|

Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) supera 100.000 horas de voo com aeronaves nacionais



Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) supera 100.000 horas de voo com aeronaves nacionais ...

As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena realizado nesta sexta-feira (01), em parceria com o grupo de demonstração do país, os Halcones, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) superou 100.000 horas de voo com aeronaves nacionais: o lendário T-27 Tucano e o atual A-29 Super Tucano.

“A substituição do T-6 para o T-27 e posteriormente o A-29, só veio aumentar ainda mais a importância da Fumaça. Não apenas se mostra a formação, capacidade e destreza dos pilotos nas manobras, mas a capacidade da indústria nacional, o desenvolvimento tecnológico do nosso país. É um outro nível de força”, explica o Tenente-Coronel Aviador Líbero Onoda Luiz Caldas, Líder e Comandante da Esquadrilha da Fumaça.

Resultado de parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e da brasileira EMBRAER, as duas aeronaves foram aplicadas em diversos tipos de missões e vendidas para vários países. “A Esquadrilha da Fumaça é um motivo de orgulho para todos nós, brasileiros, e estamos muito honrados de fazer parte deste marco importante para a história do EDA e da Força Aérea Brasileira”, lembra Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

História
O Tucano surgiu da necessidade da FAB de substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que seria descontinuada pela fabricante Cessna. Nascia assim uma máquina com desempenho notório, reconhecido internacionalmente. As  características do T-27 fizeram com que o avião fosse exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, Irã. No Reino Unido, foi escolhido para se tornar aeronave de treinamento básico, licenciado e produzido localmente.

Suas características acabaram tornando-se padrão para outras aeronaves de treinamento, com trens de pouso retráteis, assentos em tandem (um à frente do outro, sendo o de trás mais alto), pontos para utilização de armamento e, inclusive, sendo a primeira aeronave do gênero com assentos ejetáveis. Possui grande autonomia de voo - quatro horas e meia somente com o tanque interno, robustez, comandos precisos, boa margem de manobra mesmo à baixa altitude, confiabilidade, visibilidade e capacidade de voo em diferentes condições climáticas. Por essas características, há mais de 30 anos os T-27 são empregados pela FAB para instruções em voo aos novos pilotos.

Na Esquadrilha da Fumaça, o Tucano foi utilizado entre os anos de 1983 e 2013. Um total de 2.363 demonstrações foram realizadas com a aeronave. Também foi nesse período que o avião trocou as cores vermelha e branca pelo azul e amarelo da Bandeira Nacional, em 2012.

A-29
Após os 30 anos com a aeronave, a Esquadrilha passou por um período de transição e substituiu o T-27 pelo atual A-29 Super Tucano. A estreia com a nova aeronave aconteceu em 2015 e contou com nova pintura e adaptações específicas para a atividade exercida pelo EDA.

A aplicabilidade do A-29 na Força Aérea, porém, ultrapassa a Esquadrilha da Fumaça. A aeronave é empregada ainda no cumprimento de missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e na formação de líderes da aviação de caça. O Super Tucano incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos e foi concebido para atender aos requisitos operacionais da Força para uma aeronave de ataque tático. Outros países como Estados Unidos, Angola, Colômbia e Chile também operam a aeronave.

Para a Esquadrilha da Fumaça, o modelo passou por adaptação. Além da nova pintura, nos locais onde eram armazenados os armamentos foram instalados tanques de fumaça. Esta, por sinal, se destaca com um diferencial: é ecologicamente correta. Vale ressaltar que um novo óleo foi desenvolvido para que sua queima não agrida a camada de ozônio nem contribua com o aquecimento global.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented