|

TAM assegura liderança de mercado no primeiro trimestre de 2015 com oferta de assentos mais conservadora



TAM assegura liderança de mercado no primeiro trimestre de 2015 com oferta de assentos mais conservadora ...

São Paulo, maio de 2015 – A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) acaba de publicar os dados operacionais referentes a março deste ano, que confirmam a liderança da TAM Linhas Aéreas no setor aéreo doméstico brasileiro. Com isso, a companhia também encerra o primeiro trimestre de 2015 com a maior participação de mercado do segmento no Brasil, consolidando market share doméstico de 37% (em RPK*).


O resultado atesta a estratégia da TAM. Diante da retração da demanda de passageiros, a companhia tem sido extremamente flexível e cautelosa no planejamento da sua malha aérea. 


Considerando todas as empresas aéreas brasileiras, a TAM foi a companhia que registrou o menor avanço da oferta doméstica no primeiro trimestre de 2015 com relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto a quantidade de assentos-quilômetro oferecidos (ASK) cresceu, em média, 4% em toda a indústria nacional, o crescimento na TAM foi de apenas 0,9%, refletindo a sua estratégia conservadora. Se desconsiderada a oferta da TAM, a média em ASK de todo o setor teria crescido 5,8%.


Como efeito imediato desta cautela e flexibilidade na oferta de assentos, a TAM foi a única aérea do país a melhorar a ocupação de seus voos em cada um dos três primeiros meses do ano.


Com melhor aproveitamento dos seus ativos, voos mais ocupados e melhor geração de conectividade nos três primeiros meses de 2015, a taxa de ocupação doméstica da TAM saltou 1,3 ponto percentual no primeiro trimestre de 2015. No consolidado, a ocupação dos voos domésticos da companhia no período atingiu 82,7%, acima da média da indústria aérea brasileira (taxa de 80,8%).


“Vivemos o grande desafio de retração da demanda, sobretudo no segmento corporativo. Mas, como parte do Grupo LATAM, temos tido muita capacidade de calibrar a oferta e de manter o foco nos mercados mais promissores”, afirma Francisco Recabarren, vice-presidente de Negócios Brasil da TAM Linhas Aéreas. “Vamos seguir com essa estratégia conservadora e flexível para oferecer um produto cada vez mais atrativo ao passageiro e, ao mesmo tempo, rentável para a empresa”.


Mercado internacional
No segmento internacional, a TAM registrou taxa de ocupação de 77% em março, acumulando também a liderança de mercado (participação de 77,2%) entre as companhias aéreas brasileiras que operam rotas para o exterior.


* Revenue Passenger Kilometers (Passageiros por Quilômetro Pago).


Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 26 países, com uma frota de 317 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).


Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. 


Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.   


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented