Aeroporto Afonso Pena realiza simulado de emergência

 Aeroporto Afonso Pena realiza simulado de emergência ...
A simulação de um incidente aeronáutico  movimentou o Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais –  Curitiba/Afonso Pena (PR). O cenário do Exercício de Simulação de  Emergência Aereonaútica (Esea) envolveu os socorristas voluntários  capacitados pelo Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência  (CVE) no socorro aos ocupantes de uma aeronave modelo 737-500 com 87  passageiros e seis tripulantes, que derrapou para fora da pista de  pousos e decolagens após um problema no trem de pouso.
      O Esea, que foi realizado no  Aeroporto Afonso Pena na última sexta-feira (17/4), testou a eficiência  do Plano de Emergência (Plem) do aeroporto e os conhecimentos dos  socorristas formados no curso de formação do Corpo de Voluntários de  Emergência (CVE).
      Durante o simulado, realizado a  cada dois anos, o Corpo de Voluntários de Emergência simulou o  atendimento a 40 pacientes em estado de pânico, com ferimentos de  gravidade variada. Os instrutores do Serviço de Atendimento Médico de  Urgência (Samu) acompanharam e orientaram os socorristas durante o  exercício. A imprensa local fez a cobertura do evento.
      A simulação, que durou cerca de  uma hora, contou com a participação de empregados da Infraero,  socorristas voluntários, funcionários do Serviço de Atendimento Médico  de Emergência (Samu), do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em  Emergência (Siate), Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria Municipal  de Saúde de São Jose dos Pinhais, Destacamento de Controle do Espaço  Aéreo (DTCEA-CT), Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (Binfa), 17º  Batalhão de Policia Militar, Superintendência da Policia Rodoviária  Federal – Divisão Aérea, 6º Grupamento de Bombeiros e Comando do  Grupamento Aéreo Policial e Resgate Aéreo (Graer), além de colaboradores  do posto de Primeiros Socorros  do aeroporto  e de empresas aéreas.
      Ao final, o superintendente do  aeroporto, Antonio Pallu, destacou o entrosamento entre os participantes  da atividade. "Foi perceptível que a participação e integração dos  órgãos atuantes no Plano de Emergência ocorrem naturalmente. Todos  executam suas atribuições de forma coordenada e isso é crucial no caso  de uma situação real", disse.

   CVE
      O Curso de Formação do Corpo de  Voluntários de Emergência (CVE), que pode ser inserido no Exercício de  Simulação de Emergência Aeronáutica, é um treinamento de capacitação de  voluntários para o atendimento de primeiros socorros nos terminais da  Infraero. A atividade é realizada anualmente nos 60 aeroportos da Rede.  Em 2015, o CVE no Aeroporto de Curitiba foi realizado entre 13 e 16 de  abril, formando 76 socorristas voluntários na comunidade aeroportuária. O  curso foi ministrado por instrutores do Serviço de Atendimento Médico  de Urgência (Samu).
Leia também:


















