|

TAM Cargo inaugura maior terminal de cargas do Grupo LATAM no Brasil



TAM Cargo inaugura maior terminal de cargas do Grupo LATAM no Brasil ...

São Paulo, março de 2015 – A TAM Cargo inaugurou dia 16 seu mais novo terminal de cargas. Resultado de investimentos de R$ 38 milhões e destinado exclusivamente às cargas domésticas, o novo terminal é o maior do Grupo LATAM no país, com área total de 15 mil m². Situado na região do aeroporto de Guarulhos, de frente para a rodovia Hélio Smidt, dispõe de nova estrutura e novos serviços que representam um significativo avanço em relação aos do antigo terminal, de 9,8 mil m², também localizado nos limites do aeroporto.

Este é o maior e mais moderno terminal de cargas do Grupo LATAM Airlines no Brasil, com capacidade para mais de mil toneladas de movimentação diária, num espaço totalmente verticalizado, com 11 metros de altura, o mais alto de todos os terminais de cargas do Grupo nos diferentes países em que opera cargas.

Entre os muitos diferenciais deste terminal, é possível manejar, de forma simultânea, tanto cargas transportadas por cargueiros quanto por aviões de passageiros. A área dispõe de 14 docas de entrada de mercadorias com balanças individuais e 12 de saída, todas com plataformas elevatórias que se ajustam à altura dos caminhões. No interior, estão instaladas 14 plataformas metálicas para armazenagem, que vão do piso ao teto, com oito ou nove bases, e chegam a comportar até 37,8 mil quilos em suas estruturas, por unidade. 

Movimentação automatizada
Outro diferencial do novo terminal é que todo o processo de movimentação de cargas passa a ser automatizado, com um sistema inteligente de identificação. As mercadorias e plataformas são etiquetadas e rastreadas por meio de códigos de barras. Dessa forma, a localização e a retirada dos produtos são feitas por meio de leitura computadorizada dos códigos, realizada por operadores de 10 empilhadeiras elétricas, também novas aquisições da TAM Cargo para o terminal. Outra novidade é uma ampla câmara fria, com 900 m³ e 76 posições de rack (espaços para carga), destinada ao armazenamento de produtos perecíveis, como pescados e fármacos.

O quadro de funcionários foi ampliado, somando 284 colaboradores, que se revezam em turnos e mantêm o funcionamento do local 24 horas, aumentando em 73% os postos de atendimento aos clientes, que também passaram a ter à disposição um amplo estacionamento, com mais 79 vagas, com capacidade e flexibilidade para receber todos os tipos de veículos. 

O pico de funcionamento em todo o terminal vai das 8h às 13h, para retirada, e após as 17h, para embarque de cargas, atendendo principalmente os mercados do Norte e Nordeste do país. Entre as mercadorias mais transportadas estão os eletrônicos, peças de carros e maquinário em geral, além dos perecíveis.

“O novo terminal integra o plano de investimentos da TAM Cargo em tecnologia, segurança e infraestrutura que chega a R$ 94 milhões até 2016.  Todos os esforços estão voltados a aprimorar nossos serviços e oferecer o melhor produto, de acordo com as necessidades e perfil dos nossos clientes”, ressalta o diretor-geral da TAM Cargo, Luis Quintiliano. 


Infraestrutura de terminais
O investimento em infraestrutura da TAM Cargo contempla, ao todo, 22 terminais distribuídos pelo Brasil. O projeto teve início em 2013 e será finalizado até 2016 e inclui a construção de novas estruturas, além de reformas e ampliação de outros terminais.

Em 2013, a empresa inaugurou o Terminal de Cargas em Manaus e prosseguiu, em 2014, com Goiânia e Natal. Em 2015, além do Terminal de Cargas em Guarulhos, a empresa também entregará os terminais de Uberlândia, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Em seguida, a TAM Cargo planeja inaugurações dos terminais do Galeão, no Rio de Janeiro, de Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Fortaleza, previstas para até o final de 2016.
Parceria com a GRU Airport
A inauguração do novo terminal da TAM Cargo contou com a participação da Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em 2014, o GRU Airport Cargo registrou crescimento de 3% nas importações e exportações, enquanto o mercado em geral apresentou queda de 3%.  Ao longo do ano, a aeroporto movimentou mais de 255 mil toneladas de carga internacional, ante as 248 mil registradas em 2013. O desempenho consolidou a liderança do GRU Airport no setor, com market share de 36%. 

Somando todas as modalidades do transporte aéreo de cargas (importação, exportação, carga doméstica, correios e courier), o GRU Airport Cargo movimentou 508 mil toneladas em 2014, mantendo a liderança do mercado, com 33% de market share. O movimento do aeroporto em 2014 foi de 39,5 milhões de passageiros, um aumento de 10% em relação a 2013, e de 304 mil pousos e decolagens.
  
Ficha técnica do novo terminal de cargas do Grupo LATAM Airlines:
Área total: 15 mil m²
Capacidade total de armazenagem: 630 toneladas
Altura: 11 metros
Número de empregados: 284

Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 145 destinos, em 27 países, com uma frota de 324 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).

Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented