|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 04/02/2015

Embraer KC-390 takes maiden flight ...



The KC-390, Embraer's clean-sheet aerial refueling tanker, flew for the first time on 3 February from an airfield in São José dos Campos, Brazil. The KC-390"s 1h 25min flight consisted of manoeuvres to assess flight characteristics and system tests, including the aircraft’s fly-by-wire controls, Embraer says. "The KC -390 behaved in a docile and predictable manner," test pilot Mazort Louzada says in a statement. "The advanced system of fly- by-wire flight controls and the latest generation avionics facilitate piloting and provide smooth and accurate flight." Embraer chief executive Frederico Fleury Curado says development of the KC-390 is “most likely the greatest technological challenge that the company has faced in its history” ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Embraer faz voo inaugural de avião militar da FAB em Gavião Peixoto, SP

Cargueiro é o maior já fabricado no país; primeiro teste durou 1h25. Acordo prevê fornecimento de 28 aeronaves ao governo até 2026.

A Embraer fez o voo inaugural do novo avião de transporte militar KC-390, nesta terça-feira (3). A aeronave, a maior já fabricada no país, sobrevoou por 1h25 a região de Gavião Peixoto (SP). Um acordo com o governo prevê o fornecimento de 28 jatos militares do modelo à Força Aérea Brasileira (FAB) ao longo de 10 anos - a primeira entrega está programada para o 2º semestre de 2016.
ImagemEsse é o início dos testes com o protótipo para avaliar as qualidades e desempenho da aeronave. O cargueiro tem 35 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas. O modelo começou a ser desenvolvido em 2009.
No voo teste nesta terça, os pilotos sobrevoaram uma região de fazendas fazendo manobras e testes de sistemas, além de testes em solo. Para obter as certificações e poder operar, a aeronave deve passar por cerca de duas mil horas de voo, o que deve levar até um ano e meio.
A partir de 2016, os aviões KC-390 vão substitutir a frota de aviões Hércules, que são usados pela FAB há mais de cinco décadas. O contrato para aquisição dos novos cargueiros foi assinado com a Embraer em maio de 2014.
O compartimento de carga do jato militar tem capacidade para acomodar blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. Uma frota de até 80 soldados ou 64 paraquedistas também pode ser levada à bordo. O KC-390 é equipado também com um reabastecedor, que pode transferir combustível em voo para outras aeronaves.
Produção

Além da encomenda das 28 aeronaves da FAB, existem atualmente intenções de compra de outros países. Um hangar em Gavião Peixoto foi inaugurado para a linha de montagem.
O contrato para produção em série para o governo prevê investimento de R$ 7,2 bilhões. Mais de 1,5 mil trabalhadores estão envolvidos diretamente no projeto, além de mais de 50 empresas.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Embraer faz primeiro teste voo de cargueiro que vai integrar frota da FAB

O avião deve substituir o C-130 Hercules em todas as suas missões, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios

O KC-390 fez o seu primeiro teste de voo hoje (3), em Gavião Peixoto (SP). O avião, produzido pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), é o maior já desenvolvido no Brasil. O voo durou uma hora e 19 minutos e tudo correu bem. O período de testes deve durar até o fim de 2016. A partir daí, começarão ser entregues à Força Aérea Brasileira (FAB). Serão 28 unidades em 12 anos.
O avião deve substituir o C-130 Hercules em todas as suas missões, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. O aparelho é mais veloz que o Hérculos, que atinge 671 quilômetros por hora (km/h). O modelo da Embraer chega a 870 km/h.
“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB). Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, ao site do Ministério da Defesa.
O KC-390 mede 35,20 metros de comprimento, altura de 11,84 metros e envergadura de 30,05 metros. É um avião que permite abastecimento em pleno voo e pode transportar até 23 toneladas. Ele pode transportar 80 soldados equipados, 64 paraquedistas ou 74 macas e uma equipe médica. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.
O valor total do contrato é de R$ 7,2 bilhões e prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção. Seis países já demonstraram interesse de comprar a aeronave: Suécia, Portugal, Argentina, Colômbia, Chile e República Checa.

Forças armadas não apoiaram tortura, diz presidente do STM

Para a ministra Maria Elizabeth Rocha, primeira mulher a presidir o Superior Tribunal Militar, erros cometidos na ditadura não permitem generalizações sobre as Forças Armadas. Ela também afirma que o regime autoritário não foi comandado apenas por militares

O Superior Tribunal Militar (STM), a corte mais tradicional do Judiciário brasileiro, vai receber em Brasília os principais integrantes da Comissão e da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Eles vêm participar de um seminário, entre os dias 9 e 12 de fevereiro, sobre as relações entre as justiças militares do continente e a defesa dos direitos humanos. A iniciativa, inédita, deve-se sobretudo à presidente interina do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha.
Desde que ascendeu ao cargo, em junho do ano passado, para completar o mandato do general Raymundo Cerqueira, ela diz que procura estimular debates e dar mais transparência às atividades da instituição. Segundo a ministra, a sociedade tem uma visão equivocada da corte militar.
Ao comentar os debates provocados pelo relatório final da Comissão Nacional da Verdade, entregue à presidente Dilma Rousseff em dezembro, ela observa que não se pode esquecer que a ditadura não foi exclusivamente militar e nega que Forças Armadas tenham apoiado a tortura. Ainda sobre a comissão, a ministra destaca que não era tarefa do grupo apontar responsabilidades, mas esclarecer fatos históricos. "Em todos os países onde houve ruptura democrática, com regimes ditatoriais, essas comissões têm tido o papel de demonstrar o que aconteceu, para que a história não se repita. O papel das comissões não é apontar culpados ou inocentes", diz.
Para ela, a ditadura não foi apenas militar. "Esquecem a decisiva participação dos civis, do capital multinacional, da elite orgânica do País. Foi uma articulação para não permitir que o Brasil desse uma guinada para a esquerda e se transformasse numa Cuba continental". A ministra ressalta que as Forças Armadas não são uma instituição de tortura. "Elas cometeram erros, como todas as instituições no Brasil, mas isso não permite generalizações. Quem aponta as Forças Armadas como instituição de tortura estará fazendo uma análise histórica incorreta".
Em relação ao debate sobre uma possível revisão da Lei da Anistia, para punir graves violações de direitos humanos, diz que está dividida entre as posições defendidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e o Supremo Tribunal Federal (STF). Sobre as restrições à presença de homossexuais nas Forças Armadas, afirma que considera inconstitucional qualquer tipo de restrição baseada na orientação sexual. "Acho a discriminação por orientação sexual intolerável, injustificável e inconstitucional", diz ela. A ministra clheu uma vitória no caso de uma servidora que queria incluir a companheira no plano de saúde, antes do STF se manifestar sobre a questão da união afetiva. "Dei um voto favorável e fui acompanhada por todo o tribunal, por generais, almirantes e brigadeiros. Entenderam que era um direito devido."
Procuradora federal, com doutorado em direito constitucional, Maria Elizabeth foi a primeira mulher a ocupar um cargo no STM, por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007. Também foi a primeira a chegar à presidência corte. O mandato interino acaba em março.

JORNAL O POVO (CE)


Refinaria do Saber


Eliomar De Lima

Nazareno Oliveira, controlador da Rede Master de Ensino, apregoa luta por uma filial do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará. “Quase a metade dos aprovados anualmente no ITA é do Ceará”, diz ele.

PORTAL EXAME.COM


Embraer realiza primeiro voo do jato militar KC-390


A Embraer realizou nesta terça-feira o primeiro voo do novo jato bimotor de transporte militar KC-390. Conforme informou a companhia ao mercado, o voo foi bem-sucedido.
Os pilotos de teste e engenheiros de ensaios em voo testaram a aeronave por 1 hora e 25 minutos e realizaram a avaliação de qualidades de voo e de desempenho. 
Em seu voo inaugural, a aeronave realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas.
Até agora, o avião vinha passando por simulações e testes em solo.
"O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível", disse o comandante Mozart Louzada, um dos pilotos de teste.
"Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmos a tarefa que nos foi confiada", declarou, em nota, o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado, que salientou o projeto de criação da aeronave como "o maior desafio tecnológico que a empresa já enfrentou em sua história".
A aeronave, um cargueiro militar que terá capacidade de carga de 23 toneladas e poderá ser utilizada para reabastecimento aéreo, em operações de busca, resgate e evacuação, e em operações humanitárias, entre outros, foi desenvolvida em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), e tem investimentos estimados em R$ 4,6 bilhões.
O primeiro voo sofreu algum atraso em relação ao cronograma originalmente previsto.
Inicialmente, a Embraer planejava realizá-lo no segundo semestre de 2014, e o adiamento, segundo fontes da companhia, ocorreu para "priorizar a segurança de voo".
A empresa reiterou, porém, que o programa segue avançando conforme o planejado.
Previsões iniciais apontavam que o período de certificação deve levar entre um e meio a dois anos.
Com isso, a efetiva entrada em operação estava estimada para o final 2016.
Segundo o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, "o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo".
Até o momento, porém, apenas um contrato foi anunciado, num valor total de R$ 7,2 bilhões, incluindo a compra de 28 aeronaves e um pacote de suporte, assinado com a FAB em maio passado.
Desde então, a Embraer passou a buscar reverter outras 32 cartas de intenções já assinadas com outros países (Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca) em pedidos firmes.
Em meados do ano passado, a Embraer divulgou estimativa que apontava para uma demanda de 7.728 cargueiros médios, como o KC-390, no período de 20 anos.
A expectativa da companhia é conquistar uma fatia de entre 15% e 20% do mercado nesse período.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Avião militar KC-390, da Embraer, faz primeiro voo teste em Gavião Peixoto

Maior desafio tecnológico da Embraer, o cargueiro militar KC-390 realizou o primeiro voo na manhã desta terça-feira, dando início a sua campanha de testes em voo para poder obter a certificação. Até o final de 2016, o avião deverá realizar cerca de 2 mil horas de voo.

O voo inaugural foi realizado em Gavião Peixoto e durou 1 hora e 25 minutos. "O avião pousou super bem e se comportou exatamente conforme os testes em simulador", afirmou à Folha o presidente da Embraer, Frederico Curado.  
O KC-390 é um projeto conjunto da Embraer com a Força Aérea Brasileira, que encomendou 28 aeronaves. A empresa mantém conversas com forças aéreas de outros países e já recebeu manifestações de intenção de compra para mais 32 aviões. 
O KC-390 é o maior avião já desenhado pela fabricante brasileira e foi projetado para realizar missões militares de transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. O desenvolvimento do projeto está dentro do prazo e a expectativa é de realizar a primeira entrega para a FAB (Força Aérea Brasileira) no final de 2016. A FAB deve receber toda a encomenda até 2023.
EXPORTAÇÃO
Com a realização do voo inaugural, a Embraer espera avançar nas conversas com futuros clientes. "O voo teste sempre ajuda a catalisar as negociações", disse Curado, ressaltando que a empresa não está, neste momento, em processo de negociação contratual com nenhum país. "Esperamos ter os primeiros resultados no ano que vem."
Segundo Curado, o interesse de outros países pelo avião foi demonstrado durante a cerimônia de apresentação do avião, em outubro do ano passado. "Recebemos representantes, entre adidos e oficiais, de mais de 30 países. Ninguém estava ali para fazer turismo. É um avião que tem bastante chance de ser um sucesso para as exportações brasileiras."
Durante o voo inaugural, foram realizadas manobras para avaliação das características de voo, além de diversos testes de sistemas. "O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível", disse o comandante do voo Mozart Louzada. "O avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire e os aviônicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso."
Além de Louzada, participaram do voo inaugural o piloto Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker.

Ataque de tubarão a embarcação no RN interrompe jornada de iraniano


Um iraniano naturalizado holandês que está dando a volta ao mundo a bordo de um "bootfiets" (espécie de barco-bicicleta criado por ele mesmo), teve a jornada interrompida no Brasil após sua embarcação ser atacada por tubarões no litoral do Rio Grande do Norte.
Ebrahim Hemmatnia começou sua viagem em 23 de novembro em Dakar, no Senegal. Ele pretendia chegar a Fortaleza navegando, seguir pedalando até o Rio de Janeiro e, então, ir até Lima, no Peru, também por terra.
Na noite de 28 de janeiro, no entanto, ele emitiu um pedido de socorro por meio de um sinalizador. Estava a aproximadamente mil quilômetros ao norte do Rio Grande do Norte.
Hemmatnia foi localizado na tarde seguinte por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), que participou do resgate com a Marinha.
Após a localização, a Marinha pediu que um barco pesqueiro que estava nas proximidades prestasse os primeiros-socorros. No último sábado (31), o iraniano e o seu "bootfiets" foram resgatados pelo Navio Patrulha Macau.
Só na segunda-feira (2) ele chegou à capital potiguar, em terra firme. "Ele estava um pouco assustado, mas estava bem de saúde e com vontade de consertar logo o barco", disse o capitão Emilião Pinto, comandante do Macau.
De acordo com o capitão, os tubarões cercaram a embarcação de Hemmatnia, bateram no fundo do barco, danificando o leme.
"A intenção dele é consertar o barco e continuar a jornada", disse o capitão.
Em entrevista a uma emissora local, o velejador admitiu ter ficado com muito medo. "O bote, visto por baixo, tem o formato de um peixe. Por isso acredito que os tubarões atacaram", explicou.
SEM FRONTEIRAS
Apesar do susto, Hemmatnia se prepara para seguir viagem. "Ele tem uma mensagem para passar. Não faz isso por turismo", disse Monique Degens, consulesa honorária da Holanda em Natal.
O velejador afirma que sua ideia é viajar ao redor do mundo seguindo a linha do Equador, para chamar a atenção para "um mundo sem fronteiras".
Ele descreve o seu "bootfiets" como um barco anfíbio, movido a pedais, "uma peça única ambientalmente amigável, CO2 neutro e um meio de transporte inovativo".

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Supercargueiro da Embraer decola pela primeira vez

Com 35,2 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, protótipo sobrevoou interior por uma hora e 19 minutos

O supercargueiro KC-390 da Embraer decolou pela primeira vez na manhã desta terça-feira, 3, na pista da fábrica de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O voo inaugural durou uma hora e 19 minutos.

O voo transcorreu normalmente, segundo o comandante Marcos Oliveira Lima, coronel da reserva da FAB que trabalha como piloto de testes. Ele estava acompanhando de mais um piloto e dois engenheiros de voo da Embraer.

Com 35,2 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.

O compartimento de carga do avião tem 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.

O avião também pode transportar até 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas em uma configuração de transporte de tropa. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.
Voo. O voo inaugural é o início da fase de testes dos dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas, informou a Embraer. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves.

As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.
"O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira", disse o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. "Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", acrescentou.
O comandante da Aeronáutica assistiu à primeira decolagem ao lado do presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado; do Vice-Presidente Executivo de Negócio de Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider; e do ex-comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Na FAB, os cargueiros KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia. O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. O C-130 Hércules alcança até 671 km/h.

PORTAL VEJA.COM


Embraer realiza primeiro voo do KC-390, o maior avião fabricado no Brasil

Companhia informou que voo inaugural do cargueiro militar durou pouco mais de uma hora e foi bem-sucedido

ImagemA Embraer realizou nesta terça-feira o primeiro voo do novo jato bimotor de transporte militar KC-390. Os pilotos de teste e engenheiros de ensaios testaram a aeronave por 1 hora e 25 minutos e realizaram a avaliação de qualidades de voo e de desempenho. Em seu voo inaugural, a aeronave realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas. Até agora, o avião vinha passando por simulações e testes em solo. Conforme informou a companhia ao mercado, o voo foi bem-sucedido.

"O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível", disse o comandante Mozart Louzada, um dos pilotos de teste. "Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmos a tarefa que nos foi confiada", disse em nota o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado. Ele classificou o projeto de criação da aeronave como "o maior desafio tecnológico que a empresa já enfrentou em sua história".

O primeiro voo sofreu algum atraso em relação ao cronograma originalmente previsto. Inicialmente a Embraer planejava realizá-lo no segundo semestre de 2014. Mas segundo fontes da companhia, o adiamento ocorreu para "priorizar a segurança de voo". A empresa reiterou, porém, que o programa segue avançando conforme o planejado. Previsões iniciais apontavam que o período de certificação deve levar entre um ano e meio e dois anos. Com isso, a efetiva entrada em operação estava estimada para o final de 2016.

Encomendas

A aeronave, um cargueiro militar que terá capacidade de carga de 23 toneladas e poderá ser utilizada para reabastecimento aéreo, em operações de busca, resgate e evacuação, e em operações humanitárias, entre outros, foi desenvolvida em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), e tem investimentos estimados em 4,6 bilhões de reais.

Segundo o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, "o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo". Mas até o momento apenas um contrato no valor de 7,2 bilhões de reais, incluindo a compra 28 aeronaves e um pacote de suporte, foi anunciado e assinado com a FAB em maio do ano passado.

Desde então, a Embraer passou a buscar reverter outras 32 cartas de intenções já assinadas com outros países (Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca) em pedidos firmes. Em meados do ano passado, a Embraer divulgou estimativa que apontava para uma demanda de 7.728 cargueiros médios, como o KC-390, no período de 20 anos. A expectativa da companhia é conquistar uma fatia de entre 15% e 20% do mercado nesse período.

PORTAL TERRA


Embraer faz primeiro teste de voo de novo cargueiro da FAB

Período de testes deve durar até o fim de 2016 e, se correr bem, 28 unidades serão entregues à FAB em 12 anos

ImagemO KC-390 fez o seu primeiro teste de voo nesta terça-feira (3), em Gavião Peixoto (SP). O avião, produzido pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), é o maior já desenvolvido no Brasil. O voo durou uma hora e 19 minutos e tudo correu bem. O período de testes deve durar até o fim de 2016. A partir daí, começarão a ser entregues à Força Aérea Brasileira (FAB). Serão 28 unidades em 12 anos.
O avião deve substituir o C-130 Hercules em todas as suas missões, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. O aparelho é mais veloz que o Hérculos, que atinge 671 quilômetros por hora (km/h). O modelo da Embraer chega a 870 km/h.
“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB). Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, ao site do Ministério da Defesa.
O KC-390 mede 35,20 metros de comprimento, altura de 11,84 metros e envergadura de 30,05 metros. É um avião que permite abastecimento em pleno voo e pode transportar até 23 toneladas. Ele pode transportar 80 soldados equipados, 64 paraquedistas ou 74 macas e uma equipe médica. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.
O valor total do contrato é de R$ 7,2 bilhões e prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção. Seis países já demonstraram interesse de comprar a aeronave: Suécia, Portugal, Argentina, Colômbia, Chile e República Checa.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Cargueiro KC-390 faz primeiro voo e busca certificação


Virgínia Silveira

Depois de concluir com sucesso o primeiro teste em voo, realizado na manhã de ontem em Gavião Peixoto (SP), o KC-390, jato de transporte militar e reabastecimento em voo, produzido pela Embraer, dará início aos ensaios dos dois protótipos, visando a certificação final, prevista para 2016.

Segundo o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, a previsão é que sejam realizadas cerca de 1800 horas de voo teste com o cargueiro, considerado o maior e mais complexo avião produzido pela empresa. "Foi um voo excelente. A aeronave voou uma hora e meia e cumpriu todos os requisitos do projeto e objetivos da missão", disse.

O executivo da Embraer disse que a empresa projeta vendas da ordem de US$ 20 bilhões para o KC-390 nos próximos 10 a 15 anos, além de gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos nas fases de
desenvolvimento e produção da aeronave. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto.

O KC-390 conta com 32 cartas de intenção de compra da Argentina, Portugal, República Tcheca e Colômbia. A Força Aérea Brasileira (FAB) encomendou 28 unidades e mais suporte logístico, um contrato avaliado em R$ 7,2 bilhões. A Força Aérea Sueca já declarou que tem interesse na aeronave, além dos Emirados Árabes Unidos.

O diretor do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), brigadeiro do ar Alvani Adão da Silva, afirmou que o avião desperta a atenção do mundo inteiro, principalmente, porque não tem um concorrente diretor dentro da sua classe, de 23 toneladas.

Segundo Schneider, os atrasos nos pagamentos para o projeto do KC-390 pela FAB, devido aos contingenciamentos de recursos feitos pelo governo, não prejudicaram o cronograma de desenvolvimento do avião, que está em dia. "O KC-390 está sendo desenvolvido dentro do prazo acordado e do orçamento previsto", afirmou. O executivo disse que existe a expectativa de que os pagamentos sejam regularizados em um curto espaço de tempo.

Como projeto estratégico, incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o diretor do DCTA espera que o KC-390 receba tratamento prioritário da equipe econômica no que diz respeito ao orçamento previsto.

Segundo o Valor apurou, a Embraer precisou recorrer ao caixa da empresa para conseguir cumprir o cronograma de desenvolvimento da aeronave. O valor contingenciado em 2014 chegou a R$ 500 milhões. Mês passado a empresa revisou a sua projeção de fluxo de caixa livre em 2014 para um valor negativo de US$ 400 milhões.

A produção seriada do KC-390 teve início em maio do ano passado. Para produzir os aviões e também os equipamentos de apoio de solo, logística inicial e treinamento de pilotos e mecânicos, a FAB conseguiu aprovar uma verba de R$ 1,9 bilhão.

O primeiro voo foi programado inicialmente para dezembro, mas foi adiado diversas vezes também em janeiro, por questões de segurança e ajustes finais.

O novo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Rossato, disse que o KC-390 terá papel fundamental em diversos projetos, da pesquisa científica à manutenção da soberania. O KC-390 vai substituir os C-130 Hércules da FAB e cumprir missões como transporte de tropas e carga, lançamento de paraquedistas e combate a incêndios.

PORTAL R7


Força Aérea localiza embarcação de holandês que ficou à deriva após ataque de tubarões

Veleiro Ad Infinitum ficou impossibilitado de seguir viagem pelo equador

Do R7

A FAB (Força Aérea Brasileira) localizou e resgatou o holandês Ebrahim Hemmatnia, cujo barco ficou à deriva após ataque de tubarões.

Na última sexta-feira (30), uma aeronave da Aeronáutica localizou o Ad Infinitum, que estava localizado a cerca de 810 km de distância de Fortaleza (CE).

O veleiro só possuía um tripulante, e foi atacado por tubarões, que danificaram o leme e uma das janelas da embarcação.

Após o contato visual com o avião da FAB, o Navio Patrulha Macau, da Marinha do Brasil, fez o resgate do tripulante.

A expedição do holandês teve começou no dia 23 de novembro, com saída de Dakar, no Senegal. Ebrahim tenta dar a volta ao mundo no veículo anfíbio, que possui velas e painéis solares, além de rodas para os trechos em terra. Ao todo, devem ser percorridos 50 mil km.

 Imagem

PORTAL BRASIL


KC-390: novo avião da FAB faz voo inaugural

Voo dura uma hora e 19 minutos e ocorre em área sobre fazendas do interior de São Paulo, conforme oficiais da FAB

ImagemO protótipo do KC-390 realizou seu voo inaugural na manhã desta terça-feira (3), a partir da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
O voo durou uma hora e 19 minutos e ocorreu em uma área sobre fazendas do interior de São Paulo.
Nos comandos, estavam dois pilotos de teste da Embraer, entre eles, o Coronel da reserva da FAB, Marco Oliveira Lima; e dois engenheiros de voo da empresa. “O voo transcorreu normalmente”, afirmou o comandante.
"O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.
Ele assistiu à primeira decolagem ao lado do presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado; do vice-presidente executivo de Negócio de Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider; e do ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.
Com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.
 Imagem
Entregas em 2016
O voo inaugural é o início da fase de testes dos dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves.
Na FAB, os KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios.
Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia.
O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não passa dos 671 km/h.
O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.
O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390.
Também poderão ser levados 80 soldados equipados em uma configuração de transporte de tropa ou 64 paraquedistas ou 74 macas mais uma equipe médica.
O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.
As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.

CNPq oferece bolsas de estudo pelo Ciência sem Fronteiras

Serão concedidas 15 bolsas na Suécia, sendo dez para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche na área da aeronáutica

O Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas para uma Chamada de Projetos (CNPq/CISB/SAAB N º 42/2014), que vai conceder bolsas de estudo na Suécia. 
Para esta Chamada serão oferecidas 15 bolsas de estudo, sendo 10 na modalidade Pós-doutorado no Exterior (PDE) e cinco para Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE). As áreas de interesse são materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação e sistemas de engenharia mecânica, todas voltadas à aeronáutica.
Os interessados em participar da chamada poderão se inscrever na Plataforma Carlos Chagas, a partir da página do CNPq até o dia 15 de maio de 2015. Para interagir com grupos de pesquisa acadêmicas na Suécia e pesquisadores da Saab AB para construção das propostas, os candidatos podem se registrar na plataforma colaborativa do CISB até o dia 8 de maio de 2015.
As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a Saab AB, empresa de tecnologia para os segmentos de defesa e segurança, focada em Inovação, com sede na Suécia.
A Saab AB ampliou sua colaboração tecnológica com o Brasil ao firmar contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG e sistemas e equipamentos relacionados.
O objetivo é atrair pesquisadores brasileiros para desenvolver seus projetos de pesquisa nas universidades suecas renomadas e nos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Saab e assim aumentar a rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de aeronáutica entre os dois países.
Já foram lançadas três chamadas anteriores, onde cerca de 30 pesquisadores de instituições públicas e privadas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil puderam desenvolver seus projetos em universidades de excelência, como Chalmers University of Technology, University College of Skövde, Royal Institute of Techonology (KTH), Swedish Institute of Computer Science (SICS) eLinköping University.
Requisitos:
Os candidatos devem atender aos requisitos previstos na Chamada e ainda nas normas específicas de cada bolsa. As normas de concessão para bolsas individuais no exterior nas modalidades Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), estão disponíveis na página do CNPq na internet.

AGÊNCIA BRASIL


FAB faz voo inaugural de maior avião já fabricado no Brasil


A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta terça-feira (3) o voo inaugural do maior avião já desenvolvido no Brasil. O protótipo do KC-390 foi testado na pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) em voo que durou 1h19 minutos. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.
O KC-390 tem 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga.O modelo testado faz parte de uma frota de 28 aeronaves cujo pedido de aquisição foi assinado em maio de 2014 pela FAB no valor total de R$ 7,2 bilhões. As unidades serão entregues ao longo de doze anos. Segundo o Comando da Aeronáutica, os aviões serão utilizados em projetos que vão da pesquisa científica à manutenção da soberania do país.
Previsão
A fase de testes das aeronaves está prevista para durar até o final de 2016. Na FAB, os KC-390 serão utilizados para transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios, função desempenhada hoje pelos C-130 Hércules. O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não passa dos 671 km/h.
O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.
Também poderão ser levados 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas em uma configuração de transporte de tropa ou 74 macas mais uma equipe médica. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.

OUTRAS MÍDIAS


FLIGHT GLOBAL (Inglaterra)


Embraer KC-390 takes maiden flight

By: Dan Parsons - Washington DC

The KC-390, Embraer's clean-sheet aerial refueling tanker, flew for the first time on 3 February from an airfield in São José dos Campos, Brazil.

The KC-390"s 1h 25min flight consisted of manoeuvres to assess flight characteristics and system tests, including the aircraft’s fly-by-wire controls, Embraer says.

"The KC -390 behaved in a docile and predictable manner," test pilot Mazort Louzada says in a statement. "The advanced system of fly- by-wire flight controls and the latest generation avionics facilitate piloting and provide smooth and accurate flight."

ImagemEmbraer chief executive Frederico Fleury Curado says development of the KC-390 is “most likely the greatest technological challenge that the company has faced in its history”.
The tanker and transport aircraft was designed and built from scratch by Embraer in cooperation with the Brazilian air force, which has gone all in on the aircraft becoming the backbone of its airlifter fleet. Company officials are marketing the KC-390 as a successor, if not an upgrade, to the Lockheed C-130.

But the International Aero Engines V2500-powered KC-390 must prove in flight tests that a jet is capable of matching the versatility of the C-130, among other promises Embraer has made of the aircraft.

Aside from the Brazilian air force, other nations including industrial partners Argentina, the Czech republic and Portugal have committed to order an additional 32 KC-390s.

"The KC-390 will be the backbone of transport aviation for the Brazilian Air Force. From the Amazon to Antarctica, the fleet of 28 aircraft will play a key role in the diversity of projects of the Brazilian state, from scientific research to the maintenance of sovereignty", Brazilian air force commander Lt Brig Gen Nivaldo Luiz Rossato.

The ambitious project included parallel development of fly-by-wire controls that caused headaches for the company and delayed the aircraft’s rollout.

It originally was scheduled to fly before the end of 2014, but the pace of production on the two test aircraft slowed prior to the first aircraft’s official unveiling in late October.

First flight is an important milestone in the company"s flight test campaign, which must be completed in time to begin deliveries of the KC-390 to the Brazilian air force in 2016. The air force intends to buy 28 examples of the aircraft, which it collaborated with Embraer to develop. Another five nations have signed letters of intent to purchase a total 32 additional KC-390s.

Jackson Schneider, president of Embraer Defense, says “the program continues to advance as planned and the KC -390 has aroused the interest of many countries around the world".

Portal Bragança


Aeronave da FAB localiza barco a 810 km da costa

Um avião P-3AM da Força Aérea Brasileira localizou na última sexta-feira (30/1) o veículo anfíbio Ad Infinitum, que estava à deriva a 810 quilômetros de distância de Fortaleza. O único ocupante da embarcação, o holandês Ebrahim Hemmatnia passa bem e foi resgatado pela Marinha do Brasil.

A aeronave localizou a embarcação com o seu radar de bordo e a tripulação fez contato visual às 17h55, horário de Brasília. Por rádio, Ebrahim Hemmatnia informou que pediu socorro após tubarões atacarem seu barco de seis metros de comprimento e causarem danos em uma janela e no leme.

O P-3AM se manteve na área até as 23h20, quando o navio pesqueiro Ouled Si Mohand chegou na área. Em seguida, o Navio Patrulha Macau, da Marinha do Brasil, fez o resgate do tripulante.

O holandês tenta dar a volta ao mundo no veículo equipado com velas, painéis solares e quatro rodas para os trechos terrestres da jornada em torno da linha do Equador. Fabricado em fibra de carbono, também tem pedais para pedalar tanto na água quanto sobre terra.

A expedição começou no dia 23 de novembro, com saída de Dakar, no Senegal. A viagem terá 50 mil quilômetros, sendo 35 mil na água e 15 mil sobre terra. A viagem pode ser acompanhada pelo site http://www.willpowered.nl/en/

El Diario (Argentina)


El carguero militar desarrollado por Brasil realiza con éxito su primer vuelo

El avión de carga militar KC-390, desarrollado en Brasil y con el que la empresa aeronáutica Embraer, el tercer fabricante del mundo, aspira a competir con los Hércules estadounidenses, realizó hoy con éxito su primer vuelo, informaron fuentes oficiales.
En el primer vuelo del mayor avión ya proyectado y fabricado en Brasil, con capacidad para transportar hasta 26 toneladas de carga, dos pilotos de pruebas y dos ingenieros de Embraer (Empresa Brasileña de Aeronáutica), estuvieron en el aparato, informó el Ministerio de Defensa en su cuenta en Twiter.
El avión, de 35,20 metros de largo, 35,05 metros de envergadura y 11,84 metros de altura, despegó de la pista de la fábrica de Embraer en Gaivao Peixoto, municipio del interior del estado de Sao Paulo, al que regresó tras un vuelo de prueba de cerca de 50 minutos.
La prueba en el aire del primer prototipo del KC-390 se realizó tras numerosas pruebas en la pista.
La Fuerza Aérea Brasileña, que desarrolló el avión en asociación con Embraer, ha hecho inversiones por valor de unos 1.700 millones de dólares en el proyecto y ya ha hecho un pedido formal de 28 unidades, la primera de las cuales se espera que se entregue en el segundo semestre de 2016.
La Embraer también ha recibido peticiones de las fuerzas aéreas de Argentina, Chile, Colombia, Portugal y la República Checa, países que también han participado en el proyecto mediante el desarrollo y la fabricación de piezas del avión.
La aeronave, desarrollada para superar al Hércules C-130 en capacidad de carga y de vuelo, puede ser utilizada para el transporte de carga y de tropa, así como para el lanzamiento de material y paracaidistas y para operaciones de rescate y de lucha contra el fuego, según Embraer.
Equipado con visión nocturna y con una velocidad punta de 470 nudos (870 kilómetros por hora), cuenta con equipos que permiten llenar su tanque de combustible o abastecer a otras aeronaves en pleno vuelo, precisa el fabricante.
Con autonomía para volar hasta 6.019 kilómetros, tendrá capacidad para operar en pistas cortas y con pocos medios en lugares como la Amazonía o la Antártida, agrega Embraer.
La empresa fabrica actualmente un segundo prototipo para utilizarlo en pruebas antes de comenzar la fabricación en serie.
Un estudio de viabilidad de Embraer señala que hay 700 aviones de transporte militar en 77 países cuya vida útil está próxima a terminar o que necesitan ser modernizados y la empresa brasileña pretende aprovechar este nicho de mercado.

Brazil-Arab News Agency


Embraer conducts military aircraft maiden flight

Embraer announced this Tuesday (3rd) the first flight of the military aircraft KC-390. The aerial refuelling tanker and transport aircraft was designed and built by the São José dos Campos-based company, city located in São Paulo’s heartland.
According to information provided by the company, the test flight lasted 1 hour and 25 minutes and consisted of manoeuvres to assess flight characteristics, performance and system tests. “The KC-390 behaved in a docile and predictable manner”, said the test pilot Mozart Louzada, in the company’s press release.
According to Embraer, before this flight, an intense program of simulations and ground tests took place. “The advanced system of fly-by-wire flight controls and the latest generation avionics facilitate piloting and provide smooth and accurate flight”, added Louzada, who was joined by Marcos Salgado de Oliveira Lima, also a test pilot, and engineers Raphael Lima and Roberto Becker.
The aircraft is a joint project of Embraer and the Brazilian Air Force (FAB). FAB ordered 28 examples of the model, in a R$ 7.2 billion (US$ 2.66 billion) deal. According to Embraer, other countries have already demonstrated interest in the purchasing of 32 more aircraft.
“The program continues to advance as planned and the KC-390 has aroused the interest of many countries around the world”, pointed out Jackson Schneider, president of Embraer Defense Systems, according to the company’s statement.
In an interview to ANBA in November, the director of the KC-390 program, Paulo Gastão, said that Middle East countries are a market in potential for the aircraft. “In the KC-390 creation, special attention was given to operation in harsh environments, including extremely hot weather, using the most advanced technology available. The interest shown [by the market] confirms that the solutions chosen meet the expectation of the region’s operators”, he remarked at the time.
In early January, the Brazilian Ministry of Defense revealed that the United Arab Emirates were negotiating the purchase of aircraft from Embraer. The interest, however, was aimed at 24 examples of the light attack and training turboprop aircraft, Super Tucano.

Brazil and the UAE signed an agreement in the defense area in last year’s April, during the visit to Brasilia of Dubai’s prime-minister and emir, Mohammed Bin Rashid Al-Maktoum.
In commercial aviation, Embraer already has several clients among the region’s airlines.

Público (Portugal)


Avião KC-390 fez primeiro voo

O avião KC-390, o novo e o maior avião desenvolvido até agora pela brasileira Embraer e com participação da engenharia portuguesa, fez nesta terça-feira o seu primeiro voo, na cidade de Gavião Peixoto, no estado de São Paulo. A operação do jacto de transporte militar e reabastecimento em voo durou cerca de uma hora e 25 minutos e foi concluída com sucesso, segundo anunciou a Embraer em comunicado.
Os pilotos de teste e os engenheiros de ensaios em voo realizaram a avaliação de qualidades de voo e de desempenho do aparelho. Três das aerostruturas do avião do terceiro maior construtor aeronáutico do mundo - sponson (carnagem e portas do trem de aterragem), o leme de profundidade e a fuselagem central – foram desenvolvidas pelo centro português de engenharia e inovação CEIIA.
Neste projecto, o maior da história da indústria portuguesa de aeronáutica, o CEIIA empregou mais de 250 mil horas de engenharia e mais de 120 engenheiros a trabalhar a partir de Portugal.
O CEIIA foi responsável pela engenharia de desenvolvimento, designadamente pelas actividades de design, stress, testes e apoio à certificação das referidas três aeroestruturas.
A actividade do CEIIA tem estado orientada para o desenvolvimento de produtos e sistemas nas indústrias da mobilidade, aeronáutica e offshore, sendo neste momento a da aeronáutica a de maior visibilidade. Tem neste momento unidades de I&D em Portugal e no Brasil.

Portugal Digital


Embraer faz voo inaugural do KC-390, o novo avião militar luso-brasileiro

ImagemA Embraer realizou esta terça-feira o primeiro voo do novo jato de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390, que resultou de uma intensa cooperação com Portugal, onde foram fabricadas vários componentes da aeronave, além de trabalhos de engenharia. 
"Os pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker voaram a aeronave por 1 hora e 25 minutos, realizando avaliação de qualidades de voo e de desempenho", informou a Embraer em comunicado.
"Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmos a tarefa que nos foi confiada. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando provavelmente o maior desafio tecnológico que a empresa já enfrentou em sua história. Estamos verdadeiramente realizados por atingir este importante marco", disse Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer.
"O programa continua avançando conforme planejado e o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo", acrescentou Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "Orgulhamo-nos por mais uma vez mantermos nossos compromissos no desenvolvimento desta aeronave que estabelecerá um novo padrão na categoria dos aviões de transporte militar tático", afirmou.
O KC-390 contou com 250 mil horas de engenharia do CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, cujos trabalhos se repartiram entre a sua sede, na Maia (região Norte de Portugal), e o Brasil. Chegou a haver 120 engenheiros envolvidos a partir de Portugal, segundo informou o CEIIA, que classifica o novo avião da Embraer como "o maior projeto da história da industria portuguesa de aeronáutica".
"O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", disse, por seu lado, o tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, comandante da aeronáutica.
Em seu voo inaugural, o KC-390 realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas, tendo sido beneficiado por uma campanha avançada de simulações e de extensivos testes em solo. "O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível", disse o comandante Louzada. "O avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire e os aviônicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso", completou.
O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que permite estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.
No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países, totalizando mais 32 aeronaves.

Gazeta do Rossio (Portugal)


KC 390 O MAIOR PROJETO DA AERONÁUTICA PORTUGUESA

O KC 390 da Embraer, fez hoje o primeiro voo. Tem 250 mil horas de engenharia do CEIIA, na Maia e no Brasil. Chegaram a ser 120 engenheiros envolvidos a partir de Portugal.
O centro de engenharia CEIIA classifica o KC 390 como “o maior projeto da história da industria portuguesa de aeronáutica”.
De acordo com a informação enviada aos jornalistas, “o CEIIA participa no Programa KC-390, o maior avião até ao momento desenvolvido pela EMBRAER, terceiro maior construtor aeronáutico do mundo, o que representou mais de 250.000 horas de engenharia e mais de 120 engenheiros a trabalhar a partir de Portugal”.
O cargueiro é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 870 quilômetros por hora.
O CEIIA é responsável pela engenharia de desenvolvimento, designadamente pelas atividades de design, stress e testes de apoio à certificação de três aeroestruturas: o sponson, o leme de profundidade, e a fuselagem central.

IDG Now!


Selfies com piloto durante voo podem ter derrubado aeronave nos EUA

Um acidente fatal com um avião monomotor na cidade de Watkins, no Colorado, EUA, que matou o piloto e um passageiro em 31 de maio de 2014, pode ter sido parcialmente causado pela distração com selfies durante o voo.
A queda do Cessna 150 aconteceu durante um voo noturno e foi devida à perda da noção espacial por parte do piloto, segundo relatório da agência americana National Transportation Safety Board (NTSB). O avião teria decolado e subido cerca de 250 metros quando fez uma curva abrupta à esquerda e perdeu rapidamente altitude até cair em uma plantação.
Segundo a NTSB, o exame da aeronave não identificou problemas aparentes que poderiam ter causado a queda. A agência, no entanto, resgatou uma câmera GoPro entre os destroços que registrou a agitação a bordo com o piloto e passageiros fazendo selfies com smartphones durante vários estágios do voo noturno, incluindo decolagem, subida da aeronave e passagem pela área do aeroporto, com uso de flash.
Com base em padrões de comportamento, a NTSB concluiu que "é muito provável que o uso de smartphone durante o voo distraiu o piloto e contribuiu para a desorientação espacial que gerou a perda de controle da aeronave". Segundo o relatório, "a evidência é consistente com a queda brusca em espiral no solo". O relatório também ressalta que o piloto não tinha certificação suficiente para voar à noite com passageiros ou voar sozinho com instrumentos.

Canal Tech


Está com medo de voar? Aplicativo calcula quais as chances de um avião cair

ImagemNão é muito incomum encontrar gente com algum receio de confiar sua vida a uma máquina que ganha os céus em altíssima velocidades e faz viagens longas em pouco tempo — sim, estamos falando em voar de avião. Assim sendo, um desenvolvedor criou o “Am I Going Down?”, um aplicativo que calcula quais as chances de um determinado voo não chegar ao fim por motivos de queda.

Parece até mesmo algo meio tenebroso, mas, no fim das contas, a função do app é mais tranquilizar do que apavorar os usuários. Isso porque, como todos devem saber, as chances de um avião cair são realmente quase nulas, apesar dos recentes incidentes envolvendo aeronaves no continente asiático.

Segundo contou à CNN o criador do app, Nic Johns, ele utiliza dados coletados do Bureau of Aircraft Accidents Archives, do National Transportation Safety Board e da Organização Internacional de Aviação Civil para concluir quais as chances de um voo cair. Ao todo, Johns garante que seu app já analisou mais de 10 milhões de rotas.

Tudo o que usuário da aplicação precisa fazer é inserir as informações relativas ao voo, como companhia aérea, tipo do avião e também os aeroportos de partida e de destino. A partir disso, o app faz a análise desses dados e calcula qual a probabilidade de tal aeronave cair e não cumprir toda a sua rota.
Sem pânico
O cálculo feito pelo aplicativo para chegar a uma probabilidade leva em conta os eventos com uma ou mais vítimas fatais dos últimos 10 anos envolvendo as rotas e companhia aéreas citadas. Entretanto, uma curiosidade: a companhia Air Asia, à qual pertenciam os aviões recentemente desaparecidos no continente asiático, foi removida temporariamente das opções do Am I Going Down, mas deve retornar em breve, garante o desenvolvedor.

O aplicativo atualmente é exclusivo para iOS e está a venda na App Store por US$ 0,99.

Tudo Rondônia


PF apreende 172 quilos de cocaína

Por volta das 12h desta segunda-feira, 02/02/15, uma Operação da Polícia Federal , com apoio do Núcleo de Inteligência da Companhia de Operações da Polícia Militar de Rondônia, resultou na apreensão de 172 quilos de pasta base de cocaína, que foram arremessados de um avião monomotor, proveniente da Bolívia, e caiu no pasto de uma propriedade rural, localizada no Travessão entre as Linhas 62 e 68, a 62 quilômetros do município de São Miguel do Guaporé.
No local, foram presos Dilmarcio José dos Santos, 40 anos, e Julio Cesar Trevizani, 35, moradores da cidade de Cacoal. Segundo nota divulgada pela PM, eles se preparavam para transportar a droga.
Esta ação Policial de combate ao tráfico internacional de drogas contribui para diminuir os índices de violência e criminalidade, que na maioria das vezes estão relacionados com a venda e o consumo de drogas.
A Polícia solicita à população que denuncie qualquer tipo de ação de arremesso de drogas de aviões em propriedades rurais e alerta: e for comprovado o uso do imóvel para a prática do crime de tráfico de drogas, o proprietário da terra será preso e perderá a propriedade.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented