca de 200 pés abaixo do que o necessário quando não estamos usando o aparelho. Por isso, quando o aeroporto não usa o instrumento, ele fecha a pista mais vezes, porque o piloto, nesse caso, vai precisar de condições meteorológicas melhores do que se tivesse acesso ao equipamento.
Com o ILS, é possível pousar com 200 pés de visibilidade. Sem ele, é necessário pelo menos 400 pés”, informa um piloto que preferiu não se identificar.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que na ausência do ILS “somente são autorizadas operações visuais”. A Agência também informa que o equipamento não é de uso obrigatório, portanto, a sua ausência não prejudica a segurança do voos.
Juizado
Ajuda. O TJMG tem um Juizado Especial no Aeroporto de Confins. O atendimento é gratuito e procura solucionar questões com valores de até 20 salários mínimos, sem precisar de advogado.
Mais motivos
Muito trabalho. Pilotos e comissários disseram que alguns voos são cancelados por falta de tripulantes, já que muitos estão trabalhando no limite permitido por lei com o aumento da demanda.
Fim de ano
Aumento. Segundo a concessionária BH Airport, deverá ocorrer um aumento médio de 5,7% na movimento do aeroporto de Confins entre os dias 15 de dezembro e 6 de janeiro.
Informação
Central. A Tam lançou este fim de ano uma Central de informação para antecipar aos passageiros problemas nos voos. Os clientes receberão as informações por e-mail, telefonemas e até SMS.

JORNAL DIA DIA (MS)


Lázaro Jr Da Folha Da Região

Vítimas de queda de helicóptero não seriam cadastradas como piloto; aeronave está com manutenção vencida

O helicóptero que caiu na noite de sábado (13) em um sítio na zona rural de Buritama (52 quilômetros de Araçatuba) estava com a Inspeção Anual de Manutenção vencida e com o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado. Assim, não poderia voar. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira (15) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que adiantou ainda que nenhuma das duas vítimas é cadastrada como piloto.
A agência informa que a data de validade do Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero Robinson R44, de prefixo PT YPW, é 27 de julho de 2013. Já a Inspeção Anual de Manutenção venceu em 27 de julho de 2011.
Segundo o órgão, o equipamento está registrado em nome de um pecuarista de 64 anos, que é dono do sítio Santo Antônio, onde ocorreu o acidente. Ele, que é uma das vítimas, estava acompanhado de um estudante de 25 anos, também morador na cidade. Porém, de acordo com a Anac, não há nenhum registro sobre os dois como possíveis pilotos.
PROCESSO
Assim que a Aeronáutica confirmar a matrícula da aeronave, a Anac abrirá processo administrativo para identificar as irregularidades citadas e também possíveis descumprimentos às normas da aviação civil pelos pilotos e/ou pelo operador. "Ao final do processo, se houver comprovação de irregularidades, os responsáveis podem ser autuados e multados, além da possibilidade de suspensão ou cassação de licenças, habilitações e certificados", informa a assessoria de imprensa da Anac.
O órgão explica ainda que o processo pode ser encaminhado ao MPF (Ministério Público Federal) para análise de possível crime.
No domingo (14), a Folha da Região acompanhou o trabalho de equipe do Seripa 4 (4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Aeronáutica responsável por investigar as ocorrências nos Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o tempo de apuração varia de acordo com a complexidade do acidente e as conclusões serão incluídas no relatório final a ser publicado no site do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

THE WALL STREET JOURNAL - EUA


Andy Pasztor

Nasa estuda viabilidade de aviões com um piloto só

Diante de uma potencial escassez de pilotos de avião e de importantes avanços na automação, pesquisadores do setor aéreo e do governo americano começaram a considerar seriamente o desenvolvimento de jatos capazes de operar com apenas um piloto.
Todos os grandes aviões comerciais de passageiros e serviços de carga hoje voam com pelo menos dois pilotos na cabine de comando. Um novo estudo da Nasa, a agência aeroespacial americana, e da Rockwell Collins Inc. COL -1.05% se concentra na ideia provocadora de que os copilotos devem permanecer no chão, ajudando remotamente aviadores solitários na cabine de comando durante os trechos mais difíceis do voo, diz John Borghese, vice-presidente do Centro de Tecnologia Avançada da Rockwell.
O sucesso do conceito vai depender não só de sua viabilidade técnica, mas também de disposição política e aceitação social. Os pesquisadores não estão endossando o conceito ou desenvolvendo planos específicos para a operação de grandes aviões comerciais com um único piloto. Eles estão, na verdade, buscando analisar as mudanças na tecnologia e nas operações que podem tornar o conceito viável no futuro — mesmo que seja tão distante quanto 2030.
Dos elevadores sem operador lançados há mais de meio século aos avanços dos carros que não precisam de motoristas, a mobilidade humana está se tornando cada vez mais automatizada. O estudo da Nasa reflete não só uma ambição tecnológica, mas preocupações mais práticas: muitas autoridades do setor aéreo temem que a oferta mundial de pilotos se reduzirá nos próximos 20 anos, enquanto o volume de viagens aéreas deve dobrar.
A redução da tripulação na cabine de grandes aviões de carga ou de passageiros — ou mesmo a eliminação total de um piloto — têm sido tópicos de discussões teóricas entre autoridades do setor e pesquisadores por muitos anos. A iniciativa da Nasa é significativa porque eleva a importância do conceito e sinaliza que os técnicos da agência aeroespacial estão convencidos de que ele é digno de mais pesquisa.
O contrato de quatro anos e cerca de US$ 4 milhões foi dado à Rockwell no início do ano, mas a primeira fase só será anunciada hoje. Ela inclui a realização de simulações, a definição de onde a tecnologia é necessária e até testes de voo. A Nasa prevê que os testes da Rockwell devem gerar novos estudos por uma gama de outras empresas e especialistas.
Dentro do conceito estudado pelos pesquisadores, aviadores no solo poderiam ser responsáveis por auxiliar pilotos solitários na cabine de comando de vários aviões, dando assistência virtual durante os períodos mais necessários num espaço aéreo congestionado, durante as manobras de aproximação e aterrissagem ou se algo sair errado.
O estudo sobre como esse conceito pode ser aplicado em grandes aviões “é uma área razoavelmente nova”, diz Parimal Kopardekar, gerente do programa, que está sendo desenvolvido pelo centro de pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia.
Uma mudança radical não deve acontecer em breve, e há um consenso de que a redução da tripulação para aviões de passageiros não será considerada até que ela seja lançada primeiro no setor de cargas. Segundo especialistas e autoridades do setor, é improvável que isso ganhe força muito antes do fim da próxima década.
Os aviões hoje são desenhados para ter dois pilotos nos controles, e reformular aviões existentes “pode ser muito caro e talvez muito difícil” para se obter aprovação regulatória, diz Kopardekar, da Nasa. Autoridades do setor dizem que seriam necessários aviões totalmente novos com cabines de comando criadas com apenas um piloto em mente.
O sistema internacional de aviação atingiu níveis incomparáveis de segurança e confiabilidade, em parte devido à maior automação e a padrões globais amplamente aceitos de comportamento e cooperação na cabine.
Estudos iniciais de voos com um só piloto no ar e outro no solo revelaram que a separação frequentemente gera confusão sobre o que o outro está fazendo.
A Boeing Co. BA +1.08% e a Airbus Group EADSY -0.40% NV desenharam aviões nos anos 70 cada vez mais automatizados, eliminando um terceiro membro da tripulação de cabine, que costumava ser responsável pelo monitoramento da navegação e dos vários sistemas da aeronave.
Avanços contínuos na automação da cabine e uma melhoria das habilidades de aeronaves não tripuladas transformaram as tecnologias necessárias para operações de companhias aéreas com um menor número de pilotos.
“Fundamentalmente, não é mais uma questão de engenharia”, diz Richard Healing, ex-membro do Conselho Nacional de Segurança do Transporte dos Estados Unidos. “O debate real é sobre como os reguladores e a opinião pública reagirão a essas mudanças, antes impensadas.”
Há cerca de 10 anos, a FedEx Corp. FDX +0.27% abordou informalmente a ideia de reduzir a tripulação de seus aviões de carga de três para dois pilotos em rotas de mais de oito horas sobre águas.
A empresa abandonou a ideia, disseram autoridades do governo na época, basicamente por causa da oposição do sindicato. A Associação dos Pilotos de Companhias Aéreas e a FedEx não quiseram comentar.
A discussão inicial nasceu de um desejo de cortar custos, mas o estudo mais recente da Rockwell é parcialmente inspirado na estimativa de uma escassez de pilotos. A Boeing calcula que serão necessários 533 mil novos pilotos de aviões comerciais nos próximos 20 anos, à medida que o número de milhas voadas dobra. A fabricante de aviões vem alertando que a disponibilidade de pessoal pode não ser suficiente.
Analistas, grupos de trabalho e acadêmicos argumentam que qualquer escassez de pilotos é resultado da falta de disposição do setor de pagar bons salários a eles. A Boeing não quis comentar o estudo da Nasa com a Rockwell.

O DIÁRIO (PR)


Reservistas devem atualizar os cadastros

O período para a atualização de dados dos cadastros dos reservistas da Marinha, Exército e Força Aérea, que prestaram serviço militar nos últimos cinco anos, termina nesta terça-feira (16). O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) deve ser feito através do site www.exarnet.eb.mil.br
A apresentação anual é obrigatória e serve para a regularização do Certificado de Reservista. Devem ser atualizados dados pessoais como endereço, telefone, nível de escolaridade, entre outras informações.
De acordo com o secretário-executivo da Junta de Serviço Militar, Paulo Rogério do Carmo, mesmo que o reservista tenha preenchido o formulário pela internet, "é fundamental que ele compareça à Junta de Serviço Militar para oficializar a entrega do formulário, com a sua assinatura".
Conforme previsto na Lei do Serviço Militar, o procedimento é obrigatório para todos os Oficiais e Praças da reserva não remunerada das três Forças Armadas, assim como para portadores de certificados de dispensa de incorporação classificados em "situação especial". Reservistas de 1ª, 2ª e 3ª categorias também devem se apresentar.
A Junta de Serviço Militar de Maringá funciona no pavimento superior do prédio da estação rodoviária, à Avenida Tuiuti, 180, no bairro Aeroporto. O telefone para mais informações é o (44) 3901-1117.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented