|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 08/10/2015 / Airbus estuda projeto para colocar mais passageiros uns sobre os outros em aeronave

Imagem

Airbus estuda projeto para colocar mais passageiros uns sobre os outros em aeronave ...


A proposta não parece favorecer muito os passageiros, já que a empresa cria uma espécie de mezanino, para colocar uns em cima dos outros na fileira central ...

A Airbus, gigante mundial do setor de fabricação de aeronaves, anunciou que está estudando uma nova ideia para colocar mais passageiros dentro de um avião. A proposta não parece favorecer muito os passageiros, já que em um pedido de patente feito ao Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, a empresa cria uma espécie de mezanino, para colocar uns em cima dos outros na fileira central. A informação foi publicada na edição online do portal Uol, hoje.

Em um comunicado, a empresa afirmou que “nos meios modernos de transporte, em particular nos aviões, é muito importante, sob o ponto de vista econômico, fazer o melhor uso do espaço disponível na cabine de passageiros”. O documento diz, ainda, que a Airbus, na solicitação, afirma que o projeto “ainda oferece um alto nível de conforto para os passageiros”.

De acordo com imagens divulgadas pelo Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, o projeto contempla escadas para subir para o mezanino e indicam que os assentos das fileiras inferior e superior poderão reclinar totalmente, até se transformarem em camas, em uma configuração semelhante a um beliche. A Airbus indica que o arranjo é particularmente indicado para a classe executiva.

A solicitação de patente não significa, necessariamente, que a Airbus vai viabilizar a proposta para o mercado de aviação algum dia. No entanto, os muitos projetos apresentados por diversas empresas tendo os assentos como alvo indicam que o espaço que hoje já é reduzido pode ser usado de maneira ainda mais inusitada no futuro.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA (RS)


Base Aérea realiza atividades em comemoração ao Dia da Força Aérea Brasileira

Banda da Basm se apresenta na noite de quarta-feira no Colégio Marista Santa Maria. No sábado, acontece mais uma edição da Expoaer

Para comemorar o Dia da Força Aérea Brasileira e o Dia do Aviador, a Base Aérea de Santa Maria (Basm) organizou duas atividades. Uma delas é uma apresentação musical que acontece na noite desta quarta-feira, no Colégio Marista Santa Maria.

O concerto, organizado pela Banda de Música da Basm, ocorre a partir das 20h, no Salão de Eventos Ir. Gelásio, no Colégio Marista, que fica na Rua Floriano Peixoto, 1.217, e a entrada é de graça. Por se tratar de um evento em local fechado, a atividade vai acontecer mesmo em caso de chuva.
Já a Expoaer, que está na 44ª edição, vai ser realizada no sábado, das 9h às 17h, na Basm. A participação nas atividades é mediante 1kg de alimento não perecível. A praça de alimentação ficará a cargo da Vila Gastronônica, com a tradicional culinária gourmet a preços populares.

Neste ano, a feira traz exposições de aeronaves militares e de veículos de combate do Exército, além de show aéreo com a Esquadrilha da Fumaça, espetáculos circenses do Teatro VagaMundo, apresentações do Canil Vento Divino e exposição da Associação Cultural Museu Militar de Panambi. O Sesc Santa Maria também estará participando da feira, com o espaço infantil e o Grupo Maturidade Ativa.

A expectativa desta edição da feira é trazer cultura e entretenimento às cerca de 20 mil pessoas que participam do evento, anualmente, e estimular a solidariedade, arrecadando alimentos não perecíveis, em benefício de entidades carentes de Santa Maria.

JORNAL O TEMPO (MG)


Dois pilotos desaparecem em voo particular para Pará de Minas

Amigo dos homens que estavam no avião afirma que foi acionada a busca da Aeronáutica, já que o avião, que decolou de Caratinga, na região do Rio Doce, não foi mais visto no radar

Fernanda Viegas, Gustavo Lameira

Dois pilotos estão desaparecidos, desde a manhã dessa terça-feira (6), após decolarem de Caratinga, na região do Rio do Doce, com destino a Pará de Minas, na região Central do Estado. O avião deveria ter pousado por volta das 13h, mas até as 15h não havia chegado. Ainda não se sabe onde a aeronave está e o que teria acontecido.
Amigos começaram a ligar para os pilotos, assim que foram informados pelo mecânico que os aguardava de que os pilotos não tinham pousado, mas os celulares não estão nem chamando. A Aeronáutica foi avisada ainda nessa terça, mas aguardou o prazo de 24h para levantar voo e começar as buscas por ar.
"A aeronave estava com os documentos vencidos. Eles estavam indo na oficina de Pará de Minas para fazer a renovação do documento. Não podiam fazer plano de voo, porque não seria autorizado a decolagem de Caratinga, porque precisa do documento IAM", explicou o também, piloto Dennis Campos, que é amigo dos homens que desapareceram com a aeronave.
Estavam no avião Fausto Mesquita e João Paulo Araújo, naturais de Governador Valadares, na região do Rio Doce. A aeronave pertence a Araújo, segundo Campos.
"O tempo não está bom aqui na região e o avião não estava com todos os instrumentos funcionando bem, não tinha como realizar um voo por instrumentos", completou Campos.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou à reportagem de O TEMPO que foi notificado do desaparecimento da aeronave às 21h50 dessa terça-feira(6). Na manhã desta quarta-feira (7), uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) deu início às buscas na rota prevista pelo monomotor Corisco, prefixo PT-NKU (Caratinga/Pará de Minas).
O órgão alegou ainda que sabe apenas que são dois pilotos, mas não tem identificação confirmada deles.

JORNAL HOJE EM DIA (MG)


Após dia de buscas, Força Aérea Brasileira suspende procura por aeronave na noite desta quarta


Hoje Em Dia

A Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu na noite desta quarta-feira (7) as buscas pela aeronave de pequeno porte que está desaparecida em Minas Gerais. O monomotor prefixo PT-MKU decolou de Caratinga, na região do Vale do Rio Doce, às 11h30 de terça-feira (6), mas não chegou ao destino, em Pará de Minas, na região Central do Estado. Dois tripulantes, sendo um piloto e um empresário, estariam na aeronave.
A FAB retorna as buscas na manhã de quinta (8). Uma equipe do órgão foi enviada para a região e iniciou as buscas utilizando a aeronave C 105 e está sendo investigado se houve acidente aéreo ou se a aeronave desviou da rota sem comunicar aos órgão competentes. Ainda conforme a FAB, o piloto não comunicou o plano de voo.

TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Problemas no radar atrasam pousos e decolagens de voos no Rio

Problema técnico, segundo a Aeronáutica, no sistema de radares paralisou os equipamentos nos aeroportos Santos Dumont e Internacional.

Jornal Nacional

Um problema no sistema de radar atrasou pousos e decolagens de voos no Rio de Janeiro.
Um problema técnico, segundo a Aeronáutica, no sistema de radares paralisou os equipamentos nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão. A partir das 18h, os pousos e decolagens passaram a ser feitos de norma convencional, ou seja, sem ajuda de radares.
Segundo a Força Aérea Brasileira, esse procedimento não põe em risco a segurança, mas exige maior distanciamento entre as aeronaves que estão em voo. Ou seja, a operação passa a ser mais lenta, não dá para pousar ou decolar um avião atrás do outro justamente por questões de segurança. Isso cria um impacto nos aeroportos.
O sistema foi restabelecido às 19h38, mas deixou reflexos no Galeão (oito voos atrasaram, quatro continuam atrasados e um foi cancelado) e no Santos Dumont (13 voos atrasaram, sete ainda estão atrasados e 11 foram cancelados).
Além do transtorno para os passageiros, houve reflexo também em outros aeroportos. Em Brasília, por exemplo, cinco voos atrasaram. De Congonhas, em São Paulo, para o Rio de Janeiro pelo menos sete voos foram cancelados. Guarulhos continua operando normalmente.

PORTAL G-1


Inquérito da queda de helicóptero em AL deve ser prorrogado, diz delegado

Manoel Acácio Júnior vai a Recife para conversar com técnicos da Seripa II. Ele disse que caso é complexo e ainda há testemunhas para serem ouvidas.

Carolina Sanches Do G1 Al

O delegado da Polícia Civil de Alagoas Manoel Acácio Júnior, que investiga a queda do helicóptero que vitimou quatro militares no mês passado, informou nesta quarta-feira (7) que deve pedir a prorrogação do inquérito por causa da complexidade do caso.
Ele disse ainda que vai ao Recife (PE) na próxima quinta (8), para coletar informações com técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II).
A investigação da Polícia Civil acontece paralelamente à perícia do Seripa II, da Força Aérea Brasileira, que esteve em Alagoas após o acidente e tem um prazo de um ano para a conclusão do laudo.
Segundo o delegado, a ida a Recife será para que sejam feitos alguns questionamentos a respeito do resultado preliminar da perícia. “Solicitei formalmente um laudo preliminar, mas vou com a equipe até lá para para conversar com os peritos”, falou.
Sobre uma possível prorrogação do inquérito, Acácio disse que ele é muito vasto. “Muitas pessoas já foram ouvidas, mas ainda temos mais informações para robustecer o material antes que seja concluído”, disse.
Dentre os depoimentos, o delegado disse que ouviu testemunhas do momento do acidente, além de pilotos e militares que estavam na escala no dia que a aeronave caiu. “Ainda não ouvimos familiares das vítimas por causa do estado deles de comoção, mas acredito que isso vai acontecer até a conclusão do inquérito”, informou.
Os depoimentos começaram com a cabeleireira Josefa Marcolino da Silva, 46. Ela disse que foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local do acidente. "Vi o homem ainda vivo batendo as pernas em cima do carro. Saí para pedir ajuda e quando voltei ele já estava com as costas queimando e me mandaram sair de perto. Foi aí que começaram as explosões e o fogo", conta.

FAB inicia buscas à aeronave desaparecida no Leste de Minas

Monomotor decolou de Caratinga em direção a Pará de Minas, na terça (6). Inspeção anual de manutenção da aeronave estava vencida, diz Anac.

Do G1 Vales De Minas Gerais

Equipes da Força Aérea Brasileira iniciaram as buscas na região Leste de Minas, no início da manhã desta quarta-feira (7), a um avião monomotor modelo NEIVA EMB-711C, com prefixo PT-NKU, que está desaparecido desde a manhã da terça-feira (6). A aeronave saiu de Caratinga (MG) com destino a cidade de Pará de Minas.
Segundo informações da assessoria de imprensa das Forças Aérea Brasileira (FAB), a previsão é de que duas pessoas estejam a bordo. A aeronave partiu por volta das 11h30 e a previsão de voo era de duas horas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a situação de aeronavegabilidade do avião era válida, porém, a inspeção anual de manutenção da aeronave estava vencida desde o dia 29 de agosto deste ano.
De acordo com o Serviço de Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa) de Brasília, a aeronave pertencia a João Paulo Gomes de Araújo. De acordo com um funcionário da Araújo Distribuição, empresa da família de João Paulo, o dono da aeronave estava a bordo, junto com o piloto.
A assessoria da FAB informou que o Seripa vai investigar as causas do desaparecimento.

Problema em radar da Aeronáutica causa atrasos em aeroportos do Rio

Pousos foram feitos sem radares devido a falha em sistema da Aeronáutica. Situação foi normalizada às 19h38, segundo a Força Aérea Brasileira.

Do G1 Rio

Em função de um problema técnico no sistema de radar no Rio de Janeiro, em um equipamento sob responsabilidade da Aeronáutica, voos dos aeroportos Galeão e Santos Dumont sofreram atrasos em pousos e decolagens a partir das 18h desta quarta-feira (7). O sistema foi restabelecido às 19h38, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).
 Durante a ocorrência, o tráfego aéreo foi realizado de maneira convencional no Galeão, sem auxílio radar, o que aumentou o intervalo entre as operações. De acordo com a assessoria do Santos Dumont, as operações chegaram a ser interrompidas entre 17h50 e 18h45.
Até as 20h, dos 94 voos do Galeão, oito estavam atrasados e um foi cancelado. No Santos Dumont, de 143 voos, sete atrasaram e 11 foram cancelados. 
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o procedimento de pousar sem radares não compromete a segurança, mas pode provocar impactos em aeroportos (leia abaixo a íntegra da nota).
Outros aeroportos

O problema no Rio não afetou o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, segundo a assessoria de imprensa. Congonhas, segundo a Infraero, ficou com saguão vazio e o número de voos atrasados até as 20h – sete – é considerado normal.
Em Brasília, até as 20h30, cinco aeronaves para o aeroporto Santos Dumont e uma para o Galeão aguardavam decolagem no pátio no Distrito Federal.
"Um problema técnico ocorrido na terminal do Rio de Janeiro, por volta das 18 horas, faz com que o controle do tráfego aéreo na região seja realizado de maneira convencional, sem auxílio radar.
O procedimento, que não compromete a segurança, exige um espaçamento maior entre as aeronaves em voo, reduzindo o número de tráfegos sob controle. Apesar de não impedir pousos e decolagens, a operação pode provocar impactos nos aeroportos.
Técnicos do Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA) trabalham para solucionar o problema o mais rápido possível."

Anac aprova interdição por tempo indeterminado de aeródromos em MG

Para Agência, falta infraestrutura em Formiga, Leopoldina e Monte Carmelo. Medida é para não reportar interdições a cada trimestre à Aeronáutica.

Roberta Oliveira E Fernanda Resende

Os aeródromos das cidades de Formiga, na região Centro-Oestede Minas, Leopoldina, na Zona da Mata e Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, tiveram a interdição por tempo indeterminada confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A informação consta na portaria nº 2.631, publicada no Diário Oficial da União no dia 1º de outubro. No texto, a Gerência de Controle e Fiscalização da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária ratificou a interdição de 11 aeródromos no Brasil, a partir da data de publicação. O G1 entrou em contato com os responsáveis em Minas Gerais e em todos há providências em andamento sobre a gestão dos locais.
Em nota, a assessoria esclareceu que, com a portaria, a Anac não precisa mais reportar a cada trimestre à Aeronáutica a continuidade da interdição. Além dos aeródromos mineiros, os demais locais em cidades de São Paulo, Goiás, Bahia, Pará, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul estão proibidos de receber operações aéreas há mais de seis meses por não terem infraestrutura adequada.
Também será solicitado ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) a exclusão deles das publicações aeronáuticas. Após esta medida, eles continuarão constando no cadastro aeroportuário da Agência e, para retomarem funcionamento, será necessário que o operador do aeródromo inicie processo administrativo junto à ANAC visando à desinterdição. 
Posicionamentos
Em Leopoldina, o aeródromo vinculado à Prefeitura fica na MG-120, estrada de acesso ao distrito de Piacatuba, e está interditado desde 13 de dezembro de 2013.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Valter Matos, explicou que é realizado um estudo por uma empresa de Belo Horizonte para determinar as obras e o orçamento necessário. “Os engenheiros virão a Leopoldina para elaborar o plano de reforma que atende os motivos da interdição. Precisamos fazer a construção do alambrado, o recapeamento de parte do aeroporto e melhorar os hangares”, explicou.
Ainda de acordo com Valter Matos, a Prefeitura sabe da necessidade da liberação não apenas para a cidade, mas para a região. “Precisamos do aeroporto funcionando porque apoia o desenvolvimento da cidade. Estamos buscando recursos junto aos governos Estadual e Federal. Se não for possível, faremos com verba própria. Pode demorar, mas será feito, pelo menos nossa expectativa é de conseguir até o término da atual administração”, ressaltou.
Em Formiga, no Centro-Oeste do estado, há um impasse sobre a gestão do aeródromo instalado na região rural, às margens da BR-354, que liga ao município de Arcos. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a Anac solicitou alterações, não soube precisar quais, no local nas gestões atual e anterior. O local está interditado desde 12 de abril de 2013. Segundo a assessoria, o Executivo deve enviar nos próximos dias um projeto de lei para a Câmara Municipal sobre a cessão da administração do aeroporto para uma associação. O texto ainda está em elaboração e detalhes não foram antecipados.
Um dos donos de hangares, Juliano Lopes, explicou ao G1 que ele e outros proprietários cobravam do Executivo ação sobre o aeroporto. “A Anac nos explicava os motivos da interdição, mas a Prefeitura é a responsável pela administração e deveria tomar as providências. Agora a interdição por tempo indeterminado é o resultado do descaso das autoridades municipais que não respondeu às várias notificações da Agência. Um grupo de pessoas interessadas no funcionamento está unido e gostaria de assumir a gestão. No entanto, a Prefeitura afirma que vai elaborar o projeto de lei e que será submetido aos vereadores para em seguida tentar um acordo com a associação. A gente sabe que nenhuma melhoria pode ser feita sem recursos”, disse.
Em Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, o coordenador do aeródromo, João Vitor Alves Silva, disse que o local já está interditado há cerca de três anos e que até o fim do ano era propriedade particular e não podeia receber verbas públicas. O aeródromo fica na Rua Padre Cesar. "No começo deste ano a Prefeitura assumiu o local e buscava recursos e investimento para melhorias e alterações necessárias", disse.
Para Silva, a interdição é sinônimo de prejuízos. "Monte Carmelo é destaque na cafeicultura e na produção de telhas. Os empresários necessitam do aeródromo para agilizarem negócios. Tempo é dinheiro e este está sendo perdido com a interdição", comentou.
A Prefeitura da cidade, por meio da assessoria de comunicação, também comentou o assunto. Segundo o Município, a intenção é urbanizar a pista e tentar recursos para as adequações no aeródromo.

Azul e TAM farão testes após reforma da pista do Aeroporto de Joinville

As duas empresas deixaram de pousar ou decolar em dias de chuva. Obras para eliminar acúmulo de água na pista acabaram, diz Infraero.

Do G1 Sc

As empresas aéreas TAM e Azul devem fazer testes de pouso e decolagem no Aeroporto de Joinville, no Norte do estado, informou a Infraero na noite desta quarta-feira (7). A decisão foi o resultado de uma reunião com representantes das empresas aéreas e da estatal, que ocorreu à tarde em São Paulo.
Desde setembro, as duas empresas decidiram não operar no aeroporto em dias de chuva. Somente após os testes, as aéreas vão definir se retomam as operações nessas condições.
Segundo a Infraero, as duas empresas passaram a restringir as operações após a Infraero emitir um aviso sobre o acúmulo de água na pista. Com isso, mais de 70 voos já foram cancelados em Joinville.
A empresa Gol optou por manter as operações sem restrições.
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, no fim do mês passado foram concluídas as obras para criar ranhuras na pista, que facilitam o escoamento da água.
Ainda não foi estabelecido prazo para realização dos testes. Segundo a Infraero, isso vai ficar a cargo de cada empresa. O G1 não conseguiu contato com as assessorias de imprensa de Azul e TAM na noite desta quarta.

Aeroporto de Parnaíba estará apto a receber aeronaves maiores em 2016

Atualmente só uma empresa aérea opera no aeroporto na cidade do litoral. Governo e a Infraero se comprometem a realizar investimentos no local.

Do G1 Pi

A partir de janeiro de 2016, o Aeroporto de Parnaíba estará apto a receber aeronaves de maior porte, uma vez que passará a operar por instrumentos de bordo, conforme linguagem técnica. O cronograma foi estabelecido nesta quarta-feira (7), em audiência do governador Wellington Dias com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.
Em setembro deste ano, a empresa Azul Linhas Aéreas chegou a anunciar que iria deixar de ter voos para a cidade de Parnaíba, mas após negociações resolveu mantê-los até fevereiro de 2016.No entanto, a companhia ressaltou que os voos regulares para Parnaíba só serão retomados caso haja condições favoráveis para isso.De acordo com informações do Governo do Piauí, o estado e a Infraero se comprometem a realizar os investimentos necessários, como aquisição de equipamentos, sinalização, dentre outros.
"Providências serão tomadas com base em vistoria feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, com isso, garantiremos que já no início do ano tenhamos todas as condições para receber voos maiores", assegurou o governador.
"Vamos, administrativamente, tomar todas as providências para que no começo do ano tenhamos, nem que seja temporário, o voo por instrumentos funcionando", declarou o diretor de Aeroportos da Infraero, Marçal Goulart.
As Regras de Voo por Instrumentos ou IFR (do inglês Instrument Flight Rules) são o conjunto de regras das quais o piloto se utiliza para conduzir uma aeronave orientando-se pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a essa aeronave.

PORTAL AMAZONIA.COM


Avião solar não tripulado vai coletar dados atmosféricos na Amazônia

Avião vai levantar informações atmosféricas sobre ventos, temperatura e radiação em lugares nunca estudados

ImagemMANAUS - Cientistas do Laboratório de Sistemas Autônomos da Universidade ETH, de Zurique, na Suíça, vão coletar dados atmosféricos nas florestas do Pará de maneira inédita: usando um avião solar não tripulado. O equipamento – desenvolvido durante o doutorado de um estudante da ETH e batizado de AtlantikSolar– vai sobrevoar um trecho da floresta saindo de Barcarena em direção a Melgaço, onde fica uma parte da Floresta Nacional de Caxiuanã, no dia 22 de outubro. 
O avião vai levantar, por meio de sensores, informações atmosféricas sobre ventos, umidade, temperatura e radiação em trechos da floresta antes nunca estudados. O voo do AtlantikSolar foi autorizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo Cindacta IV de Manaus (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo).
Hoje, o Brasil coleta esse tipo de informação na floresta por meio de redes de estações meteorológicas de superfície e por meio de balões. “A Amazônia tem extensas áreas de floresta densa, fechada, cujo acesso é dificílimo e a logística é muito complicada. Por isso, a instalação de sensores de superfície e, principalmente, a sua manutenção, são um desafio muito grande e dispendioso”, diz Carlos Alberto Freitas, Gerente Regional de Belém do Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), um dos parceiros locais do projeto.
Informações meteorológicas são importantes para entender a dinâmica da floresta. Muitos estudos já realizados na Amazônia mostram, por exemplo, que grande parte da umidade do Oceano Atlântico é transportada pelos ventos para a floresta amazônica, interage com os ciclos biogeoquímicos da floresta e continua sendo transportada até as regiões Sudeste e Sul do país, levando chuva. “Toda informação adicional passível de ser obtida permite que avancemos no conhecimento e nos possibilita compreender melhor como a natureza e a sociedade podem ser influenciadas pela variabilidade natural do clima”, diz Freitas.
Para os suíços, o voo servirá como um teste para averiguar a autonomia e a resistência da aeronave em condições climáticas diferentes das encontradas nas Europa. Todos os dados coletados no voo, no entando, ficarão a cargo do Censipam, que cuidarpa da disponibilização das informações aos parceiros. Os dados podem ajudar na condução de novos estudos sobre a região amazônica.
“Esse tipo de aeronave pode oferecer informações mais precisas e com maior qualidade do que as geradas pelos satélites, de forma mais rápida e mais barata, tornando-se uma boa opção para aprimorar o monitoramento em áreas de médio porte”, diz Philipp Oettershagen, doutorando do ETH Zurique e responsável pela aeronave.
Ele é coautor de alguns dos estudos científicos apresentados em conferências internacionais durante o desenvolvimento do equipamento. Só neste ano, a tecnologia foi apresentada na ICRA (International conference on Robotics and Automation), nos EUA, e no Field Service and Robotics Conference, no Canadá.
O equipamento também possui uma câmera de alta resolução capaz de criar imagens em 3D e em infravermelho, o que pode ajudar a encontrar pessoas e animais em situações de desastre ou de difícil acesso –como refugiados no mar.
Em teste recente, os criadores do AtlantikSolar já tinham conseguido uma autonomia de voo de 81 horas seguidas, de 14 a 17 de julho, na Suíça –um recorde mundial para aeronaves não tripuladas com menos de 50 kg. “Agora, a ideia é sobrevoar uma região completamente desconhecida”, diz Oettershagen. A longo prazo, os cientistas planejam cruzar o Oceano Atlântico –daí vem o nome do equipamento.
Na floresta
O voo na floresta entre Belém e Caxiuanã, no Pará, deve durar cerca de sete horas e será inteiramente acompanhado de barco pelos cientistas e por alguns dos parceiros locais do projeto. As autorizações foram solicitadas pelo Censipam, que é um dos parceiros locais essenciais para execução do projeto, ao lado do Instituto Emilio Goeldi, a Universidade Federal do Pará, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Secretarias do Estado do Pará.
O voo marca o fortalecimento de parcerias científicas e de inovação tecnológica entre Brasil e Suíça, por meio de novas colaborações e parcerias entre pesquisadores. "A Suíça não está vindo, está voltando a fazer ciência na Amazônia, depois de pouco mais de um século", diz Mayra Castro, diretora da Swissnex Brazil em São Paulo, referindo-se ao zoólogo suíço Emílio Goeldi (1859-1917), que chegou no Pará em 1894 para estudar o bioma local e acabou dando nome ao hoje Museu Paraense Emílio Goeldi.

JORNAL DIÁRIO CATARINENSE


Catarinense fatura ouro no arremesso de peso nos Jogos Mundiais Militares

Darlan Romani ficou com o primeiro lugar na Coreia do Sul

Até o dia 11 de outubro acontece na Coreia do Sul a sexta edição dos Jogos Mundiais Militares. Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) o catarinense Darlan Romani faturou o ouro no arremesso de peso.
— É um sonho subir no pódio e ouvir o Hino do Brasil tocar. A gente luta muito e agradece as Forças Armadas, a Força Aérea em especial, por estar dando essa oportunidade. É muito gratificante. A gente trabalha duro, sempre quer ganhar, mas quando chega, acaba ficando sem palavras, é algo muito emocionante, é uma história a mais para contar — disse o catarinense que é recordista brasileiro da modalidade.
Além de Darlan, Santa Catarina tem mais três representantes. Um deles é Maycon, que com 15 anos de experiência na seleção brasileira feminina agora comanda a equipe militar em busca da medalha de ouro. Nesta quarta-feira, o Brasil derrotou a anfitriã Coreia por 1 a 0, gol de Tatiane na prorrogação. Agora, as meninas enfrentaram a França na decisão pelo ouro, o jogo acontece dia 11.
O Estado ainda tem mais duas representantes, ambas da Marinha. Na vela Maria Cristina Knudsen Boabaid e no tio Rosane Sibele Budag Ewald.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Airbus estuda projeto para colocar mais passageiros uns sobre os outros em aeronave

A proposta não parece favorecer muito os passageiros, já que a empresa cria uma espécie de mezanino, para colocar uns em cima dos outros na fileira central

ImagemA Airbus, gigante mundial do setor de fabricação de aeronaves, anunciou que está estudando uma nova ideia para colocar mais passageiros dentro de um avião. A proposta não parece favorecer muito os passageiros, já que em um pedido de patente feito ao Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, a empresa cria uma espécie de mezanino, para colocar uns em cima dos outros na fileira central. A informação foi publicada na edição online do portal Uol, hoje.
Em um comunicado, a empresa afirmou que “nos meios modernos de transporte, em particular nos aviões, é muito importante, sob o ponto de vista econômico, fazer o melhor uso do espaço disponível na cabine de passageiros”. O documento diz, ainda, que a Airbus, na solicitação, afirma que o projeto “ainda oferece um alto nível de conforto para os passageiros”.
De acordo com imagens divulgadas pelo Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, o projeto contempla escadas para subir para o mezanino e indicam que os assentos das fileiras inferior e superior poderão reclinar totalmente, até se transformarem em camas, em uma configuração semelhante a um beliche. A Airbus indica que o arranjo é particularmente indicado para a classe executiva.
A solicitação de patente não significa, necessariamente, que a Airbus vai viabilizar a proposta para o mercado de aviação algum dia. No entanto, os muitos projetos apresentados por diversas empresas tendo os assentos como alvo indicam que o espaço que hoje já é reduzido pode ser usado de maneira ainda mais inusitada no futuro.

PORTAL R7


FAB faz buscas por monomotor que desapareceu em Minas Gerais

Aeronave teria decolado de Caratinga com destino a Pará de Minas

Thaís Mota, Do R7

Equipes da FAB (Força Aérea Brasileira) realizam buscas por um monomotor, prefixo PT-NKU, que desapareceu na tarde de terça-feira (6) em Minas Gerais. Duas pessoas estariam à bordo do avião, mas elas ainda não tiveram as identidades reveladas. O piloto seria Fausto Mesquista, que estaria acompanhando de João Paulo Gomes.
Conforme a FAB, a aeronave teria decolado por volta de 11h30 de Caratinga, na região do Vale do Rio Doce, com destino ao município de Pará de Minas, na região central do Estado. No entanto, durante o trajeto, o avião teria desaparecido. 
Ainda conforme o órgão, a aeronave decolou sem plano de voo, documento que contém informações relacionadas com um voo planejado de uma aeronave e que são fornecidas aos órgãos que prestam serviços de tráfego aéreo.
Além disso, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que o monomotor PT-NKU estava com a Inspeção Anual de Manutenção vencida e, por isso, também teve seu Certificado de Aeronavegabilidade suspenso pelo órgão. Sem os dois documentos, o monomotor não poderia voar.
A FAB foi informada sobre o desaparecimento da aeronave por volta de 18h50 de terça-feira e iniciou as buscas na manhã desta quarta-feira. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também foi acionado, mas só atua em caso de acidente.

AGÊNCIA BRASIL


Jogos Mundiais Militares: Brasil conquista sete medalhas na natação


Paula Laboissière / Edição:graça Adjuto

A equipe brasileira de natação conquistou hoje (7) sete medalhas durante a sexta edição dos Jogos Mundiais Militares. Ao todo, foram três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.
A sargento Pâmela de Souza, do Exército, conquistou a medalha de ouro na modalidade de 200 metros peito. Já Etiene Medeiros, militar da Marinha, levou dois ouros para o Brasil nas modalidades 50 metros livres e 100 metros costa.
Também nos 50 metros livres, Graciele Hermann ganhou a medalha de prata. Sargento do Exército, ela permanece recordista nessa modalidade no esporte militar por ter atingido o tempo de 25s08 em 2014, na Suíça.
Na versão masculina da prova, o sargento do Exército Henrique Martins ganhou a medalha de prata, com uma marca de 22s65, ficando atrás do chinês Zetao Ning, que atingiu o tempo de 22s35. O bronze ficou com o ucraniano Bogdan Plavin, com 22s83.
Nos 100 metros costas, a nadadora Etiene repetiu o feito dos 50 metros livres e conquistou a medalha de ouro, com 1m2s20 de prova. Outra brasileira, Natalia de Luccas, sargento do Exército, levou a prata, com o tempo de 1m02s30.
Na versão masculina da prova, o sargento do Exército Guilherme Guido levou o bronze, com 55s88.
Amanhã (8), serão realizadas as provas de 50 metros borboleta masculino, 1.500 metros livre masculino, revezamento 4 x 100 metros feminino Medley e revezamento 4x100 metros masculino Medley. As provas de natação dos Jogos Mundiais Militares seguem até sábado (10).

Anac sugere mudanças na certificação de pilotos de helicópteros

Condutores não precisarão passar por treinamento em órgãos certificados para renovar habilitação ou ter permissão para pilotar outro modelo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer modificar as regras de certificação dos pilotos de helicópteros. Basicamente, os pilotos não precisarão mais passar por treinamento em órgãos certificados para conseguir renovar a habilitação ou para ter permissão para pilotar diferentes modelos. Eles poderão fazê-lo mediante treinamento com terceiros que "saibam pilotar". Segundo especialista em Segurança de Voo, essas medidas podem colocar a tripulação e a sociedade em risco.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o piloto de linha aérea e especialista em Segurança de Voo Kerlington Pimentel de Freitas falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília o que a mudança deverá trazer para a sociedade e aos pilotos.

Na opinião do especialista, sempre que uma norma muda drasticamente traz preocupação. A proposta vai ter uma consulta pública, via internet, que finda o prazo no dia 21 de outubro. Diferente da carteira de motorista, o piloto precisa fazer anualmente a prova da Anac. Com a nova norma, segundo Kerlington Pimentel, não vai ser mais necessário. Além disso, quando precisar mudar de categoria, o piloto faz um treinamento com terceiros que "saibam pilotar."

Atualmente, segundo o especialista em Segurança de Voo, os pilotos têm que treinar em centro de treinamento ou fazer um treinamento com um instrutor habilitado. A Anac vem com um inspetor e faz a prova prática com o piloto. Com a nova norma, ele faz o treinamento com o inspetor e continua voando.

“Neste caso, o que a gente realça é a garantia da qualidade desse treinamento. Como o regulador vai garantir que esse treinamento foi feito? Ou que esse treinamento foi adequado? E, ainda, se o treinamento está em conformidade com o que o fabricante diz que tem que ser?”.

Problema no sistema de radar da Aeronáutica afeta voos em aeroportos do Rio


Cristina Indio Do Brasil E Vladimir Platonow

Um problema técnico no sistema de radar na região do Rio de Janeiro, sob responsabilidade da Aeronáutica, afetou nesta quarta-feira (7) o controle de tráfego aéreo, que precisou ser feito de maneira convencional. A medida, sem a utilização do radar, provocou o aumento no intervalo entre pousos e decolagens no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão e no Aeroporto Santos Dumont.
O sistema de operação convencional foi acionado entre as 18h e as 19h45, conforme a concessionária responsável pelo Galeão informou em nota, dizendo que reforçou as equipes de atendimento e segurança nos terminais, para informar passageiros e acompanhantes. A empresa também informou que ficou em contato permanente com a torre de controle da Aeronáutica, aguardando a normalização da operação.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o Aeroporto Santos Dumont ficou sob restrição das 17h50 às 18h45, o que aumentou o espaço entre as aeronaves para pousos e decolagens. A empresa não soube precisar quantos voos foram cancelados ou sofreram atraso por causa do problema. A página da Infraero na internet informou que, ao longo do dia, até as 21h, houve 18 atrasos e 14 voos cancelados no aeroporto.
A Aeronáutica garantiu que o procedimento não comprometeu a segurança. O problema foi resolvido às 19h38 pelos técnicos do Departamento do Controle do Espaço Aéreo.

AGÊNCIA SENADO


Porte de arma de uso restrito pode ser considerado crime hediondo


Da Redação

A posse e o porte ilegal de arma de fogo de uso restrito poderão passar a figurar no rol de crimes hediondos. É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 230/2014, aprovado nesta quarta-feira (7) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Como foi aprovada em decisão terminativa, a proposta poderá ser enviada diretamente ao exame da Câmara dos Deputados.
O texto aprovado foi o apresentado pelo relator, senador Edison Lobão (PMDB-MA), que limita o tratamento mais rigoroso a quem faz uso de arma de fogo de uso restrito ao cometer crimes.
Do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), o texto original do projeto também considera como hediondo o comércio ilegal e o tráfico internacional de arma de fogo, mas essa classificação foi retirada do texto acolhido.
O autor do projeto argumenta que a “a avassaladora onda de criminalidade que vitima a sociedade brasileira” motivou-o a apresentar a proposta. Com base no Mapa da Violência 2013 — Mortes Matadas por Armas de Fogo, divulgado em março passado, Crivella disse que foram assassinadas a tiros 38.892 pessoas em 2010, cerca de 106 por dia.
O número é superior aos 36.624 assassinatos por armas de fogo anotados em 2009 e mantém o Brasil com uma taxa de 20,4 homicídios por 100 mil habitantes — a oitava pior marca entre 100 nações com estatísticas consideradas confiáveis.
Crivella ainda argumentou que 70% dos homicídios no país são cometidos com armas de fogo. Ele acrescentou que eram ilegais quase metade das 16 milhões armas que circulavam no Brasil na época do estudo. Para o senador, a proposta poderia amenizar a situação da criminalidade, que vem “atingindo patamares nunca antes experimentados no país”.
Exclusão
Apesar de classificar a solução proposta como “sedutora”, o relator da matéria, Edison Lobão, ponderou que a adoção de penas mais severas como efeito inibidor é “muito discutível”. Lobão propôs, então, que apenas os crimes que envolvam a utilização de armas de fogo de uso restrito, ou seja, aquelas de uso reservado pelos agentes de segurança pública e Forças Armadas, sejam incluídos no rol dos crimes hediondos.
O crime considerado hediondo recebe tratamento mais rigoroso na lei. Assim como a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e o terrorismo, os crimes hediondos são insuscetíveis de anistia, graça e indulto. A pena por crime hediondo é sempre cumprida inicialmente em regime fechado. Há também mais rigor na progressão da pena, quando o condenado pode passar, por exemplo, a trabalhar fora da cadeia ou a cumprir prisão domiciliar.

Senado confirma repasse de R$ 5,18 bilhões para o Fies


Da Redação

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (7) a liberação de crédito extraordinário no valor de R$ 9,8 bilhões para o Ministério da Educação. Pouco mais da metade do recurso (R$ 5,18 bilhões) atenderá despesas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A outra parte (R$ 4,6 bilhões) vai para o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), de estímulo à produção, aquisição e exportação de bens de capital e a inovação tecnológica. As medidas constam do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 14/2015, decorrente da Medida Provisória 686/2015. A matéria segue agora para sanção presidencial.
Da verba destinada ao Fies, a maior parcela, R$ 4,2 bilhões, vai custear contratos já existentes e assegurar a abertura de 61,5 mil novas vagas do programa no segundo semestre. Outros R$ 578,27 milhões serão usados para administração do fundo e R$ 400 milhões vão para o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), que dispensa a exigência de fiador a estudantes de menor renda. No início do ano, foram firmados 252 mil novos financiamentos, com custo de R$ 2,5 bilhões.
Há ainda a liberação de R$ 35,82 milhões para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) para realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) por 500 mil estudantes de ensino superior.
O relator da matéria na comissão mista que analisou a MP, senador Benedito de Lira (PP-AL), explicou que o remanejamento orçamentário possibilitará a aplicação integral do Enade a mais de 500 mil estudantes, o cumprimento das obrigações do Fies e do Fgeduc decorrentes de renovação semestral e a contratação de novos financiamentos, além de evitar a paralisação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).
Em seu projeto de lei de conversão, Benedito não mexeu no texto original da MP, apenas incluiu um incisivo explicando a origem dos recursos do crédito extraordinário, decorrentes da anulação parcial de dotações orçamentárias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Caças
A MP autoriza ainda a contratação de empréstimo externo para compra de 36 caças suecos Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), dentro do Projeto FX-2. Pelo contrato fechado com o governo brasileiro, os suecos vão cobrar juros anuais de 2,19% no financiamento oferecido pela agência de promoção de exportações daquele país. Em 2014, o valor acertado foi de 5,4 bilhões de dólares.
A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. O contrato prevê a fabricação de 15 dos 36 caças no Brasil, incluindo oito aviões de dois lugares, modelo criado especialmente para a FAB.

União desconhece imóveis em seu poder, diz advogado em audiência pública


Da Redação

A União não conhece a totalidade dos imóveis à sua disposição, e isso se agrava por causa da falta de demarcação dos terrenos de marinha e terrenos marginais. O patrimônio cadastrado tem informações insuficientes, e a quantidade de servidores da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que não tem quadro próprio de funcionários, não é adequada para o exercício dessas atribuições.
A avaliação é do advogado da Empresa Municipal de Urbanização do Rio de Janeiro, José Roberto Andrade Coutinho, que nesta quarta-feira (7) participou de audiência pública na comissão mista que examina a MP 691/2015. Entre outros temas, a medida define as condições para a alienação de imóveis localizados em terrenos de marinha, bem como autoriza o uso de imóveis de propriedade da União para a constituição e integralização de cotas em fundos de investimento. A medida não contempla os imóveis administrados pelo Ministério da Defesa e pelos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e os situados em faixa de fronteira ou na faixa de segurança dos terrenos de marinha – 30 metros a partir da praia.
- Os recursos orçamentários alocados à SPU são inadequados. Os sistemas de gestão e controle dos bens não estão regulamentados. Há falta de interação entre a gestão e os ocupantes de imóveis. A legislação que trata do tema é esparsa, sem consolidação e com dificuldade de interpretação – afirmou.
Na visão de Coutinho, a melhor solução para a má administração dos terrenos de marinha é o incentivo à aquisição de domínio pleno, com mudança gradual nas regras de aforamento. Ele ressaltou que não se justifica ampliar a hipótese de alienação de bens imóveis sem licitação e com incentivos antes que a SPU consiga liquidar com o estoque dos terrenos de marinha.
- A SUP precisa primeiro cumprir as atribuições dela. Para isso precisa receber do governo apoio em termos de recursos financeiros, materiais e orçamentários. É fundamental isso – afirmou.
Coutinho disse ser contrário a dispositivo da MP que autoriza a União a contratar a Caixa Econômica Federal para executar ações necessárias ao processo de alienação dos bens imóveis, tais como cadastramento, regularização, avaliação e demais medidas necessárias ao processo de alienação, bem como representá-la na celebração de contratos e em outros ajustes.
- Não pode ficar só com a Caixa. Tem que fazer um edital bem fechado para que sejam empresas bem qualificadas. Tem que ter cuidado com as empresas que vão prestar esse serviço. A Caixa pode ser coadjuvante. O importante do laudo é que cumpra normas técnicas, e elas existem – afirmou.
Coutinho também criticou dispositivo da MP que delimita o universo dos imóveis que poderão ser alienados, os quais deverão estar localizados em áreas urbanas consolidadas em municípios com mais de 100 mil habitantes e fora da faixa de segurança - 30 metros a partir da praia.
- Somos contra a restrição. Os imóveis previstos na MP são os que têm o maior índice de demarcação, mas tem que providenciar a demarcação de todos os outros – afirmou.
Coutinho disse ainda que a MP 691/2015 descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede a aplicação de recursos oriundos da venda de imóveis em custeio da administração.
- Esses recursos de custeio patrimonial da União têm que vir de receita oriunda das taxas de laudêmio, de foro ou do Tesouro, mas não pode ser da venda de imóvel – afirmou.
Relator da matéria, o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) explicou que dispositivos anteriormente vetados pela presidente Dilma Rousseff foram incorporados à MP 691/2015. Disse também que já foram iniciadas negociação para que o governo assuma publicamente, durante sessão do Congresso, a ser realizada na próxima semana, os temas com que expressa concordância para inclusão na medida.
Um dos vetos a serem examinados pelo Congresso mantém inalterados dispositivos legais da Lei 13.139/2015, que trata da taxação de terrenos de marinha. O Congresso havia decidido reduzir os custos dos contribuintes com taxas e multas relativas a direitos patrimoniais do governo federal. A Presidência da República, porém, optou pelo veto parcial invocando a necessidade de impedir "significativa perda de receitas", "sem a indicação das devidas medidas compensatórias".

JORNAL ESTADO DE MINAS


FAB faz buscas por aeronave desaparecida em Minas Gerais

O monomotor, prefixo PT-NKU, sumiu dos radares depois de decolar de Caratinga por volta das 11h30 de terça-feira. Ainda não há informações se o avião caiu e nem sobre os ocupantes

João Henrique Do Vale , Cristiane Silva

A Força Aérea Brasileira (FAB) faz buscas por uma aeronave desaparecida entre as cidades de Caratinga, na Região do Rio Doce, e Pará de Minas, na Centro Oeste de Minas Gerais. O monomotor, prefixo PT-NKU, sumiu dos radares depois de decolar de Caratinga por volta das 11h30 de terça-feira. Ainda não há informações se o avião caiu e nem sobre os ocupantes. Buscas são realizadas na rota que seria realizada desde o início desta quarta-feira. Os documentos da aeronave estavam vencidos.
Equipes da FAB utilizam uma aeronave C 105 Amazonas para realizar a rota que seria feita pela aeronave. Até as 10h, ainda não havia pistas sobre a localização. Informações preliminares indicam que dois ocupantes estavam no monomotor. Segundo o piloto Dennis Campos, as duas pessoas são João Paulo Gomes Araújo e Fausto Mesquita.
O administrador aeroportuário do Aeroporto de Pará de Minas, Gustavo Melo Faria, conta que o monomotor saiu do ponto de origem por volta das 11h30 com pouso previsto na cidade para as 13h. Eles aguardaram cerca de quatro horas para o caso de ter acontecido algum imprevisto, como atraso ou parada para reabastecer. Às 17h, eles entraram em contato com o Comando Aéreo Regional (Comar), em Belo Horizonte, para solicitar uma equipe de resgate para fazer o caminho inverso de Pará de Minas até o local da decolagem.
“É um Corisco cauda baixa. A gente sabe que ele viria para ser vendido em Pará de Minas. Inclusive, o novo proprietário estava aguardando a chegada da aeronave,” explica Faria. Ainda segundo ele, há um fator que pode dificultar as buscas. “A informação que eu tenho é de que a aeronave não fez um plano de voo, e então pode estar em qualquer lugar. O plano de voo tem rotas para casos de imprevistos. Não sabemos se foi um problema de navegação, se ele foi em direção a Brasília sem ver”, diz.
A aeronave está registrada no nome de João Paulo. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o monomotor está registrado para serviços privados e estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) suspenso e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencida desde 19 de agosto deste ano.

Parentes e amigos de pilotos intensificam buscas de carro e de avião para localizar aeronave desaparecida

Amigo conta que já passou um susto pilotando a mesma aeronave em 2011. Ele conta que anoiteceu e o painel apagou em pleno voo

Pedro Ferreira E Paula Carolina

Parentes e amigos do piloto João Paulo Gomes Araújo, de 26 anos, se mobilizam para tentar localizar o avião em que ele viajava e que está desaparecido desde as 11h30 de terça-feira, quando decolou do aeroporto de Caratinga, no Vale do Rio Doce, com destino a Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, onde deveria ter chegado às 13h. O monomotor prefixo PT-NKU era pilotado pelo proprietário, Fausto Mesquita, amigo de João Paulo. “Tem muita gente rodando o trecho de carro e de avião, mas, por enquanto, nada de notícia dele. São vários amigos deles que são pilotos e estão sobrevoando a região”, disse o tio de João Paulo, o empresário Geraldo Sabino de Araújo, de 60, diretor de uma distribuidora de bebidas da família.
O Estado de Minas teve acesso a um áudio em que um piloto que participa das buscas fala dos seus esforços para encontrar os desaparecidos. “O avião do salva-aéreo refez a provável rota deles umas seis vezes e não achou. Sobrevoou a serra ali em Ouro Preto e não viu nada. Agora, está indo para o plano B, que talvez ele possa ter contornado o terminal por cima, pelo setor Norte. Ele vai passar ali por dentro, por Conceição do Mato Dentro e Serra do Cipó para ver se acha a aeronave por lá. Até agora, nem rastro”, diz a mensagem.
A Força Aérea Brasileira (FAB) também faz buscas sobrevoando a região. Segundo o tio, João Paulo é solteiro e mora com a mãe. “Ele perdeu o pai dele em 21 de agosto, vítima de câncer”, contou o tio. Segundo ele, não chovia quando o avião decolou e a família está esperançosa de encontrar o piloto e o proprietário bem.
O piloto Dennis Campos, que mora em Belo Horizonte, é amigo dos desaparecidos e conta que os dois moram em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. “Fiquei sabendo do desaparecimento do avião ontem por volta das 16h, quando grupos formados por pilotos no whattsapp e no facebook comentaram sobre a possível queda de um avião", disse Dennis, que pilotou o avião desaparecido em 2011 e conta que já passou um susto com ele. “Eu estava voando e escureceu. Liguei o painel e ele apagou comigo em pleno voo. Essa aeronave é feita para voar de dia e com tempo bom", disse Dennis. Segundo ele, a região de Caratinga tem muitas montanhas, o que pode dificultar as buscas. "Eu não aconselharia voar com aquele monomotor com tempo ruim, sendo que alguns instrumentos não estavam funcionando bem", disse o amigo.
Dennis confirmou que o avião desaparecido está com o documento IAM vencido em agosto. “É por isso que não poderiam fazer o plano de voo. Estavam indo para o aeroporto de Pará de Minas para renovar a documentação. E para isso, teriam que levar a aeronave de qualquer maneira, porque lá os mecânicos olham e deixam tudo pronto para o voo. Além disso, parece que já havia lá um possível comprador para a aeronave”, contou o amigo.
O administrador aeroportuário do Aeroporto de Pará de Minas, Gustavo Melo Faria, conta que o monomotor saiu do ponto de origem por volta das 11h30 com pouso previsto na cidade para as 13h. Eles aguardaram cerca de quatro horas para o caso de ter acontecido algum imprevisto, como atraso ou parada para reabastecer. Às 17h, eles entraram em contato com o Comando Aéreo Regional (Comar), em Belo Horizonte, para solicitar uma equipe de resgate para fazer o caminho inverso de Pará de Minas até o local da decolagem.
Dennis conta que as famílias dos pilotos foram avisadas logo depois que um mecânico telefonou para um amigo de Governador Valadares, às 16h, falando que o avião não havia chegado em Pará de Minas. Os celulares de João Paulo e Fausto estavam sem sinal, o que aumentou ainda mais o desespero dos parentes e amigos. Por volta da 1h30 desta quarta-feira, uma equipe da Força Aérea da capital chegou à região e as buscas começaram às 5h30.
Fausto é divorciado, tem 35 anos e um filho, segundo Dennis. “O aniversário dele é agora dia 16”, contou o amigo. João Paulo é o caçula do empresário José Carlos Araújo, que também era piloto e morreu em agosto.

OUTRAS MÍDIAS


CAMPO GRANDE NEWS (MS)


Avião com três tripulantes caiu a 1 km da cabeceira da pista, diz FAB

Viviane Oliveira
A aeronave Neiva EMB-721C (Sertanejo) com três tripulantes caiu logo após a decolagem, a aproximadamente 1 km da cabeceira da pista, de acordo com a assessoria de comunicação social da FAB (Força Aérea Brasileira). O acidente ocorreu por volta das 9h de ontem (6), na Fazenda Guanabara, região do Pantanal, a 120 quilômetros de Coxim.
Uma das vítimas do acidente, o padre Ernesto Pradebon, 80 anos, chegou a ser socorrido, mas sofreu parada cardiorrespiratória e morreu. O sobrinho dele, Luiz Eduardo Pradebon, 46, foi levado ao hospital de Coxim e liberado no mesmo dia. O piloto José de Arimatéia, 63, foi encaminhado à Santa Casa de Campo Grande, onde recebeu alta no final da tarde de ontem.
O corpo do padre foi liberado por volta da 3h de hoje e levado à cidade de Santa Maria (RS) para ser velado na Paróquia Nossa Senhora da Glória. O líder religioso estava em Mato Grosso do Sul há uma semana e pescava com a família. Conforme informações do padre Chico Figueiró, o sepultamento será em Vale Vêneto (RS) na tarde de hoje, no Cemitério dos Padres e Irmãos Palotinos.
Investigação - As investigações serão realizadas pelo Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aéreos) e Polícia Civil de Coxim. Conforme a FAB, uma equipe do Seripa já foi encaminhada a região para apurar as causas do acidente. As investigações realizadas pela comissão tem como objetivo a prevenção de acidentes aeronáuticos.
A Polícia Civil aguarda um engenheiro da aeronáutica para fazer a perícia no local do acidente, área de difícil acesso. Conforme a delegada Sílvia Elaine Girardi dos Santos, os dois ocupantes da aeronave e testemunhas devem ser ouvidos a partir de amanhã.
Segundo ela, foi instaurado inquérito policial que tem 30 dias para ser concluído, mas pode ser prorrogado. O caso foi registrado como morte a esclarecer e com as investigações, a polícia vai identificar as causas do acidente, se houve crime ou foi acidente.


CAMPO GRANDE NEWS (MS)


Sargento de MS ganha ouro na Coréia e bate recorde mundial de velocidade

Thiago de Souza
Ciclista militar mais rápido do mundo. Esse é o título conquistado pelo sargento da Aeronáutica Magno do Prado Nazaret ao vencer, nessa terça-feira (6), a prova de contra relógio nos 6º Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul. O sul-mato-grossense percorreu os 32 km com um tempo de 0:42:05:20, superando os iranianos Behnam Khalilikhosroshahi (0:42:22:33) e Alireza Haghi (0:42:30:15). Com isso, o ciclista levou a medalha de ouro nos 6º Jogos Mundiais Militares, na República da Coreia.
“Estou muito contente. Deu tudo certo. A preparação foi perfeita e juntamente com o trabalho da Força Aérea Brasileira conseguimos um bom resultado. A prova foi individual, mas o que prevaleceu foi o trabalho de um grupo”, afirmou o sargento em entrevista à equipe de comunicação do Ministério da Defesa. 
Ainda de acordo com a comunicação social do Ministério da Defesa, o outro brasileiro na competição, sargento Murilo Ferraz Affonso, ficou com a décima posição, com o tempo de 0:43:57.56. Na parte da tarde foi a vez das mulheres disputarem a competição. No feminino de contra relógio, a sargento Ana Paula Polegatch conseguiu a medalha de prata: 0:35:02,91. A medalha de ouro ficou com a russa Natalia Boyarskaya (0:33:34:72). A ciclista Clemilda Fernandes terminou a prova na quarta posição.
Equipes
A equipe brasileira masculina de ciclismo disputa, nesta quarta-feira (7), a prova de resistência. Serão 131 quilômetros de um percurso ladeado pela bela paisagem montanhosa de Mungyeong. A largada está prevista para as 10h (horário local- 22h de Brasília) em frente ao Mungyeong Museum. O time brasileiro será composto por sete atletas.
“É uma prova relativamente curta, o circuito é plano, mas tem um vento muito forte. A nossa estratégia é fazer uma corrida em função dos nossos velocistas”, explica o sargento da Aeronáutica Murilo Ferraz Afonso.
Acostumado a disputar competições em vários países, esta é a primeira vez do ciclista na Coreia. E as impressões dos anfitriões são as melhores possíveis. “Eles são muito atenciosos e receptivos. A gente vê a qualidade das estradas e desde que estamos aqui não recebemos nenhuma buzinada. O povo daqui respeita muito o esporte”, afirma o ciclista.
No dia seguinte (9) a equipe feminina - composta por quatro atletas - enfrenta os 72 km da prova de resistência.
Acredito que temos boas expectativas de medalhas. Os russos devem ser os nossos grandes adversários na competição”, analisa a tenente Renata Mattoso Gavinho, chefe da equipe de ciclismo.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented